Estudo do Apocalipse - Capítulo 1 -

Resultado de imagem para apocalipse capítulo 1



A partir de hoje, iremos postar um estudo sobre cada capítulo do livro de Apocalipse, se você deseja vivenciar uma experiência profunda com Deus e aprender mais sobre a Vontade de Deus, essa sem dúvidas será uma excelente oportunidade.

E analisando cada capítulo, você mesmo irá concluir se o fim está próximo ou não!


Não queira apenas entender o significado dos símbolos contidos no livro, lembre-se: 

 Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.


                                                                                           2 Coríntios 3:6

Você vai compreender os símbolos, mas sua prioridade deve ser ouvir a voz do Espírito Santo, vemos inúmeras pessoas bitoladas e até loucas por buscarem apenas estudar a Bíblia, e por não se preocuparem em ouvir a voz do Espírito Santo até ficaram loucas de tantas informações, por isso a Palavra de Deus não deve ser estudada apenas para obter conhecimento sobre a letra, mas sim para ouvir a Voz de Deus!



Sempre ore ao Senhor Jesus antes de ler para que você ouça a Sua voz e entenda o Seu querer, embora o livro do Apocalipse tenha muitos símbolos, ele transmite uma fortíssima experiência para todos os que tem sede da Palavra de Deus !

Iniciaremos com o capítulo 1:


APOCALIPSE CAPÍTULO 1:
Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.

                                                                   Apocalipse 1:1,2

O livro do Apocalipse vem com as revelações de todos os eventos, catástrofes e Juízos de Deus sobre a terra, mas também traz a esperança da Redenção ao lado do Senhor Jesus para os que creem e obedecem a Sua Palavra, essa revelação foi feita pelo Senhor Jesus ao Seu servo João, para que ele transmitisse aos demais servos de Deus, podemos compreender com isso que, somente os servos de Deus, ou seja, aqueles que sinceramente querem conhecê-Lo, receberão o entendimento do Espírito Santo sobre as profecias deste livro, não adianta a pessoa querer estudar a letra, pois muitos já ficaram loucos ou desequilibrados por lerem o livro em busca de informações para seus estudos ou para serem apenas conhecedores da letra, mas o importante é conhecermos o Espírito por trás da letra, e só consegue ouvir e compreender  a Voz do Espirito de Deus quem serve ao Senhor com sinceridade e busca a vontade d’Ele para sua vida!

Bem-aventurado aquele que , e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

                                                                      Apocalipse 1:3
João recebeu a visão do livro do Apocalipse a quase 2000 anos e o Senhor já o alertava que o tempo estava próximo, imagine hoje meus amigos com todas as profecias se cumprindo a cada dia rigorosamente, além do fato de que o Senhor Jesus já voltou para o apóstolo João, pois lembre-se a morte é uma das formas do Senhor Jesus voltar para cada um, esteja preparado(a) porque a qualquer momento pode chegar a hora de sua partida!
O versículo 3 nos mostra que feliz é quem lê, ouve e guarda as palavras desta profecia, o Senhor enviou à Sua igreja essas revelações para que ninguém fique para trás, para que estejamos preparados para Sua vinda, mas para isso precisamos guardar as palavras da profecia, ou seja, sempre estar em espirito e em comunhão com o Senhor na oração e na meditação da Sua Palavra, desenvolvendo nosso relacionamento pessoal com o Senhor Jesus!
Muitos cristãos tem ignorado a meditação no livro do Apocalipse pela simbologia contida no livro, e é justamente nesta parte que muitos desanimam por não entenderem, mas não perca a oportunidade de fortalecer o seu Relacionamento com Deus por meio das gloriosas revelações e experiências que o Espírito Santo vai trazer para você por meio deste livro, se você sinceramente quiser ouvir a voz de Deus, Ele vai lhe instruir assim como instruiu a João a muitos anos atrás!

João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e  dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

                                                                  Apocalipse 1:4-8
Claramente vemos aqui que, as revelações do livro do Apocalipse são para os servos de Deus, e como é dirigida às 7 igrejas, lembrando que 7 é o número da perfeição de Deus, cada igreja simboliza um tipo de cristão, portanto, temos que pedir a direção de Deus e devemos estar sensíveis a Voz do Senhor para que possamos avaliar a nossa real condição diante do Senhor Jesus !
O Senhor Jesus nos amou, deu Sua vida para que através do Seu precioso sangue, tenhamos a Salvação Eterna ao lado d”Ele, e o Senhor como veremos no capítulo 20, fará com que todos os salvos reinem ao Seu lado e sejam Seus sacerdotes para que estejamos continuamente e eternamente em Sua Presença, isso é glorioso!
Um dia todos reconhecerão o Senhor Jesus como Único Senhor, e aqueles que não aceitaram o Plano de salvação e o sacrifício do Senhor, entre estes até os que O traspassaram, se lamentarão, porque rejeitaram o Verdadeiro Deus e se entregaram as suas próprias vontades, preferindo passar a eternidade no inferno ao lado do diabo, ao invés de desfrutar da Eternidade ao lado do Senhor!
O Senhor Jesus é inexplicável, Ele é o Alfa e o Ômega, quer dizer o Primeiro e o Último, é Eterno, tem em suas mãos o passado, o presente e o futuro, conhece cada pensamento que se passa em nossa mente, ou seja, tem tudo sobre controle, e quem enxerga e tem essa fé revelada, tendo o Único Deus ao seu lado, jamais vai se entregar a qualquer problema ou angústia que tiver de enfrentar, antes as vencerá, por maiores que sejam, como o Senhor venceu, até porque sua meta é a Eternidade ao lado do Senhor!
O Senhor Jesus veio a 2018 anos atrás como  Cordeiro, para perdoar a todos que quiserem o perdão, agora Ele virá como Juiz para eliminar o reino e o sistema diabólico deste mundo, executando Juízo sobre toda a terra como profetizou o profeta Daniel:
Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.
E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.

                                                                     Daniel 7:13,14

Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.
Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.
E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;
E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.
E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;
O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.

                                                               Apocalipse 1:9-20

João era servo fiel do Senhor Jesus, tanto é que ele foi o escolhido para receber as revelações do final dos tempos e do Juízo do Senhor, mas note que por causa da Palavra de Deus e do testemunho do Senhor Jesus ele estava preso na ilha de Patmos, certamente em condições muito difíceis, mas mesmo assim ele permaneceu fiel a Deus e a condição que ele enfrentava não abalou sua fé e nem o fez murmurar contra o Senhor, muito pelo contrário, mesmo nestas condições ele foi usado por Deus para salvar muitas almas que ao longo da história foram salvos pelas revelações contidas no livro do Apocalipse, inclusive na própria prisão na Ilha de Patmos. Portanto, não fique murmurando  nem reclamando  ou triste diante de qualquer situação por mais difícil que seja, pois Deus tem tudo sob controle e vai sempre fazer o melhor para você, creia, o mais importante não é sua condição mas sim a sua comunhão e Relacionamento diário com o Senhor Jesus !
Lembre-se sempre, se você é cristão de um jeito ou de outro você vai passar por perseguições, tribulações, ou seja, vai passar pela sua “ilha de Patmos”, mas os planos de Deus são muito maiores, creia !
João foi elevado a outra dimensão pelo Senhor e viu exatamente os eventos que acontecerão na grande tribulação e no Dia do Senhor que representa o dia do Juízo de Deus sobre todos os homens, onde todos deverão prestar conta de todas as suas obras inclusive de suas intenções !
Os sete castiçais representam as 7 igrejas da Ásia e, espiritualmente, representam cada tipo de cristão que existe dentro das igrejas em todas as épocas, por isso a importância de sermos sinceros para ouvir a Voz de Deus, para que possamos avaliar nossa verdadeira condição diante do Senhor, no próximo capítulo, iniciaremos o estudo de cada carta enviada a cada igreja e certamente cada um de nós, nos encaixamos em 1 delas, portanto precisamos estar atentos para nos corrigirmos ou crescermos na fé quando chegarmos aos próximos capítulos!
A descrição do Senhor feita por João mostra a glória e o domínio Eterno do Senhor:
O Filho do Homem se refere ao Senhor Jesus, o branco dos Seus cabelos, reflete á infinita sabedoria, pureza e santidade Divina!
João descreve os olhos do Senhor com olhos como chama de fogo, pois sabemos que o Senhor sabe de todos os pensamentos, conhece todas as nossas intenções, sabe até o que faremos ao longo de nossas vidas, portanto ninguém consegue esconder um pensamento se quer do Senhor Jesus!
Note que João descreve os pés do Senhor semelhantes a um latão reluzente, ou seja, o Senhor é Justo Juiz é claro que perdoa a todos que são sinceros, mas Ele não tolera o pecado, por isso pisará e julgará todo o pecado cometido pelo ser humano e a voz como de muitas águas representa o Juízo de Deus, ninguém poderá impedir os Juízos do Senhor, pois já foi determinado pelo próprio Deus!
A espada aguda é a Palavra de Deus, que penetra o mais profundo do ser humano para disciplinar, curar e transformar a vida de todos que nela creem! Todos os que se submetem à Palavra de Deus são perdoados dos seus pecados e recebem uma nova vida ao lado do Senhor!
João descreve o rosto do Senhor como o sol, mostrando a Justiça, Glória e Santidade Eternas e sem igual. João, juntamente com Pedro e Tiago, já tinha visto o mesmo brilho no monte das Oliveiras como podemos ver em Mateus 17,2:
E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.

                                                                          Mateus 17:2

João cita que cai como morto porque é compreensível que todos nós assim como ele, reconhecêssemos nossa condição de míseros pecadores e que somos indignos de tamanha consideração do Senhor que é tão grande e infinito! O temor do Senhor invadiu tanto o seu ser que mexeu completamente com sua estrutura e não é assim que acontece quando nos prostramos diante do Senhor em nossos momentos a sós com Ele?
Por favor não confunda este acontecimento do apóstolo João, com o movimento diabólico do cai cai que vem enganando muitas pessoas dentro das igrejas, lembre-se Deus é sabedoria, João ainda estando em um corpo corruptível, foi elevado em uma visão ao Dia do Senhor, portanto o impacto é muito diferente nesta situação, quando o Espírito Santo desce sobre uma pessoa, Ele muda seu interior, suas atitudes, sua essência e ela passa a ter paz em seu interior, a certeza absoluta que Deus é com ela  e que está salva, mas ela não fica caindo no chão ou se debatendo, muito pelo contrário ela passa a exalar o perfume do Senhor por onde quer que passa e, vai aprendendo a usar uma fé inteligente na Palavra de Deus!
A reação de João foi a mesma de Daniel pois também lhe faltaram forças quando recebeu a revelação do Senhor:
Fiquei, pois, eu só, a contemplar esta grande visão, e não ficou força em mim; transmudou-se o meu semblante em corrupção, e não tive força alguma.
Contudo ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí sobre o meu rosto num profundo sono, com o meu rosto em terra.
E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos.

                                                                      Daniel 10:8-10
Quando o Senhor Jesus deu sua vida na cruz ele tomou a autoridade que o homem tinha entregado ao diabo e venceu a morte quando ressuscitou ao terceiro dia, ou seja, o Senhor Jesus tem todo poder e autoridade sobre tudo e sobre todos, e sobre o inferno e sobre a morte!
As sete estrelas são os pastores ou líderes das igrejas conforme podemos ver no versículo 20, eles estão na Mão direta do Senhor mostrando que estão sob Sua proteção e sob os Seus cuidados, além disso, os servos do Senhor são muito considerados por Ele, pois são seus instrumentos neste mundo para anunciar o Evangelho a todos!
Os sete castiçais representam as igrejas, ou seja, as pessoas que formam o corpo do Senhor que são muito consideradas por Ele, pois fazem parte do Seu propósito e por isso são comparadas ao ouro, e tem a oportunidade de rever seus conceitos e valores para que estejam preparadas para a Volta do Senhor Jesus!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!