O que podemos aprender com os erros do rei Salomão



Resultado de imagem para riquezas de salomao

Salomão foi tão rico, a ponto da rainha de Sabá ficar de boca aberta com suas riquezas (VER 1 REIS 10), além disso, o próprio Deus apareceu em sonho à Salomão por sua atitude de Lhe oferecer mil holocaustos, e Lhe permitiu pedir o que quisesse, e Salomão pediu Sabedoria e Entendimento para guiar o povo e por conta do rei ter sido HUMILDE e ao invés de PEDIR algo para si, ele decidiu pedir, porém com o intuito de DAR de si ao povo, sendo um rei sábio e justo, e a resposta de Deus a essa atitude podemos ver em 1 Reis 3;12: Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.
E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.
Ou seja, enquanto Salomão obedecia a Deus acima de tudo e de todos, e dava de si para ao próximo, Deus fez muito mais do que ele havia pedido !

Mas com o passar do tempo, Salomão deixou de usar a sabedoria dada por Deus em relação ao seu relacionamento com Deus, ou seja, ele foi sábio para muitos mas não para si próprio, pois ficou cego pelos prazeres, pelo poder e esqueceu que somente Deus poderia fazê-lo completo e que tudo quanto possuía era concedido por Deus !

Salomão passou a se casar com várias mulheres para firmar alianças, porém muitas delas eram idólatras de nações que cultuavam deuses de escultura e metal, o rei Salomão colocou os seus interesses políticos e prazeres pessoais acima da Vontade de Deus !

O Resultado: Salomão perdeu completamente o prazer em tudo, inclusive na vida, terminando seus dias da pior maneira possível, vazio, longe da Presença de Deus, vejamos alguns trechos bíblicos que mostram claramente que Salomão estava tomado pelo vazio, falta de prazer e tristeza na alma:

Eclesiastes 1;8:
A vida é uma canseira, nem dá para descrever! Mesmo que vejamos tudo que existe, não ficamos satisfeitos; podemos ouvir todos os sons, mas nem assim ficamos contentes

Eclesiastes 1: 12 ao 18:
Eu, o pregador, fui rei sobre Israel em Jerusalém.
E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.
Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito.
Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não se pode calcular.
Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; e o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e o conhecimento.
E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição de espírito.
Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.




Ou seja, Salomão do modo mais doloroso, descobriu que o ÚNICO que pode preencher completamente a alma humano e nos fazer plenos  é o Senhor Jesus !


E além disso, quando nos afastamos de Deus, passamos a pensar unicamente em nós mesmos, lembram-se do pedido de Salomão ao Senhor: Sabedoria e entendimento para governar o povo?
Pois bem, veja esse trecho bíblico onde ele claramente confessa que passou a viver somente para si, sem pensar tanto no seu povo, mas priorizando a sua satisfação pessoal, ou seja, o deus de salomão passou a ser ele mesmo, a sua vontade:

 Eclesiastes 2; 4 ao 7:
Fiz para mim obras magníficas; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas.
Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles árvores de toda a espécie de fruto.
Fiz para mim tanques de águas, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores.
Adquiri servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e ovelhas, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém.



Amigo leitor, não sabemos se Salomão foi salvo ou não, mas o que Deus quer lhe mostrar aqui é que devemos ser inteligentes e aprender com o erro dele, não podemos permitir que a condição influencie nosso relacionamento com Deus, não importa se hoje está tudo muito bem, próspero, feliz e realizado em todas as áreas da vida ou se estamos vivendo uma situação dramática, como doença humanamente incurável, dívidas, de repente, você pediu algo a Deus e ainda não recebeu e pensa que Ele não te ouviu ou te abandonoue tem deixado a situação influenciar a sua fé.


Mas Deus está buscando pessoas que O adorem pelo que Ele é e não pelo que Ele pode fazer, ou seja, Ele quer um relacionamento sincero e não interesseiro da nossa parte, a prova disso é que a maior conquista que podemos alcançar, que é a Salvação Eterna, será alcançada somente por aqueles que sinceramente e por livre e espontânea vontade buscarem, ou seja, Deus não nos obriga a nada, nem a ser salvos, pois Ele quer um relacionamento VERDADEIRO  conosco e não que sejamos interesseiros !!

Pense, pode ser que você esteja cheio(a) de dúvidas, achando que Deus te abandonou. mas nenhuma circunstância pode ser mais importante do que Deus, seja ela boa ou ruim, devemos buscar um relacionamento SÓLIDO  com Deus para que nada nos afaste d"Ele que é o ÚNICO que pode saciar a nossa alma e suprir essa extrema necessidade que temos dentro de nós, que é nos sentirmos COMPLETOS !

Até porque Deus nos ama tanto, que nos criou com essa necessidade extrema de nos sentirmos completos de maneira que só A Presença d'Ele possa preencher, ou seja, Ele faz questão de habitara em nós! 

Porém, Deus é cavalheiro, Ele respeita nossa escolha, entre nossa própria vontade ou a Vontade d"Ele.

Exponha tudo o que está dentro de você e pratique o que você aprendeu, verá que sua fé se tornará mais forte e inabalável, enquanto Deus for o SENTIDO DA SUA EXISTÊNCIA !

Deus abençoe  a todos !!


Se você quer ajuda, acesse o link a seguir e converse com um homem de Deus, eles estão 24 hs ao seu dispor:

universal.org/pastoronline



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!