Porque Jó teve que passar por todo o sofrimento? Leia e entenda !


Resultado de imagem para Jó


Muitos não compreendem o porquê do Senhor permitir a Jó passar pelo que passou, até aproveitam essa passagem para questionar a Deus do porquê as vezes enfrentamos sofrimentos, dificuldades ou até problemas.

Mas vamos compreender hoje, Deus irá falar com você:

Bem sabemos que o Senhor é verdadeiro, portanto a descrição dada por 
Deus sobre Jó no capítulo 1, prova que não foi nenhum ato pecaminoso, mágoa, prostituição, infidelidade ou algo do tipo que seja o motivo de tanto sofrimento veja:

E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
                                                                                                            Jó 1:8

Portanto, Jó obedecia a Deus e, trazendo para os dias de hoje, ele tinha todos os atributos de um verdadeiro cristão, não estava em pecado, o próprio Deus reconheceu que ele era o homem mais temente a Ele em toda a terra!

Ou seja, teoricamente era um modelo perfeito de cristão!

Mas então, qual foi o motivo do Senhor permitir tanto sofrimento na vida de alguém que era tão temente a Ele, a ponto de ser o mais qualificado homem de toda a terra, será que foi como muitos dizem, uma simples aposta ou um simples teste para Jó ou porque ele tinha medo?

A resposta obviamente é não, Deus jamais permitira o sofrimento na vida de quem quer que seja simplesmente por permitir, mil vezes não!

Então qual foi a verdadeira razão de Jó ter passado por isso?

Vejamos os títulos de alguns capítulos do livro de Jó:

12- Jó defende-se
13- 1-14- Jó continua sua defesa;
13- 14-28 - Jó deseja conhecer os seus pecados;
21-Os ímpios, muitas vezes, gozam prosperidade nesta vida;
23- Jó deseja apresentar-se perante Deus;
24- Os ímpios, muitas vezes, ficam sem castigo nesta vida;
27- Jó sustenta sua integridade  e sinceridade;
31- Jó declara sua integridade;


Veja o que Jó fala no capítulo 13 versículo 18:  Eis que já tenho ordenado a minha causa, e sei que serei achado justo.
                                                                                                                                                  Jó 13:18

Ou seja entre 42 capítulos do livro de Jó, em pelo menos 7 deles como vimos acima, Jó mostra que ele se apoiava em suas próprias qualidades, ou seja, ele era o homem mais temente a Deus na terra, era o tipo de cristão que quem olhasse não encontraria pecado ou muitos defeitos, mas faltava o principal, faltava Jó reconhecer que suas qualidades eram provenientes de Deus, e que por mais temente a Deus que ele fosse, ele não era digno de nada, ele tinha que reconhecer que sem Deus ele jamais conseguiria ser justo como ele era!

O fato dele obedecer ao Senhor e saber o que era certo ou errado e praticar o que era certo, não o fazia melhor do que os outros, porque Deus ama a todos de igual modo, nada do que fizermos pode fazer com que Deus nos ame mais, e nada que tivermos feito, pode fazer com que Deus nos ame menos, sempre somo iguais diante de Deus, obvio que existe uma diferença entre quem se esforça para viver segundo a vontade de Deus e aqueles que ignoram o Senhor, mas jamais podemos atribuir a nós mesmos, as qualidades que temos, pois até nossas virtudes são provenientes de Deus e não de nós mesmos.

Ele ainda era cheio de si e faltava se esvaziar desse sentimento que estava dentro dele, para que reconhecesse que  somente Deus é perfeito e que ele Jó, por mais que tentasse não poderia por si só, ser perfeito, ou seja, que moral Jó tinha para achar alguma coisa ou se achar justo, diante do Deus que o criou?

Que moral Jó tinha para ser questionar a justiça de Deus, dizendo que os ímpios muitas vezes ficam sem castigo nesta vida, como vimos no título do capítulo 24?


Ele precisava se esvaziar do seu eu, se humilhar diante de Deus, reconhecer que tudo em sua vida, até as qualidades dele, vinham de Deus e não dele próprio!


Esse foi o motivo do Senhor permitir que ele passasse por tudo isso!

Nos capítulos 38, 39, 40 e 41, Deus deixa claro isso, mostrando a Jó que ele não teria nenhuma resposta  diante do Senhor, ou  seja, que  a santidade de Jó, não era dele, mas eram características de Deus nele e que por mais que ele fosse reto e temente a Deus, deveria reconhecer sua insignificância diante de Deus!


Está lembrado do que o próprio Senhor disse sobre Jó no capítulo 1:


E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
                                                                                                            Jó 1:8

Teoricamente, ele não teria nada do que se arrepender correto?

Observando o capítulo 40, vemos que Jó humilha-se diante de Deus e no capitulo 42, Jó arrepende-se, reconhecendo, portanto, que ainda precisava que ser humilde diante do Altíssimo, reconhecendo sua insignificância diante de Deus e que dependia do Senhor em tudo em sua vida!

Logo após Jó ser sincero diante de Deus, podemos ver no capítulo 42 que Deus restituiu muito mais do que ele tinha antes, porém, o mais importante  vemos da boca do próprio Jó:

          Eu te conhecia de ouvir, agora os meus olhos te vêem
                                                                                       Jó 42,5.

Jó obteve a maior glória que um ser humano pode ter: Conhecer a Deus, agora ele reconhecia que sua maior riqueza é conhecer o Senhor e não se apoiar em suas próprias qualidades!

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas,
Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.
Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que castigarei a todo o circuncidado com o incircunciso.

                                                                                          Jeremias 9:23-25


A conclusão que cheguemos é: Jó mesmo sendo tão temente a Deus, ainda precisava mudar e você de repente está passando por essa situação difícil, para que algo mude dentro de você, Deus está te lapidando esteja humilde e atento(a) a voz do Senhor e encontre a Paz e Salvação que só Deus pode te dar!


E o mesmo se aplica a nós, como poderíamos pensar que podemos viver em um mundo tão sujo e cruel como esse, perdoar quem nos ofende, negar o pecado por nós mesmos? É impossível!

Só conseguimos nos manter na fé até o fim quando obedecemos sim, mas quando principalmente temos um relacionamento diário com Deus, reconhecendo nossas fraquezas, tendo a consciência de que saber o que é certo ou errado não nos faz melhores do que ninguém, porque Deus é Perfeito e nós somo míseros vermes, ou seja, podemos ser os mais qualificados que ainda assim não somos absolutamente nada sem o Senhor dentro de nós!


Bildade, usado por Deus no capítulo 25, deixa claro que nós não somos nada diante do Senhor e precisamos ter isso dentro de nós, entender que não somos nada e que dependemos d'Ele para tudo:

Então respondeu Bildade, o suíta, e disse:
Com ele estão domínio e temor; ele faz paz nas suas alturas.
Porventura têm número as suas tropas? E sobre quem não se levanta a sua luz?
Como, pois, seria justo o homem para com Deus, e como seria puro aquele que nasce de mulher?
Eis que até a lua não resplandece, e as estrelas não são puras aos seus olhos.
E quanto menos o homem, que é um verme, e o filho do homem, que é um vermezinho!
                                                                                                       Jó 25:1-6


Você precisa de Deus, se entregue ao Senhor Jesus onde você está agora, confesse-O como seu Único Senhor e Salvador, seja humilde diante de Deus como Jó foi e com certeza você será cheio do Espírito Santo !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!