Estudo do Apocalipse - Carta a igreja de Tiatira


Resultado de imagem para carta a igreja de tiatira

Primeiro ore pedindo a Deus para falar com vocĂȘ, depois prossiga a leitura:

E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fĂ©, e a tua paciĂȘncia, e que as tuas Ășltimas obras sĂŁo mais do que as primeiras.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifĂ­cios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virå grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os coraçÔes. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vĂłs, e aos restantes que estĂŁo em Tiatira, a todos quantos nĂŁo tĂȘm esta doutrina, e nĂŁo conheceram, como dizem, as profundezas de SatanĂĄs, que outra carga vos nĂŁo porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as naçÔes,
E com vara de ferro as regerå; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhĂŁ.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

                                                                                     Apocalipse 2:18-29



Logo no primeiro versĂ­culo da carta, como vimos no capĂ­tulo 1, vemos que os olhos  do Senhor sĂŁo como chama de fogo, mostrando que o Senhor Jesus conhece cada intenção de todos os seres humanos, ele penetra no mais profundo do ser de cada pessoa e conhece todos os seus pensamentos e os pĂ©s semelhante a latĂŁo reluzente indicam que o Senhor Ă© Justo Juiz, Ă© claro que Ele perdoa a todos os que sĂŁo sinceros, mas Ele nĂŁo tolera o pecado, por isso pisarĂĄ e julgarĂĄ todo o pecado cometido pelo ser humano.

Note que assim como as demais igrejas, nessa igreja de Tiatira haviam muitas obras, e agora as Ășltimas obras eram maiores que as primeiras, com isso podemos constatar que o fato da pessoa servir a Deus ou ter um tĂ­tulo na igreja e fazer muitas e muitas obras, nĂŁo irĂĄ livrĂĄ-la da condenação eterna se ela estiver nutrindo dentro de si alguma intenção errada ou vivendo no pecado!

Jezabel era uma profetisa que foi esposa do rei Acabe, rei de Israel, ela  foi uma pessoa muito ruim que promovia a idolatria e toda imoralidade sexual entre o povo, tanto Ă© que convenceu o rei Acabe a adorar a baal e foi a responsĂĄvel por promover o culto a "deuses" pagĂŁos em Israel.

Ela foi condenada por Elias e outros profetas, e tentava a todo custo destruir quem era fiel a Deus, ela mandou matar os profetas de Deus e poucos sobreviveram, até o profeta Elias ficou temeroso com suas ameaças, sendo necessårio o próprio Deus reanimå-lo como podemos ver em 1 Reis capítulo 19.


Note que é a própria igreja ou seja a pessoa é quem tolera Jezabel e suas pråticas de fornicação e idolatria, fornicação é todo tipo de prazer sexual fora do casamento instituído por Deus, ainda que sejam pensamentos impuros, jå é um tipo de prostituição como o Senhor Jesus disse:

Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, jå em seu coração cometeu adultério com ela.

                                                                                                   Mateus 5:28

E idolatria nĂŁo se refere somente a imagens de escultura, mas a qualquer pessoa ou bem que priorizamos mais do que a Deus.


O Senhor Jesus ainda deixa claro que deu tempo suficiente para que essas pessoas que cometem esses erros se arrependerem, mas infelizmente mesmo com todas as oportunidades elas não se arrependeram, com isso vemos que ninguém vai para o inferno inconsciente ou de forma injusta, não hå desculpas como podemos ver em Romanos 1, 18-32.

A criação mostra a existĂȘncia de Deus, alĂ©m da Palavra escrita, a ciĂȘncia a cada ano comprova ainda mais as profecias, existem ainda os servos de Deus que sempre estĂŁo prontos a ajudar as pessoas,  e o prĂłprio Deus fala todos os dias na consciĂȘncia de todos, chamando-os ao arrependimento, portanto, se tem alguma coisa que ninguĂ©m poderĂĄ reclamar Ă© que faltaram oportunidades quando estiverem no julgamento diante do Senhor Jesus!

Caso nĂŁo haja arrependimento, essas pessoas sofrerĂŁo grandemente, pois cada um irĂĄ prestar conta de cada obra  que fizerem, ainda que seja uma mĂĄ intenção, ela nĂŁo passarĂĄ desapercebida diante do AltĂ­ssimo!

No versículo 24, o Senhor deixa claro que todos os que honram a Sua Palavra, não sofrerão esses terríveis acontecimentos que virão sobre os que não se arrependerem, a orientação é que eles continuem guardando o que tem, ou seja, se purificando, se santificando e desenvolvendo ainda mais seu relacionamento com o Senhor!

Quem vencer, alĂ©m de viver na plenitude da Presença de Deus eternamente, reinarĂĄ com o Senhor Jesus 1000 anos na Terra, como veremos mais a fundo nos Ășltimos capĂ­tulos!

Por isso faça uma anĂĄlise de suas condutas, reveja seus pensamentos, intençÔes, conceitos e valores, pois suas obras nĂŁo irĂŁo justifica-lo(a), o que irĂĄ justifica-lo(a) Ă© sua fĂ© e obediĂȘncia ao Senhor Jesus, aproveite e arrependa-se enquanto hĂĄ tempo!

Que Deus os abençoe!








ComentĂĄrios

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a Ășnica maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus estĂĄ contigo, sĂł depende de vocĂȘ!