Estudo do Apocalipse - A visão do trono de Deus

Resultado de imagem para visao do trono de Deus



Antes de iniciar a meditação, peça a Deus para falar com você!

Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.

E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.
E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.
E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.
E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.
E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.
E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.
E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre,
Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.


                                                                                                                            Apocalipse 4:1-6



A porta por meio da qual João entrou em espírito,  no céu, mostra que só existe um caminho para chegar ao céu que é o Senhor Jesus, Ele é o caminho que conduz a Salvação, e a porta da Eternidade é estreita e são poucos os que acertam com ela conforme o próprio Senhor Jesus disse:

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.





Note que existe 1 trono e  1 assentado no trono, que é o Senhor Jesus, somente Ele deve ocupar o 1º lugar em nossas vidas, não podemos amar mais algo ou alguém do que o Senhor, devemos nos entregar 100%, vivendo para o Senhor:

Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.




A pedra de sardonio representa o sangue do Senhor Jesus, por meio dele fomos comprados por Deus, que é quem está sentado no trono e a pedra de jaspe representa a transparência, Deus é transparente e quer que sejamos assim diante d'Ele, porque Ele sabe de todas as nossas intenções e até do que faremos, quanto mais do que estamos fazendo agora!

OBS.: Você pode estar se perguntando, mas antes você disse que o Senhor Jesus estava assentado no trono e agora você diz que é Deus.
Resposta-> Exatamente! Deus pai, Filho e o Espírito Santo são um só!

Jesus é Deus, Ele mesmo tomou sua pena sobre Ele para te perdoar e te salvar, mesmo sabendo que você poderia errar!

O arco íris significa a aliança de Deus firmada nos tempos de Noé, mostrando que a Terra e os homens não mais seriam destruídos com água.

AO REDOR DO TRONO:

No capítulo 5 do livro de Apocalipse, os 24 anciãos falam que foram redimidos pelo sangue do Senhor Jesus, ou seja, são pessoas, pois  anjos são atemporais, ou seja, não tem idade, os 24 anciãos representam todos os salvos ao longo da história da humanidade, eles se encaixam perfeitamente na descrição dos vencedores dada pelo Senhor Jesus na carta as igrejas, o Senhor cita:

Ao vencedor:
   ... O que vencer será vestido de vestes brancas



   
...Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.





Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.




O numero 24 representa a antiga e a nova aliança, as 12 tribos de Israel e os 12 apóstolos, não significa que são indivíduos especificamente, como por exemplo os 12 filhos de Jacó ou exatamente os 12 discípulos, não são especificamente alguém, eles representam os salvos antes e depois da vinda do Senhor Jesus, representam a totalidade dos salvos ao longo de toda história da humanidade.

Na visão de Daniel, que representa o Apocalipse no Antigo Testamento, ele viu os tronos vazios, João vê os tronos ocupados, pois a esta altura João já vê os salvos com Deus, ou seja, a essa altura a igreja já terá sido arrebatada, antes dos terríveis acontecimentos que virão sobre a Terra no fim dos tempos durante a grande tribulação, que começa com a abertura dos selos com a chegada do anti-cristo, que veremos mais a frente com detalhes.

O significado maior está na posição que os anciãos ocupam diretamente ao redor do trono de Deus, eles receberão a Salvação e o privilégio de servirem a Deus, mas também autoridade para governar ao lado do Senhor Jesus, a autoridade é simbolizada pelos tronos e pelas coroas.

As pessoas pensam que no céu a vida será chata e que ficaremos tocando harpas para sempre, amigo, nunca será assim ! O céu será um lugar de vencedores, de ação, uma nova história um reino de tanta satisfação prazer e realização que João tem dificuldades de descrever como vai ser a vida na Nova Jerusalém, será algo glorioso, a recompensa para os vencedores é algo extraordinário, inimaginável, inenarrável, seremos salvos e também reinaremos, portanto, priorize sua chegada no céu, deixe de lado as ofertas do mundo, que são chamativas, abundantes para te enganar, com o intuito que você troque essa gloria no céu com o Senhor por coisas ínfimas como Esaú fez.

Não se iluda com o aqui e agora, porque em sua morte, você não terá ninguém que viveu com você na Terra e não levará bem algum!

Não fixe-se nessa vida terrena curta  e passageira, ela e só o prazo que  você tem para fazer sua escolha, a Gloria Eterna com Deus ou a condenação eterna ao lado do  diabo!

O mundo (os prazeres) são a campanha publicitária do inferno para fazer você trocar a Eternidade ao lado de Deus por um simples momento de prazer vazio e fútil que pode te levar a um sofrimento eterno !

A vida Eterna é para os vencedores, eles serão como  a família de Deus e  reinarão com Cristo para sempre !

O  termo anciãos se refere a maturidade, ou seja, os salvos são aqueles que se curvaram ao Senhor Jesus por completo, recebendo do próprio Deus sabedoria e entendimento em todas as situações e principalmente para serem obedientes ao Senhor, mantendo sua Salvação até o fim!

Fica claro no último versículo que tudo foi criado por Deus, muitos dizem que tudo foi criado por um acidente, imagine se todos os acidentes fossem tão perfeitos como o corpo humano, a mente humana, sua capacidade de escolha e a natureza por exemplo.

Entenda, o mundo é dominado pelo mal, e por isso nunca vai confirmar a Palavra de Deus, os cientistas  são instrumentos do mal nesse sentido, eles vêm com teorias absurdas para matar a fé e o Relacionamento das pessoas com Deus.

O Apocalipse é mais uma prova da palavra de Deus, muitas profecias já aconteceram, outras estão acontecendo e outras acontecerão, como então alguém pode tentar provar o contrário se tudo o que está escrito está se cumprindo a risca ?

Podemos perceber também que, aqueles que serão salvos, são os que se entregaram completamente a Deus sem reservas, pois os anciãos, que representam todos os salvos, lançam suas coroas (mesmo tendo recebido autoridade para reinar) e se prostram diante do Senhor Jesus para adorá-Lo, ou seja, temos que abrir mão do ego, orgulho, vaidade, pecado, de tudo o que desagrada a Deus e fazer do Senhor o nosso tudo, a nossa plenitude, nada daquilo do que o Senhor nos emprestar como as bençãos, família, riquezas, curas e etc, nada nem ninguém, pode ocupar o primeiro lugar em nossas vidas, mas somente Ele !

E os anciãos, ou seja, os salvos, estão com vestes brancas, indicando que para a pessoa ter um relacionamento com Deus e ser salva, ela tem que andar em santidade, afastada do pecado, e buscando se manter pura, desde os seus pensamentos até suas atitudes externas dia após dia!


Quem está assentado no trono  é o Senhor Jesus, os nossos olhos tem que estar fixos n'Ele, durante toda a visão de João, a atenção de todos os seres que ele viu está totalmente no Senhor Deus  e assim devemos fazer todos os dias pois nossa salvação depende de termos essa postura, não podemos nos distrair nas tribulações, provações, tentações e etc, devemos manter nossos olhos fixamente no Senhor Jesus!

Cada um será julgado individualmente, portanto não se apoie em ninguém, não coma na mão de ninguém, se inspire em Deus e na Palavra do Pai.

Relâmpagos e trovões descrevem um trono de juízo e não de graça, Jesus veio em graça e agora virá como Juiz, trovões e relâmpagos anunciam uma tempestade, e o Apocalipse trata justamente da época em que o Senhor executará Seus Juízos sobre a Terra, a misericórdia do Senhor terá fim!

E é isso que está prestes a acontecer neste mundo, temos que nos aproximar de de Deus enquanto há tempo, pois chegará o tempo em que não haverá mais graça, mas apenas Juízo!

A salvação é eterna, mas a chance de ser salvo tem tempo limitado (a morte ou o Arrebatamento da igreja).

As 7 lâmpadas de fogo são os 7 Espíritos de Deus, que foram mencionados por Isaias 11;2 o número 7, indica totalidade, não significa que sejam 7 espíritos exatamente, mas que Deus tem acesso a todos em todos os lugares em todas as épocas, ver Salmos 139,7 ou seja tudo está sob o domínio de Deus.

As 7 tochas de fogo estão esperando as ordens de Deus para entrarem em ação, na execução dos Juízos do Senhor sobre a Terra, como veremos mais frente.

O mar de cristal, também nos inspira a pensar que devemos ser sinceros, ou seja, transparentes diante de Deus, pois Ele conhece todos os nossos pensamentos e intenções, não adianta esconder ou viver no pecado e achar que Deus sabe, não!

Deus nos deu Sua Palavra e orienta a todos que desejam busca-Lo de verdade, portanto, não há desculpas para aqueles que não forem salvos!

Concluindo, percebemos que tudo aponta para O Senhor Jesus, que é quem está sentado no trono, o destaque não são os animais, eles estão ali, Ele é o centro do louvor dos anciãos, dos 7 espíritos de Deus e dos 4 animais.

Uma tradução mais precisa seria 4 seres viventes e não especificamente animais, não dava para saber se eram animais ao certo, mas sua natureza não era humana e nem animal, por isso ele descreve como animal, 4 é o numero da Terra, representa a totalidade da criação, representando tudo e todos que estão na terra, como podemos ver em Apocalipse 7, verso 1, os 4 seres viventes simbolizam toda a criação de Deus, com os quais Deus fez uma aliança depois do dilúvio ou o 1º Apocalipse:

Como podemos ver em Gênesis 9:
E falou Deus a Noé e a seus filhos com ele, dizendo:
E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós.
E com toda a alma vivente, que convosco está, de aves, de gado, e de todo o animal da terra convosco; com todos que saíram da arca, até todo o animal da terra.
E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.
                                                                     Gênesis 9:8-11

Assim como os 4 seres viventes, notamos que a criação, a natureza e os animais exaltam o Criador, porém, as vezes o homem que é racional não o faz!

Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas.
Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos.
Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes.
Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus.
Louvem o nome do Senhor, pois mandou, e logo foram criados.
E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão.
Louvai ao Senhor desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos;
Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra;
Montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros;
As feras e todos os gados, répteis e aves voadoras;
Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra;
Moços e moças, velhos e crianças.
Louvem o nome do Senhor, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu.
Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao Senhor.
                                                                                  Salmos 148:1-14

O louvor começa no céu e vai descendo, ou seja, toda a criação exalta a Deus, mas o homem as vezes não, porque louvar não é cantar ou ir a igreja, mas viver de acordo com a Palavra de Deus, sendo um pai, filho, marido, funcionário que exalta a Deus no dia a dia !


Quando as pessoas chegam a igreja geralmente são humildes para receber a Palavra, mas com o tempo as pessoas vão querendo opinar, vão ficando cheias de si mesmas e pensam que já não é mais preciso obedecer, devemos ter o cuidado de nos mantermos humildes à voz de Deus, ainda que seja uma repreensão, sempre será para o nosso bem!

Os seres viventes tem olhos por dentro e por fora, note que eles estão fixamente olhando para o Senhor Jesus, e é assim que devemos nos comportar, olhar sempre fixamente para o Senhor Jesus em toda e qualquer situação, louvando ao Senhor com nossas atitudes, pensamentos, intenções e comportamentos onde quer que estivermos!

vemos que criaturas irracionais, louvam a Deus, pois cumprem o que lhes foi determinado, mas o homem que foi feito por Deus, racional e inteligente, as vezes, rejeita o Senhor, vivendo completamente ao contrário da Vontade de Deus e cometendo atos que nem os animais cometem!

Como vimos neste capítulo 4, só existe 1 trono, que é o do Senhor Jesus, mas a pergunta é: quem está no trono da sua vida ?

Reflita amigo leitor, quem está assentado no trono da sua vida? Deus ou o seu filho, marido, ou bens emprego e etc?

Se você percebe que não tem priorizado o Senhor Jesus como deveria, seja humilde para receber Sua direção, prostre-se ao Senhor Jesus e busque sua Salvação enquanto você pode achar!

    Deus os abençoe!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!