Estudo do Apocalipse capítulo 12 - A mulher e o dragão



Resultado de imagem para apocalipse 12 a mulher e o dragao





Antes ore e peça  ao Senhor Jesus para que você entenda o que Ele tem a lhe revelar!



A MULHER E O DRAGÃO:


E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.
E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.
E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.
E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.
E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.
E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.
Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.
E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.
E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.
E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.
E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca.
E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.



Os primeiros versículos mostram que o poder de Deus é INFINITO e não está limitado à terra, pois a mulher descrita como vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de 12 estrelas (que representam as 12 tribos de Israel), representa Israel que representa o povo escolhido por Deus, e mostra que todo o universo está subordinado aos escolhidos de Deus, pois foi criado por Deus, ora não foi essa a promessa feita a Abraão, que sua descendência seria incontável como as estrelas do céu?

E em qual nação foram realizados feitos extraordinários, como a abertura do Mar Vermelho, a água da rocha em Refidim, a travessia do rio Jordão,  a queda das muralhas de Jericó, o fato de Josué ter ordenado ao sol e a lua que parassem por quase 24 horas, as dez pragas do Egito e tantos outros milagres sobrenaturais?

Israel não é verdade?

Enquanto que o poder do dragão, representando o diabo, está limitado à terra, pois seus apetrechos: diademas, chifres e cabeças são terrenos.

Notamos que dá a impressão que a mulher é frágil frente ao dragão, pois ele representa algo que aterroriza, amedronta, que causa medo, porque o homem ao pecar no Jardim do Éden, entregou sua autoridade ao diabo, que por conta da desobediência de Adão e Eva, exerce o domínio sobre o mundo, mas obviamente, nada escapa do controle de Deus.

As dores de parto da mulher podem representar o período em que Israel passou antes do nascimento do Senhor Jesus, período esse que Israel estava entregue a rebeldia e idolatria, veja o sentimento do Senhor em relação a esse período:

Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste, mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniqüidades.

                                                                                         Isaías 43:24

E quantas pessoas hoje tem vivido longe do Senhor Jesus, se entregando as suas paixões e desejos da carne, desagradando a Deus com suas atitudes, sendo que Deus usa a própria consciência dessas pessoas para alertá-las, usa a Sua Palavra, e os profetas e até o sofrimento, mas ainda assim a maioria das pessoas continua rejeitando a Deus, assim como o povo rejeitou o Senhor Jesus, porque veio em uma família simples, ao contrário do que muitos pensavam, que Ele viria como um rei, de uma família rica.

Mas dentre todos os milagres realizados por Deus através do povo de Israel ao longo da história, o mais glorioso foi o nascimento do Senhor Jesus Cristo !

E como podemos ver, a mulher (Israel) está grávida e pronta a dar a luz, o filho de Israel ou da mulher, nessa visão, representa o nascimento do Senhor Jesus, que veio ao mundo para devolver a autoridade para todo ser humano que permanece n”Ele, veja o que os discípulos falaram ao Senhor após constatarem que os demônios se submetiam a eles em nome do Senhor Jesus:

Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: "Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome".

"Mas Ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano." 
 Lucas 10,17-19

Quando você estava lendo o trecho acima em que falávamos sobre Adão e Eva terem entregado a autoridade do mundo ao diabo (dragão), você pode ter ficado com uma dúvida na cabeça: Mas se eles pecaram porque isso tem que recair sobre nós, porque o diabo tem domínio sobre as pessoas?

Como acabamos de ler em Lucas 10, 17-19, as pessoas que se entregam ao Senhor Jesus não estão sob o poder do mal, embora vivamos em um mundo mal, quando temos um relacionamento pessoal e sincero com o Senhor Jesus, se o diabo existe ou não, não faz diferença, quem controla tudo é Deus, portanto, o mal só pode fazer algo onde ele encontra brecha, por isso o Senhor Jesus veio para nos perdoar e devolver a autoridade em nossas mãos!

O que estamos falando fica claro ao analisarmos o versículos 7 e 8:

E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

Veja, Deus não precisou sujar Suas mãos com o diabo e seus aliados, os próprios anjos os expulsaram dos céus, com isso pense meu amigo, se você tiver um relacionamento pessoal com o Senhor Jesus, você não tem nada a temer e nada a perder, nem a morte nem em relação ao futuro nem nada, porque se Deus através do Senhor Jesus, desceu e deu Sua vida por nós, e se nós honrarmos Sua Palavra, o mal não poderá fazer nada para prejudicar sua vida, até o que estiver dando aparentemente errado acabará dando certo porque Deus é quem está no controle!


E Deus sendo tão grande não precisa destruir o diabo, Ele o usa para que através de suas maldades as pessoas despertem sua fé e se voltem para o Senhor Jesus, até porque quem realmente teve um encontro com o Senhor Jesus não está preocupado com este mundo, porque sabe que ele vai acabar, claro que ele não  é negligente com suas responsabilidades mas seu foco está no Senhor Jesus e na Eternidade na Nova Jerusalém!

O versículo quatro, narra a peleja no céu contra satanás, que levou consigo a terça parte dos anjos, eles foram expulsos do céu por tentarem ocupar o lugar de Deus e por conta de seu orgulho e prepotência acabaram expulsos do céu, perderam seu livre arbítrio e acabaram condenado ao lago de fogo e enxofre, mas ele foi lançado a terra, e, quando o homem desobedeceu a Deus no jardim, ele entregou essa autoridade para o diabo, mas  Deus através do Senhor Jesus, tomou de volta essa autoridade para o  homem que vive conforme a Sua Palavra com sinceridade, pois nesses o diabo não pode tocar sem a permissão Divina !

 Isso explica a revolta do dragão contra a mulher que está para dar a luz, e sua perseguição a ela, pois o diabo sabendo das profecias, fez de tudo para que o Senhor Jesus não nascesse e depois O perseguiu para que Ele não cumprisse o sacrifício na cruz até o final, mas tudo está sob o controle de Deus e o Senhor cumpriu até o fim o que tinha determinado e devolveu a autoridade para todos os que se entregam 100% a Ele!

O primeiro e principal entendimento do versículo 5, é o nascimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo que veio para nos salvar e perdoar, existe também o entendimento que esse varão citado no versículo 5, representa os 144 mil selados, pois o Senhor garantiu que esses e todos os salvos reinarão com Ele para todo o sempre, por isso o versículo cita sobre o filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro, e no fim cita que ele foi arrebatado para Deus e para o Seu trono, ou seja,  a descrição também se encaixa perfeitamente com o Senhor Jesus, representado pelo filho perseguido pelo dragão, e que rege a todos, pois Deus tem todo o domínio para todo o sempre, e o Senhor ascendeu aos céus conforme o versículo termina informando que o filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono! E assim como o Senhor Jesus os 144 mil selados também serão arrebatados para Deus e participarão do domínio do Senhor Jesus, agora fica claro o sentido duplo deste versículo:

E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.



Todos os acontecimentos do plano de salvação na terra, tanto do passado, quanto do presente e do futuro são um eterno presente no céu, pois ao mesmo tempo que vemos a ascenção do Senhor Jesus ao Seu Trono, vemos o arrebatamento da igreja já realizado, e também o arrebatamento dos 144 mil selados durante a grande tribulação.

O versículo 6 fala da fuga da mulher para o deserto, que será a maior época de perseguição aos cristãos, onde o diabo irá lutar contra os que guardam a Palavra do Senhor Jesus e o 144 mil selados!

São aproximadamente dois mil anos entre a ascensão do Senhor Jesus e o arrebatamento da igreja e a grande tribulação.

A visão apocalíptica da mulher e do dragão, já foi vista nos primeiros habitantes da terra, quando Eva deu ouvidos a voz do diabo, representado pela serpente, no Jardim do Éden, satanás pensou que tinha vencido, mas aqui na revelação do final dos tempos a sua derrota é definitiva!


E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.

                                                                            Apocalipse 12:17


Todos os que realmente se entregaram ao Senhor Jesus, se permitem fazer parte do Seu proposito, portanto enquanto estiverem na terra serão perseguidos pelo mal, porém tudo com o controle de Deus, porém quando houver o arrebatamento da igreja, os que ficarem sofrerão muito, pois o Espírito de Deus não estará mais na terra, enquanto os salvos e os 144 mil selados não podem ser mais acusados ou tocados pelo mal, apesar dos 144 mil selados ainda serem perseguido até a consumação dos 7 anos da grande tribulação, eles também farão parte dos salvos eternamente com Deus, e não serão mais tocados pelo mal e nem acusados:

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.

Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.

                                                                             Apocalipse 12:9-12


Note que no versículo 10 é citado que o diabo foi finalmente derrotado, e não mais acusará os eleitos de Deus, e no versículo 11 fica claro que os salvos só venceram por causa do sangue do Cordeiro que é o Senhor Jesus e porque não amaram suas vidas até a morte, ou seja, claro que não podemos ser salvos por nós mesmos, mas temos que honrar a Palavra de Deus, vivendo longe das vontades carnais, da prática do pecado e de tudo o que desagrada a Deus, assim, vencemos o diabo e o nosso maior inimigo que pode ser visto na frente do espelho! 

Sim, o diabo nem é nosso maior inimigo, porque o poder de escolha foi dado por Deus a nós, seres humanos, quem escolhe se vai viver na terra sendo fiel a Deus e passar a Eternidade com o Senhor Jesus ou viver de acordo com suas próprias vontades e passar a eternidade com o diabo no lago de fogo e enxofre é a própria pessoa!

Portanto nunca dê ao diabo um crédito que ele não tem, para que ele possa agir em sua vida, ele precisa de sua autorização, de alguma brecha, sem isso ele não pode agir em sua vida, veja:

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.


Porque o dragão (diabo) persegue a mulher (todo o povo escolhido por Deus) ?
Porque a mulher faz parte dos planos de Deus, e tem livre arbítrio para escolher a eternidade ao lado de Deus ou a eternidade ao lado do dragão no inferno !
E esse é o objetivo do mal, enganar, oprimir, perseguir principalmente a todos os que desejam ter uma comunhão com o Senhor Jesus, conforme podemos ver no último versículo do capítulo 12: 

E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.



O mal sempre se ira contra a mulher (Israel e todos os que vivem segundo a Palavra de Deus), porque eles fazem parte dos propósitos de Deus, já ele em sua arrogância, não tem mais chances de salvação !


A fuga da mulher para o deserto indica também os 7 anos da grande tribulação, período  que  se iniciará logo após o arrebatamento, que é quando os verdadeiros cristãos irão desaparecer em um piscar de olhos ao mesmo tempo em todo o mundo, pois serão arrebatados ao céu para encontrar o Senhor Jesus nos ares!

A perseguição será muito pior que a dos tempos da inquisição, do holocausto, do domínio romano sobre Israel, será implacável, quem quiser seguir ao Senhor Jesus nessa época (que está bem próxima de chegar) será torturado até a morte, ou a pessoa irá assumir sua fé no Senhor Jesus e morrerá ou negará o Senhor definitivamente, não haverá a tolerância que existe hoje, que só existe porque o Espírito de Deus ainda está sobre a terra e a igreja do Senhor Jesus, os verdadeiros cristãos ainda estão na terra sendo usados por Ele para salvar almas!

Portanto, leve a palavra de Deus a sério, fazer parte de uma igreja, ser uma boa pessoa, não praticar pecados escandalosos não é o suficiente para estar salvo, é necessário um relacionamento pessoal com o Senhor Jesus, não brinque com Deus, porque nesse período da grande tribulação as pessoas irão desejar a morte e ela fugirá delas, serão eventos terríveis, jamais vistos em toda a história da humanidade, se converta de verdade e leve a Palavra de Deus a sério, antes que seja tarde demais!

Amigo leitor, sua vida nesta terra dificilmente passará dos cem anos, e mesmo que chegue aos cento e dez do que adianta? A sua alma é eterna e onde ela passará a eternidade? Se você deseja a Salvação Eterna ao lado do Senhor Jesus, feche os olhos e se entregue a Ele, confesse o Senhor Jesus como Seu Único Senhor e Salvador, se batize nas águas, e passe a viver de acordo com a Palavra de Deus, fugindo de tudo o que desagrada o Senhor!

E ao tomar a decisão firme e sincera de se entregar ao Senhor Jesus, peça a Ele  com todas as suas forças com sede, o batismo com o Espírito Santo, desenvolva seu relacionamento diário e pessoal com Deus, só assim você estará em paz poque estará salvo(a)!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!