Os frutos do Espírito Santo: domínio próprio!
Melhor é o homem paciente do que o guerreiro; mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.
Provérbios 16:32
O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se.
- Provérbios 29:11
Como vimos durante o estudo sobre os frutos do Espírito Santo, o Senhor Jesus nos ensinou o Seu exemplo:
Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que Sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.
Mateus 11:29
O Senhor Jesus se irou, sim, contra os religiosos que não queriam arrependimento e usavam as leis de Deus para tirar vantagens para si, dando a eles inclusive a chance de mudarem seu comportamento, mas o Senhor sempre mostrou o Seu espírito manso, tranquilo, gentil para com as pessoas, e através da ação do Espírito Santo, podemos permitir que Deus trabalhe esse ponto em nós, mudando para muito melhor a nossa forma de agir e reagir frente as mais diversas situações que possamos enfrentar no dia a dia!
Imagine o seguinte cenário: Estamos dirigindo, e um carro não respeita a nossa preferência, nos fechando, pela nossa raiva queremos fechar também não aceitando que ele deserespeite a nossa vez, nossa vontade é buzinar e falar alto com o outro motorista, não é verdade?
Mas priemeiro que essa atitude não agrada a Deus, e segundo, pense, e se no outro carro estiver alguém afim de causar problemas, que pode prejudicar não só naquele momento mas até depois, não seria melhor pedir forças a Deus, respirar fundo e deixar essa pessoa ir embora?
O que aconteceria normalmente é perdemos a nossa preferência, mas a pessoa iria embora e nós também seguiríamos o nosso caminho com a permissão de Deus, tranquilos e em paz!
Perceba que dominar o espírito é uma atitude que agrada a Deus e é uma atitude de inteligência, para evitar problemas.
Com o livre arbítrio, você vai viver uma vida com muito menos estresse, ansiedade ou inquietações, ou seja, vai influenciar em sua saúde espiritual, física, emocional e mental!
É importante também lembrar que Deus nos deu o livre arbítrio a todos, portanto, para que o Espírito Santo possa trabalhar em nossa vida, precisamos permitir o agir do Senhor, buscando intimidade cada vez mais profunda com o Senhor Jesus, meditando em Sua Palavra, separando tempo para ouvir a Sua doce Voz e conversando sobre tudo com Ele!
Se a pessoa não prioriza o seu relacionamento com o Senhor Jesus, é impossível os dons do Espírito Santo serem aperfeiçoados nela, porque o relacionamento com Deus requer o investimento do tempo, e cada um escolhe como vai investir o seu tempo todos os dias, não é verdade?
Protanto amigo leitor, permita o Espírito Santo trabalhar em você, priorize todos os dias a intimidade com o Senhor Jesus, certamente os frutos do Pai vão crescer em você, e a sua vontade, o seu eu, vão diminuir!
Que Deus abençoe a todos!
Comentários
Postar um comentário
Envie seus comentários e mostre como as mensagens tem lhe ajudado!