Estudo do Apocalipse capítulo 21 - O novo céu e a nova terra



Resultado de imagem para a nova jerusalem
Resultado de imagem para a nova jerusalem




Peça a Deus para falar contigo!





NOVO CÉU E NOVA TERRA:

APOCALIPSE 21:

E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

                                                                                    Apocalipse 21:1

Como vimos no capítulo 20, ao final dos 1000 anos do reinado do Senhor Jesus sobre a terra, o diabo será finalmente derrotado para sempre e estará no lago de fogo e enxofre com todos que escolheram o seguir eternamente.

E o Senhor destruirá essa terra com fogo, por isso esse planeta que vemos hoje, o céu que vemos hoje e os mares não mais existirão. Podemos ver claramente neste versículo que tudo passa, por isso, não priorize sua família, o dinheiro, os bens ou qualquer outra pessoa ou coisa acima de Deus, viva em função da Vontade de Deus e tudo será acrescentado em sua vida, pois tudo o que está escrito vai se cumprir, conforme Deus disse:

O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão".
                                                                                       
Mateus 24:35


E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

                                                                                Apocalipse 21:2-4


João vê a Nova Jerusalém, ou seja, o paraíso, onde todos que se mantiveram puros, perseveraram e fiéis ao Senhor Jesus viverão juntos com Ele para sempre, em perfeita paz e comunhão com o Senhor!
Note que João vê a nova Jerusalém perfeitamente arrumada para o seu marido, pois o paraíso que é o tabernáculo de Deus com os homens, será o lugar que o Senhor já preparou para os que O temem e é indescritível, ninguém consegue imaginar a grandeza, a honra, o privilégio de morar junto com o Senhor Jesus Eternamente:

Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

                                                                                     1 Coríntios 2:9


Quando ele diz que lhes enxugará dos olhos toda lágrima, significa que cada luta, cada perseguição, cada vez que tivemos que negar o pecado para honrar o Senhor, cada zombaria que fizeram com nossa fé, cada luta, cada deserto ou tribulação, cada oração realizada será perfeitamente recompensada, a recompensa será tão grande, que qualquer dificuldade que a pessoa tiver enfrentado para chegar a Eternidade ao lado do Senhor por maior que seja, vai parecer um nada, de tão glorioso que será a Eternidade ao lado do Senhor:

pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.
Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

                                                                              2 Coríntios 4:17,18


Vale destacar que existe uma grande diferença entre o Paraíso e a Eternidade. O Paraíso é o lugar onde os salvos viverão em paz eternamente ao lado do Senhor, a Eternidade é a Presença de Deus, quem tem certeza da Salvação, já está na Eternidade, por isso não tem medo da morte, sua alma sabe para onde iria caso partisse hoje, e por dentro ela vive em paz. E você pode ter a Eternidade agora, basta se entregar por completo ao Senhor Jesus com sinceridade e passar a obedecer a Sua Palavra, você vai experimentar a melhor fase de sua vida, com lutas sim mas sempre com a certeza da vitória ainda maior!

E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

                                                                                   Apocalipse 21:5

Todo o passado de grandes lutas, tribulações e perseguições será honrado, o Senhor garante por meio de Sua Palavra e ordena que João escreva porque elas são fiéis e verdadeiras, ou seja, elas vão se cumprir a risca !

Na Eternidade como vimos anteriormente em Isaías 65,17, não haverá nem lembranças do passado, só alegria e satisfação  e o maior prazer que alguém pode ter em sua existência, viver Eternamente em paz juntinho com o Senhor Jesus, é glorioso e inenarrável!

E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

                                                                                Apocalipse 21:6,7

O Senhor aqui está fazendo um convite para você que está lendo esta mensagem, Ele afirma que de graça, quer dizer, mesmo que nós sendo tão pequenos, pecadores e não tendo nada a oferece-Lo, Ele nos dá a oportunidade de receber a Eternidade e viver para sempre com Ele, e o versículo termina mostrando que a nossa parte é obedecer a Palavra do Senhor até o fim de nossa existência aqui na terra, não temos nada a oferecer, mas para herdarmos a Vida Eterna temos que sempre encaixar nossas vidas de acordo com a Palavra de Deus.

E a promessa é feita para quem crê, para quem obedece a Palavra de Deus, pois somente esses serão filhos de Deus, não são todos, existem aqueles que são criaturas de Deus, e outros, os que se entregaram de corpo, alma e espírito ao Senhor Jesus se tornaram filhos de Deus e se perseverarem confiando no Senhor e obedecendo até o fim, herdarão todas as coisas, sabe aqueles desejos que você tem: Ser muito rico, ser bem casado, ser feliz, então, se você perseverar obedecendo você terá tudo isso e muito mais, talvez não do jeito que você quer, mas sua recompensa será algo que vale infinitamente mais do que tudo isso, a Presença de Deus dentro de você que é a Vida Eterna, vale muito mais do que tudo que o homem possa querer ou conquistar nesta vida passageira!


Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

                                                                                   Apocalipse 21:8

No versículo 8, temos uma lista daqueles que infelizmente passarão a eternidade exatamente como escolheram viver suas vidas aqui na terra: Separados de Deus e junto com o diabo para sempre:


TÍMIDOS-> Essa timidez não diz respeito a pessoas que não gostam de falar em público, que são mais reservadas, essa timidez diz respeito àqueles que foram tímidos em relação a sua fé, que tinham vergonha de assumir sua fé no Senhor Jesus na frente das pessoas e também se refere aqueles que não tinham firmeza em sua fé, na primeira dificuldade desistiam, reclamavam e murmuravam e não tiveram personalidade para assumir um compromisso verdadeiro de honrar a Palavra de Deus!



INCRÉDULOS-> Óbvio que se refere a todos que não se entregaram ao Senhor Jesus durante suas vidas,  zombavam da Palavra de Deus, e não criam nas profecias, mas se refere também a um tipo de incrédulo pior: 

Aquele que está dentro da igreja, vivendo como se fosse alguém  do mundo, traindo seja fisicamente ou com pensamentos a Deus e seu cônjuge, falava  palavrões, mentia e o pior: Criticava tudo o que era feito dentro da igreja, os propósitos que estavam de acordo com a Palavra de Deus, e não criam em Deus de verdade, na primeira dificuldade deixavam a duvida falar mais alto e colocavam em xeque a Palavra  e as promessas de Deus, dando ouvidos ao seu coração e ao diabo.

Fique atento, quando você deixa a duvida dominar sua mente e o seu coração em relação a qualquer promessa de Deus, você esta sendo incrédulo sem  perceber, por exemplo, se o Senhor disse que se você guardar a Palavra d”Ele, Ele  e o Pai vem sobre você e faz morada e você não dá crédito a essa Promessa, você está sendo incrédulo. Aí está a razão do porquê muitas pessoas nunca são batizadas com o Espírito Santo, elas até fazem o que deve ser feito, têm sede, mas ignoram a Palavra de Deus, esperando sentir alguma coisa diferente ou falar em línguas, quando na verdade deveriam unicamente crer no Batismo com o Espírito Santo!


ABOMINÁVEIS-> São os supersticiosos, aqueles que tomam decisões de acordo com adivinhadores, prognosticadores, praticantes do ocultismo, magia negra, os que fazem oferendas aos espíritos imundos em centros ou encruzilhadas, seguem horóscopos, consultam benzedeiros, fazem simpatias e etc, veja a instrução do Senhor Jesus ao povo de Israel quando estava para entrar na terra prometida:

Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.

                                                                        Deuteronômio 18:9-12


HOMICIDAS/ASSASSINOS-> De acordo com a Palavra de Deus, homicídio não é apenas tirar a vida de outra pessoa, mas aqueles que odeiam o seu próximo também cometem homicídio:

Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.

                                                                                          1 João 3:15


OS QUE SE PROSTITUEM-> Se prostituir segundo as Sagradas Escrituras não diz respeito somente aquelas pessoas que vendem seu corpo em troca de dinheiro, mas diz respeito a fornicação, que é a prática de qualquer prazer sexual fora do matrimonio entre homem e mulher instituído por Deus, esse ato de prostituição nem precisa ser físico, pode ser feito até na mente, quando a pessoa aceita os pensamentos impuros, conforme o Senhor Jesus disse:

Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

                                                                                         Mateus 5:28

FEITICEIROS-> Feitiçaria são todos aqueles que praticam magia negra, macumbaria que se utilizam de consultas a espíritos malignos para prejudicarem o próximo ou para pensar em beneficiar-se. Junto com os pecados de feitiçaria ou equiparado a este, está a rebelião como podemos ver em 1 Samuel 15,23:

Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

                                                                                    1 Samuel 15:23


IDÓLATRAS-> Idolatria não corresponde apenas aquelas pessoas que tem imagens de escultura ou que fazem rezas a santos ou qualquer outro ídolo de metal, madeira, gesso e etc, mas se inclui neste tipo de pecado todo aquele que coloca alguém (filho(a), cônjuge, pai, mãe ou qualquer outra pessoa) ou alguma coisa (carro, emprego, posição social, orgulho próprio o seu eu ou a sua vontade, bens materiais) acima de Deus. Quando a pessoa não prioriza em primeiro lugar a Vontade de Deus, ela já está cometendo este pecado:

Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.





MENTIROSOS-> São aqueles que negam ou distorcem a verdade, não importa se a mentira é muito grande ou pequena, mentira é mentira. Se inclui nesta categoria os hipócritas, que diante das pessoas aparentam ser uma coisa e dentro de si ou quando estão sozinhos são outra.
Se encaixam aqui também pessoas que prometem mas não cumprem,  e ainda aquelas pessoas que são interesseiras, só conhecem as pessoas quando precisam delas, se a pessoa não tiver nada a oferecer ela se quer olha para a pessoa!

As pessoas que são hipócritas e mentirosas se esquecem que o Senhor vê todas as coisas.


Todos os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus!

Amigos, você pode estar lendo esta mensagem e pensar assim: Ah, mas eu sou da igreja, tenho um título na obra de Deus, faço evangelização, essas  características são para pessoas que estão no mundo, negativo!

O Apocalipse foi dirigido à igreja, para que aqueles que pensam estar salvos, mas que na verdade ainda estão perdidos (mesmo fazendo parte da igreja) não fiquem para trás!

João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.






Portanto se você se identificou com alguma dessas práticas, seja sincero, arrependa-se, aproveite a oportunidade de se salvar agora, peça perdão ao Senhor Jesus e obedeça a Sua Palavra, a oportunidade está em suas mãos, não importa o quanto você tenha errado, mas sim o que está disposto a fazer daqui para frente!

Não se engane, fazer parte da igreja ou ocupar um cargo na obra não irá salvá-lo(a)!



A partir do versículo 9,  um dos anjos que tinham as 7 taças da Ira de Deus, mostra a João a Nova Jerusalém ou o Paraíso, como falamos anteriormente, que é o lugar onde os salvos irão viver ETERNAMENTE na Plenitude da Glória de Deus.

Sabemos que no Livro do Apocalipse é utilizada uma linguagem simbólica, nos acontecimentos terrenos até podemos fazer uma analise literal, mas na parte espiritual que corresponde ao céu precisamos ter o cuidado ao analisar as Escrituras, pois a noiva do Cordeiro é a igreja, portanto pode ser que essa descrição que veremos corresponda também a totalidade dos salvos, que estarão em um corpo transformado e cheios da Glória de Deus.

Sabendo disso, vamos sempre fazer uma analogia dos 2 pontos de vista, vale ressaltar que ambos estão corretos, pois com certeza a descrição se aplica tanto ao Paraíso no sentido literal, que será um lugar lindíssimo de Eterna e Perfeita Paz,  quanto a igreja, que estará transformada e resplandecerá a glória de Deus, isso fica claro ao vermos a descrição das portas e dos fundamentos da cidade, contendo os nomes de todas as tribos de Israel e de todos os discípulos do Senhor Jesus, que representam justamente a verdadeira igreja do Senhor Jesus, com todos os que foram salvos em toda a história da humanidade!


E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.
E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.
E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.

                                                                              Apocalipse 21:9-11


Observe que na Nova Jerusalém não haverá noite, e a ela será iluminada pela luz de Deus, com certeza você se lembrou da descrição do Trono Celestial no capítulo 4, onde João cita a pedra de Jaspe ao olhar para o Trono de Deus, e é o próprio Senhor que irá iluminar Eternamente esta cidade, aleluia!

No Paraíso, não haverá paralíticos, doenças, fome, injustiças, perigos, aflições, nada disso, sua vida será um Eterno Presente de Perfeita Paz junto com o Senhor Jesus e os salvos !

E sabemos que toda a igreja vai resplandecer a Glória do Senhor, pois os salvos estarão em um corpo incorrutível, transformado, não mais sujeitos ao pecado e a este mundo corrompido!

E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas.
E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
                                                                            Apocalipse 21:12,14


Quando vimos a descrição do Trono de Deus no capítulo 4, entendemos que os 24 anciãos representam as 12 tribos de Israel e também os 12 discípulos do Senhor Jesus, ou seja, na verdade eles representam todos os salvos ao longo de toda a história da humanidade, que formarão a igreja do Senhor Jesus, é para estes que está preparada a Nova Jerusalém!


E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.
E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.
E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme à medida de homem, que é a de um anjo.

                                                                            Apocalipse 21:15-17


Novamente ao fazermos a análise literal, notamos que a Nova Jerusalém será um lugar perfeito em todos os detalhes, moldado e construído pelas próprias mãos do Senhor, com medidas certas.

E ao fazermos a análise espiritual, lembramos que no capítulo 11, o anjo deu a João uma espécie de vara para que ele medisse aos que estavam no altar e ficariam de fora quem estivesse no átrio.

E nós sabemos que Deus mede cada atitude, pensamento ou intenção de nossa mente, pois Ele fala em nossa própria consciência quando estamos errados, e só entrará no reino de Deus aqueles que foram provados e aprovados pelo Senhor, não pessoas perfeitas, mas que buscavam a perfeição, e pela sua sinceridade e entrega ao Senhor Jesus foram feitas perfeitas aos olhos do Senhor pelo Sangue do Cordeiro, que é o Senhor Jesus!

Perceba a intensidade do amor de Deus, Ele se entregou na cruz, para nos perdoar e nos fazer perfeitos aos Seus próprios olhos, pagando o preço por nós!


E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro.
E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda;
O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.
               
E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente.

                                                                            Apocalipse 21:18-21


Mais uma vez fazendo a análise literal, podemos perceber a grandeza e preciosidade do Paraíso, que foi feito pelas próprias mãos do Senhor com precisão e perfeição sem iguais e com pedras preciosas que nem mesmo conhecemos!

De igual modo, a igreja do Senhor Jesus deve ser pura e transparente como o vidro puro citado, ou seja, deve ser preciosa, pois só entrarão no Paraíso aqueles que mantinham uma conduta limpa diante de Deus e dos homens, desde os seus pensamentos e intenções, até os seus atos efetivamente praticados!

Cada uma das portas representa uma pérola, como vimos acima as 12 tribos e os 12 discípulos representam a totalidade dos salvos, e o Senhor nos enxerga como ouro, como pérolas por isso deu sua vida na cruz para nos salvar, cabe a nós compreendemos o valor que tem nossa comunhão com o Altíssimo e enxergar o valor que Ele nos dá, pois o amor do Senhor nos faz sentirmos completos, valorizados e plenamente felizes e realizados independente de qualquer situação quando mantemos um relacionamento pessoal com Ele!

E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.

                                                                                Apocalipse 21:22

Na Nova Jerusalém não haverá igrejas, o Templo é o próprio Deus, aleluia, os que forem salvos, verão o Senhor face a face e viverão junto com Ele eternamente, você nem eu e ninguém pode imaginar essa honra e privilégio!


E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.

                                                                                  Apocalipse 21:23


Nem será necessário o sol e tampouco a lua, o próprio Deus irá iluminar o Paraíso porque como veremos a seguir, não haverá noite, mas sim um Eterno dia de Perfeita Paz juntinho com Deus !

Em nossa caminhada na fé, certamente enfrentamos situações, tribulações e desertos que somente o Senhor nos livra, e é exatamente isso que esta mensagem mostra: Deus é a luz para qualquer escuridão, ou seja, é a ÚNICA LUZ e é a solução que precisamos em tudo!

E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.
E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.
E a ela trarão a glória e honra das nações.
E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

                                                                           Apocalipse 21:24-27

A glória de Deus repousará eternamente sobre todos os salvos na Nova Jerusalém, e essa glória será condizente com a glória da Nova Jerusalém.

As portas estarão sempre abertas porque nada nem ninguém que seja impuro entrará no Paraíso, mas somente entrarão aqueles que durante suas vidas, decidiram honrar o Senhor Jesus em 1º lugar e agora se cumpre a Palavra de Deus:

Porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.

                                                                                      1 Samuel 2:30


Deus os abençoe!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!