Estudo do Apocalipse capítulo 22 - O rio puro da Água da Vida e a conclusão




Resultado de imagem para apocalipse capitulo  22
Antes, ore e peça a Deus para falar contigo!


O RIO E A CONCLUSÃO

E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.

                                                                                          Apocalipse 22:1


O rio puro da água da vida que procede do trono do Senhor, nos inspira a pensar na pureza, santidade, transparência de Deus, e aqueles que querem herdar a Vida Eterna devem ser assim também, em relação a Deus e ao seu próximo, pois Deus conhece todos os pensamentos que ainda vão passar pela sua mente, quanto mais os que você está pensando agora, ninguém pode enganar o Senhor, portanto se você deseja ter um relacionamento pessoal com o Senhor Jesus e ser salvo, seja sincero diante d’Ele.

A Água da Vida só pode jorrar do trono de Deus, assim, vemos que a verdadeira vida, a Eterna e perfeita, só existe em Deus, quem vive separado do Senhor na terra, é vazio, ainda que não admita, e sempre tem a sensação de estar faltando alguma coisa, mas o pior é aqueles que partem deste mundo sem o Senhor, pois viverão a Eternidade sem a Vida, que só pode ser alcançada através do Senhor Jesus e a obediência à Sua Palavra!

Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede;
mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.

                                                                                        João 4:13,14


No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.

                                                                                   Apocalipse 22:2


O homem foi criado para viver eternamente em comunhão com o Senhor, porém, Adão e Eva desobedeceram e atraíram sobre toda sua descendência a maldição, eles fizeram uma escolha errada que trouxe terríveis consequências.

Isso nos traz uma mensagem muito importante, devemos consultar sempre a Deus em toda e qualquer situação, pois Ele sempre tem a resposta certa, claro que as vezes a resposta de Deus vai contrariar a nossa vontade, mas se queremos ser filhos de Deus, devemos ouvir e obedecer a Sua voz, e confiar que Ele sempre sabe o que é melhor.

Mas aqui no Apocalipse, o projeto do Senhor finalmente será concluído, que é viver eternamente com a Sua igreja, vemos que todos os que se entregaram sinceramente ao Senhor, viverão eternamente ao Seu lado na Nova Jerusalém e poderão comer da árvore da vida, e o versículo faz questão de mostrar que não será apenas 1 árvore da vida como no Jardim do Éden, mas sim são várias árvores da Vida dos 2 lados do rio. No sentido espiritual o Senhor Jesus plantou essa árvore na cruz e todo aquele que se rende a Ele com sinceridade, já tem a Eternidade dentro de si!

E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.
                                                                                 

No paraíso, não haverá nenhum tipo de sofrimento em nenhum sentido, será um Eterno presente de Glória servindo ao Senhor! Quem já entregou sua vida de fato e verdade a Deus, já desfruta em seu interior da Vida Eterna, pois já é um servo de Deus aqui na terra, e no paraíso será ainda melhor!

E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.

                                                                                    Apocalipse 22:4

É glorioso! Os salvos verão a Deus face a face e carregarão para sempre o nome do Senhor em suas testas, nos relacionaremos ainda mais intimamente com o Senhor para sempre no Paraíso!

Quem foi selado com o Espírito Santo e vive conforme a vontade de Deus, já tem a marca, ou seja, o selo do Senhor em sua vida, pois é uma testemunha do Senhor Jesus onde passa, tem defeitos sim, pois ainda está em um corpo corruptível, mas ele segue as orientações do Senhor Jesus e é usado por Ele, pois como tem a marca de Deus, age diferente onde quer que esteja e isso chama a atenção das pessoas, pois viver hoje neste mundo corrompido de acordo com a palavra de Deus, só é possível sendo selado com o Espírito santo, ou seja, tendo a marca de Deus em seu interior!

E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.
                                                                                   Apocalipse 22:5


Como vimos anteriormente, na Nova Jerusalém não haverá necessidade do sol nem da lua, pois será uma Eterno dia de Gloria ao lado do Senhor e Ele mesmo iluminará a cidade,  note que seremos para sempre servos do Senhor, mas Ele faz questão de citar que reinaremos com Ele para todo o sempre, ou seja, viveremos para sempre em Perfeita Paz sem nenhum problema e sem que nos falte absolutamente nada!

Por isso nunca penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para os que O temem, é algo glorioso demais, estamos falando de uma vida Perfeita e Eterna! Tudo o que você sonha é ter uma vida confortável ao lado de sua família com saúde e em paz, mas no céu você vai viver a Eternidade ao lado do Senhor de uma forma muito, mas muito mais gloriosa do que aqui na terra!

Meus amigos, para você que está lendo esta mensagem pela primeira vez, e não consegue compreender tudo, saiba que o que você precisa ouvir Deus fará você entender, agora a decisão de crer ou não é exclusivamente sua, pois Deus te fez livre para escolher crer n’Ele e em Sua Palavra ou não, mas lembre-se que os incrédulos, como vimos no capítulo 21, não herdarão o reino de Deus e passarão a eternidade no lago de fogo e enxofre junto com os demônios e as 2 bestas do capítulo 13 e você está avisado!


A VOLTA DE CRISTO ESTÁ PRÓXIMA:

E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.
Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

                                                                                Apocalipse 22:6,7

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

                                                                                     Apocalipse 1:3

No Apocalipse, logo no primeiro capítulo o Senhor quer que estejamos atentos a Sua orientação, e agora no fim do livro, novamente Ele nos instrui a guardar as profecias deste livro, e é o que todo cristão deve fazer, pois o Apocalipse é uma grande Revelação Divina para o futuro, futuro esse que por  tudo que estamos vendo acontecer no mundo, pode pertencer a nossa geração, por isso, guarde essas palavras, são preciosas, Deus vai sustentar sua fé através delas e te fortalecer para que você não volte atrás em sua fé, sabendo que o futuro que te espera é glorioso, desde que você permaneça na fé!


E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

                                                                                Apocalipse 22:8,9


Novamente assim como vimos anteriormente, vemos que somente Deus pode ser adorado e Ele tem que estar exclusivamente em primeiro lugar em nossas vidas e mais ninguém, nem pai, mãe, companheiro(a), filhos, carreira, o ego, a fama, nada pode ocupar o primeiro lugar em nossas vidas, pois nada disso pode nos preencher e muito menos nos salvar, se quisermos ser salvos, temos que colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas, e não é fácil nos dias de hoje agirmos assim, em um mundo corrompido, mas lembre-se qualquer sacrifício vale a pena, o que está reservado para os que temem a Deus é muito maior!

E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.

                                                                                 Apocalipse 22:10


João recebe a ordem de não selar as palavras deste livro, ou seja, de não esconder ou guardar as profecias do Apocalipse, muito pelo contrário, ele deveria cuidar para que as profecias chegassem ao máximo de pessoas para prepara-las pra a vinda do Senhor Jesus. E esse é o dever de todo cristão verdadeiro, divulgar as palavras deste livro para preparar a igreja e o máximo de pessoas para a volta do Senhor Jesus !

Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.

                                                                                 Apocalipse 22:11


O anjo ordena que João divulgue as profecias, e aqui faz um alerta a todos que estão pouco se lixando para o que está escrito na Palavra de Deus, que continuam vivendo suas vidas na pratica do pecado, sendo incrédulos, é como se ele dissesse: Continuem praticando o pecado, ignorando a Palavra de Deus, em breve vocês experimentarão os Juízos que virão sobre a terra!
E ao mesmo tempo ele incentiva os que estão na fé, obedecendo à Palavra, a continuarem crescendo em sua comunhão com Deus, se santificando mais e buscando a cada dia uma intimidade maior e mais profunda com Deus, para que não desfaleçam ou se cansem na fé!

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.
                                                                             

O tempo de Deus é diferente do tempo dos homens, e como temos acompanhado as profecias a volta do Senhor Jesus pode acontecer a qualquer momento, esteja preparado!

E O Senhor aqui está informando que tudo o que plantarmos, colheremos, cada luta que vencemos, cada perseguição e tudo o que fizemos para Ele durante nossa vida na terra, será justamente retribuído, ao passo que todos os que não se arrependeram de suas obras más, também colherão justa recompensa!

Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.

                                                                                 Apocalipse 22:13


Essa auto-definição do Senhor, mostra que Ele tem a primeira e a última palavra, Ele tem o conhecimento e o controle absoluto sobre todo e qualquer acontecimento, ainda que durante a vida terrena as vezes, temos a impressão de que o incrédulo leva vantagem sobre os cristãos que muitas vezes enfrentam injustiças, podemos ficar tranquilos, porque se perseverarmos até o fim com o Senhor, Ele retribuirá justamente a cada um tudo o que fez ou deixou de fazer!

Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

                                                                                 Apocalipse 22:14


Felizes os que lavaram suas vestes no Sangue do Cordeiro, pois somente através do sacrifício do Senhor Jesus há Salvação, e felizes os que obedecem a Palavra de Deus e tem um relacionamento verdadeiro com o Altíssimo, esses terão direito a Eternidade ao lado do Senhor e entrarão no paraíso pelas portas, ou seja, se aqui na terra muitos querem dar o famoso jeitinho brasileiro, resolver as coisas de uma forma mais fácil pegando atalhos, com Deus é bem diferente, ou a pessoa se entrega a Ele sinceramente ou então estará eternamente perdida, pois ninguém entrará no céu pela janela  ou por outro lugar, mas só entrarão pela porta, ou seja, somente entrarão aqueles que pagarem o preço da obediência!

Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

                                                                                  Apocalipse 22:15


É a terceira advertência nos últimos 2 capítulos contra a mentira, vemos essas advertências no capítulo 21 nos versículos 8 e 27 e agora no capítulo 22, Deus já mostrou em Sua Palavra que o diabo é o pai da mentira:

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

                                                                                              
João 8:44


Por isso, Deus não tolera que ninguém distorça a verdade, seja falso, tente mostrar por fora uma coisa e por dentro seja outra ou que viva praticando a mentira, seja pequena ou grande, quem quer se relacionar com Deus e ser salvo deve viver na verdade e jamais se aproveitar de uma arma maligna para tentar tirar algum proveito.

Como vimos no capítulo 21, os feiticeiros, os que se prostituem, os homicidas e os idólatras não herdarão o Reino de Deus, ou seja, tudo  o que você pratica e sabe ou tem dúvida se agrada ou não a Deus, coloca Sua Salvação em risco, por isso a importância de se relacionar diariamente com Deus para Entender Sua vontade para nossas vidas, pois:

Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
                                                                           


Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.
                                                                  Apocalipse 22,16


Neste último capítulo o Senhor Jesus dá uma definição de Si mesmo, primeiro Eu Jesus, quer dizer o Criador, o Redentor e o Salvador, depois A Raiz de Davi, o Senhor quando veio a este mundo em forma humana, nasceu em uma mulher e foi descendente de Davi, depois A Resplandecente Estrela da Manhã, mostrando que Ele é Único, Exclusivo e Eterno, fazendo uma alusão a estrela que surge todas as manhãs trazendo um novo dia, mostrando que o Senhor Jesus ressuscitou e esta vivo Eternamente, nada nem ninguém pode deter o Senhor!

E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
                                                                  Apocalipse 22,17



Quem quiser significa que ainda há tempo para ser lavado no Sangue do Senhor Jesus, é só ser sincero e se entregar ao Senhor agora aí onde você está lendo esta mensagem, e beber da fonte da água da vida, e ter em seu interior a Verdadeira Paz que só tem quem já conhece o Senhor Jesus!


CONCLUSÃO E BENÇÃO:

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
                                                           
 Apocalipse 22, 18-19.


As palavras dos versículos 18 e 19, mostram claramente que aqueles que adulterarem a palavra de Deus trarão sobre si todas as pragas dos 7 selos, das 7 trombetas e das 7 taças da ira de Deus, além de serem condenados a eternamente, pois perderão sua parte no Paraíso!

Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.
                                                            


Aqui está o fundamento e a força da fé daqueles que vivem segundo a Palavra de Deus: o retorno do Senhor Jesus!

E o próprio Senhor garante que o seu retorno certamente acontecerá e será em breve, é como se ele dissesse a cada um de nós: Fique firme em breve eu retornarei para busca-lo!

E essa tem que ser a oração dos verdadeiros cristãos: Volta logo Senhor Jesus! Amém e graças a Deus!

Meus amigos, o intuito do livro do Apocalipse é trazer a esperança a todos os que vivem segundo a Palavra de Deus, e dar a oportunidade de todos que tem vivido de uma forma contrária a vontade de Deus, de se consertarem, portanto se você não tem certeza da sua Salvação, vá a algum lugar reservado agora, entregue sua existência nas mãos do Senhor Jesus e passe a viver conforme Ele lhe ordenar, você nunca mais será o mesmo e quando o Senhor voltar ou quando você partir, estará junto com Ele para sempre no Paraíso!

Não jogue fora essa, que pode ser sua última oportunidade!


Espero que este estudo ajude em sua comunhão com o Senhor Jesus , pois Ele é o inspirador de tudo o que falamos!

Que Deus o abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!