A intimidade com Deus e a salvação são consequências das obras ou as obras são consequência da intimidade com Deus e da salvação?
Muitas pessoas até afirmam ter fé em Deus, frequentam uma igreja, não praticam pecados que são considerados graves aos olhos humanos como: matar, roubar, pornografia, adultério, sexo fora do casamento, tocar no dízimo ou na oferta e etc, e ainda fazem boas obras, evangelizam e pregam o evangelho!
Mas será que as obras, ou seja, o que eu faço pode garantir a salvação e elas significam que eu tenho um relacionamento com o Senhor Jesus?
A resposta é não!
A única forma de uma pessoa ser salva segundo a Palavra de Deus é:
Crer no Senhor Jesus como Único Senhor e Salvador, crendo que Ele pagou um alto preço pelos nossos pecados na cruz, e então porque a pessoa crê no Senhor Jesus, ela passa a priorizar o seu relacionamento com Ele todos os dias, acima de tudo e de todos, nada mais funciona!
A Palavra de Deus deixa essa questão muito clara:
²⁰ Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
Romanos 3:20
²³ Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
²⁴ Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Romanos 3:23,24
Muitas pessoas infelizmente tomarão um choque quando morrerem ou quando o Senhor Jesus vier buscar a Sua igreja, porque pensam que estão salvas e que tem um relacionamento com Deus pelas obras que praticam, porém, nenhum de nós pode se justificar diante de Deus para receber a salvação se escorando ou se apoiando no que faz, porque teríamos que ser completamente perfeitos, desde o nascimento, sem nenhum pensamento de raiva, irritação, não falar absolutamente nada de errado inclusive sobre a vida de outras pessoas, e é óbvio que todos nós seres humanos cometemos erros e por isso, não podemos nos justificar diante de Deus pelos nossos méritos/obras/feitos e unicamente através do sangue do Senhor Jesus, que foi e é Perfeito e Se sacrificou nosso lugar, pagando o preço pelos nossos pecados, oferecendo a quem deposita toda a sua fé e confiança exclusivamente n'Ele, o perdão de todos os pecados, a Vida Eterna, a salvação eterna e um propósito para o presente!
Veja o que o Senhor Jesus disse que vai acontecer em relação a tantas pessoas que fizeram obras na obra de Deus:
²² Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
²³ E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Mateus 7:22,23
Sobre as obras, veja o que está escrito no livro de Tiago:
¹⁴ De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?
¹⁵ Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia
¹⁶ e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?
¹⁷ Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.
¹⁸ Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.
Tiago 2:14-18
As obras obviamente, provam a fé de uma pessoa, Abraão creu e o fato de ele levar o seu único filho que ele tanto esperou, para ser sacrificado, mostra a fé dele, porém, A Palavra de Deus deixa claro que Abraão foi justificado pela fé, ou seja, ele foi justificado porque ele creu na Palavra e na promessa de Deus, que d sua descendência todas as nações da Terra seriam benditas, através do Senhor Jesus, pois a Palavra de Deus nos mostra que a salvação vem dos judeus!
Quando você crê que está diante da Face do Senhor Jesus, você não vive na prática do pecado nem mesmo em pensamento, porque você respeita o Senhor, você sabe que Ele está te vendo, não é verdade?
Então as obras sim, mostram a sua fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus, porém, não podemos nos apoiar nas obras que fazemos para achar que estamos salvos, porque como vimos na Palavra de Deus, nenhum ser humano será justificado diante do Senhor Jesus pelas obras, só somos justificados quando entendemos que não podemos ser salvos por nossos próprios méritos, mas entendemos e aceitamos a Graça do Senhor Jesus, ou seja, entendemos que é unicamente pelo sacrifício que Ele fez por nós que somos salvos, e é óbvio se eu creio no Senhor Jesus, haverão obras, porque se eu creio que estou diante de Deus eu vou ter consideração com o Senhor, não é verdade?
Muitas pessoas também pensam que pelas obras que fazem, que isso significa que elas já tem um relacionamento com Deus, mas se isso é verdade, então responda a essa pergunta por favor:
Por que pessoas legais como pastores, bispos que passam o dia praticamente inteiro na igreja, fazendo obras na obra de Deus, ajudando as pessoas, chegam ao ponto de se cansar e desistir da fé no Senhor Jesus e se voltam ao vômito, ou seja, ao mundo?
A resposta é simples, veja a carta que o Senhor Jesus enviou á igreja de Éfeso:
¹ Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
² Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
³ E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
⁴ Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
⁵ Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Apocalipse 2:1-5
Percebeu que a carta foi enviada pelo Senhor Jesus ao anjo/pastor da igreja, ela foi enviada para ele e para a igreja de Éfeso, o Senhor elogia as obras, ou seja, o trabalho deles na igreja, e não é apontado nenhum pecado grave aos olhos humanos como em outras cartas do Apocalipse!
E essa igreja estava caída, porque perdeu o Primeiro Amor e se não se arrependesse, perderia o seu lugar, eu creio, perderia a sua salvação, mesmo fazendo obras na obra de Deus!
O que as pessoas precisam compreender é que precisamos nos manter aos pés do Senhor Jesus e priorizar o relacionamento/intimidade com Ele acima de tudo, todos os dias!
Não podemos deixar de separar momentos a sós com Deus, para ouvir a Sua Doce Voz, conversar com Ele com calma e meditar em Sua Santa Palavra!
A igreja de Éfeso, assim como muitos pastores, tinham muitas obras, ajudavam as pessoas, mas perderam o carinho, o amor e a consideração com o Senhor Jesus, creio que faziam obras na obra de Deus no automático, mas a mente, ou seja, o coração, estava completamente distante do Senhor Jesus, mesmo fazendo obras na obra de Deus!
Que possamos refletir com calma sobre este assunto que penso ser muito, muito importante:
A intimidade com Deus e a salvação são consequências das obras ou as obras são consequência da intimidade com Deus e da salvação?
Será que você não está caindo no erro de pensar que será salvo pelas suas obras ou que tem um relacionamento com Deus apenas porque faz obras na obra de Deus?
Será que você já não perdeu o Primeiro Amor, o carinho e a consideração com o Altíssimo e tem vivido no automático, dando o resto de seus pensamentos e do seu tempo para o Senhor Jesus?
Comentários
Postar um comentário
Envie seus comentários e mostre como as mensagens tem lhe ajudado!