A lição que fica pelo fato de Moisés não ter entrado na Terra Prometida e Miriã ter sofrido com a doença da lepra, e a responsabilidade de quem teve um real encontro com Deus !



Resultado de imagem para responsabilidade

Tudo o que está na Bíblia que é a Palavra de Deus, tem um sentido para nós, tem algo a nos ensinar e não está escrito por acaso, por isso a grande importância de você buscar o Espírito Santo para poder compreender a Voz do Senhor!

E hoje gostaria de passar para vocês um ensinamento precioso sobre o fato de Moisés, um grande homem de Deus, não ter entrado na terra prometida e sua irmã Miriã que teve lepra por contestar as decisões de Moisés, que foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel na saída do Egito rumo a terra prometida.


Deus ordenou a Moisés que falasse com a rocha para que jorrasse água para o povo que mais uma vez estava murmurando, e Moisés levado pelo sentimento talvez de cansaço e estresse por conta do povo rebelde, bateu na rocha duas vezes, desrespeitando uma ordem clara do Senhor como podemos ver em Números 20 e o Senhor o informou que ele e Arão não conduziriam mais o povo à Terra Prometida:

O Senhor, porém, disse a Moisés e a Arão: "Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade à vista dos israelitas, vocês não conduzirão esta comunidade para a terra que lhes dou".





Já Miriã, junto com seu irmão Arão, criticaram Moisés por ter se casado com uma mulher cuxita, e começaram a se questionar, dizendo que Deus não falava somente através de Moisés mas que também falava através deles.

E isso desagradou a Deus como podemos  ver em Números 12:

Então o Senhor desceu numa coluna de nuvem e, pondo-se à entrada da Tenda, chamou Arão e Miriã. Os dois vieram à frente,

e Ele disse: "Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele.
Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.
Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moisés? "
Então a ira do Senhor acendeu-se contra eles, e ele os deixou.
Quando a nuvem se afastou da Tenda, Miriã estava leprosa; sua aparência era como a da neve. Arão voltou-se para ela, viu que ela estava com lepra




Se formos analisar a situação, nem Moisés nem Miriã cometeram pecados graves como: adultério, vícios, homicídios e etc, nada disso! 

Em um momento infeliz, eles deixaram de ouvir a Voz de Deus para dar ouvidos aos sentimentos do coração!


Em contrapartida, nessa mesma época, temos outro hebreu, Corá, que foi o pivô de várias rebeliões contra Moisés, ou seja, contra o próprio Deus, pois as palavras que Moisés passava para o povo vinham de Deus, Corá praticou muitas coisas que aos nossos olhos são muito mais graves do que Moisés e Miriã  (como podemos ver em Números 16), não é verdade?


Mas por um bom tempo mesmo sendo o líder de diversas rebeliões, Corá não teve lepra, nem algo que aparentemente o estivesse punindo pela sua rebeldia!

Então porque Moisés e Miriã, que temiam a Deus, foram punidos de imediato ao tomarem decisões erradas e Corá por tanto tempo "ficou sem punição"?


A resposta é muito simples! Moisés tinha um relacionamento com Deus tão profundo a ponto de ouvir, audivelmente mesmo, a Voz de Deus, ele chegou a ficar 40 dias no monte com o Senhor, já Miriã pelo que sabemos também era fiel a Deus e reconhecia o Senhor, portanto, mesmo que estivesse enfrentando uma baita pressão por parte do povo rebelde, no caso de Moisés ou que estivesse contestando uma atitude de Moisés ainda que fosse errada, Deus esperaria mais de quem: Moisés e Miriã ou Corá, que sempre se rebelava contra o Senhor e não temia a Deus?

Obviamente Deus esperaria mais de Moisés e Miriã!

Portanto, quando Moisés bateu na rocha ao invés de falar com a mesma, ele desobedeceu uma ordem clara de Deus

Já Miriã, quando se rebelou contra Moisés, estava se rebelando contra o Senhor e de imediato recebeu a repreensão por sua postura completamente equivocada para uma pessoa temente a Deus!

Cabe aqui ressaltar que não estou de forma alguma criticando Moisés nem Miriã, são duas pessoas de Deus, Moisés foi escolhido por Deus, estamos aqui destacando a grande responsabilidade que uma pessoa que verdadeiramente conheceu a Deus tem, em comparação com aqueles que ainda não tem um relacionamento com Deus!

Mas  o que essa passagem tem a ver com os dias atuais?

Amigos, quem de fato recebeu o Espírito Santo e teve um encontro com Deus, tem o próprio Deus dentro de si, e o normal é que essa pessoa cresça com Deus, desenvolva seu relacionamento com o Senhor cada vez mais, ficando cada vez mais semelhante ao Senhor que habita dentro dela, e que não fique cometendo erros ou tomando decisões que desagradam ao Senhor e que envergonhem Seu Nome!

Por exemplo, uma pessoa que diz ter o Espírito Santo, mas que age com falsidade, fica falando mal das outras pessoas (ainda que elas estejam erradas) espalhando assuntos que não lhe dizem respeito, fazendo fofocas, são arrogantes, fingidas, não respeitam seus pais, são ignorantes e mal educadas, são frias  e indiferentes com seus familiares e  com o próximo,  e principalmente não tem vida com Deus, se quer meditam nas Sagradas Escrituras, não tem o seu momento a sós com Deus, se comportando como incrédulas, estáo indo contra o que Deus ordena, portanto, está fazendo como Moisés e Miriã, deixando de lado a Vontade de Deus para obedecer o seu coração, e isso desagrada a Deus como vimos no caso deles.

Corá e seus seguidores que se levantaram contra Moisés tiveram um triste fim e foram vivos direto para o inferno conforme podemos ver em Números 16.

Aqueles que não querem obedecer a Vontade de Deus certamente terão um triste fim como o de Corá, mas se você teve sua experiência com Deus, não jogue fora sua comunhão com o Altíssimo, reveja seus conceitos, olhe para dentro de si, e veja o que precisa e pode mudar em sua vida, pensamentos, comportamento, atitudes e principalmente analise, veja como está o seu relacionamento com Deus, pois se você recebeu o Espírito Santo e teve acesso a Verdade, sua reponsabilidade é muito maior do que aqueles que ainda não conhecem e temem a Deus!

Tome cuidado para não cometer os erros de Moisés e Miriã, vigie o que tem nutrido dentro de si, pois Deus espera o melhor de você, não decepcione o Senhor, pois os únicos que tem a perder somos nós, Deus é Deus conosco ou sem nosco, já nós, não somos nada sem a Presença de Deus!

Enfim, desenvolva seu relacionamento com  Deus, viva em obediência você só tem a ganhar!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!