Estudo do Apocalipse - Carta a igreja de Pérgamo

Resultado de imagem para carta a igreja pergamo


Antes de iniciar a meditação, peça a Deus para falar contigo primeiro, para que você entenda o que Ele quer mostrar a você!



E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.

Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.

Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.





Pérgamo era a capital da Ásia, por isso era como um centro do culto imperial para toda região. O trono de satanás é caracterizado por esse culto imperial,  haviam vários templos de deuses pagãos na cidade, inclusive um templo dedicado ao imperador Augusto, o que certamente caracterizava abominação diante de Deus.


Por isso os cristãos eram fortemente perseguidos, e em meio a essas perseguições, uma fiel testemunha do Senhor Jesus, que fazia parte da igreja de Pérgamo, Antipas, foi perseguido e morto, por defender a fé cristã no Senhor Jesus
Por este motivo que na descrição da igreja de Pérgamo aparece o elogio de Cristo a fidelidade da comunidade e o fato de não terem renegado a fé:
“Não renegastes minha fé, nem mesmo nos dias de Antipas, minha testemunha fiel, que foi morto junto a vós, onde Satanás habita”. 
                                                                                             Apocalipse 2:13

Estudiosos apontam que Antipas foi martirizado durante o período do Imperador Domiciano e que teria sido amarrado em cima de um touro onde puseram fogo.

 Antipas a essa altura já havia sido morto por não negar sua fé no Senhor Jesus, e o líder/anjo da igreja de Pérgamo foi aprovado por Deus, mas existiam alguns que praticavam a doutrina de Balaão e dos nicolaítas.
Para compreender melhor, Balaão era um feiticeiro que  orientou o rei de Moabe a enviar mulheres para que os filhos de Israel pecassem contra Deus e praticassem sacrifícios ao diabo, que era representado pelos falsos deuses, ele sabia que com  essas atitudes Israel iria sofrer as consequências do seu pecado, e seduzido pelo ouro do rei de Moabe, 


E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas.

Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses.

Juntando-se, pois, Israel a Baal-peor, a ira do Senhor se acendeu contra Israel.

                                                                                   Números 25:1,3


Em relação a doutrina dos Nicolaítas, não temos referência para afirmar o que necessariamente seja, mas como o Senhor Jesus aqui deixa claro que a odeia e ela é colocada na mesma condição da doutrina de Balaão, certamente pode ter a ver com paganismo, culto a falsos deuses, prostituição / fornicação.

A mensagem aqui é clara, existiam e infelizmente existem pessoas dentro das igrejas que têm vivido na prática do pecado, o Senhor Jesus aqui não está condenando essas pessoas, muto pelo contrário Ele está fazendo um convite ao arrependimento, não só aos membros da igreja de  Pérgamo, mas a todos, inclusive nos dias de hoje,  que infelizmente tem vivido no pecado, para que se arrependam, parem de viver traindo, ainda que seja com pensamentos errados,  pare de cultivá-los em sua mente, pois Deus conhece todos eles, parem de ficar prestando culto a imagens, parem de colocar os bens, as pessoas acima de Deus, sim, porque idolatria não é só em relação a imagens de escultura, pois quando você prioriza  qualquer pessoa ou coisa mais do que o Senhor Jesus, você já está cometendo o pecado da idolatria, o recado é: arrependam-se  enquanto é tempo!

A espada de dois fios é a palavra de Deus, o Senhor derrotará todos os que fizerem parte da doutrina de Balaão e dos nicolaítas, entre esses o anti-cristo e seus seguidores (que veremos mais a frente) com um sopro, como podemos ver neste versículo:

Então o tal ímpio se manifestará. Mas o Senhor Jesus o destruirá com o sopro de sua boca e o aniquilará com o resplendor da sua vinda.

                                                                                   2 Tessalonicenses 2:8


O Senhor deixa claro que em breve virá contra os que praticam a doutrina de Balaão e dos nicolaítas, portanto, se você não quer perder sua salvação e fazer parte dos que serão derrotados pela espada da boca do Senhor, arrependa-se!

A pedra ao final da carta significa o mais importante que é o relacionamento com Deus, ou seja, somente Deus e a pessoa que recebeu o novo nome sabem esse nome, significa que o mais importante é o  seu relacionamento com Deus, a sua intenção diante do Senhor, pois Ele sabe cada um dos seus pensamentos, quanto mais suas atitudes exteriores, ainda que você esteja em um local que ninguém te conhece, Ele vê e sabe de todas as coisas!

Arrependa-se!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!