A lição que devemos aprender com o irmão do filho pródigo



Resultado de imagem para o irmao do  filho prodigo


Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos.
O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.
"Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente.
Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade.
Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos.
Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.
"Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!
Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.
Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’.
A seguir, levantou-se e foi para seu pai. "Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.
"O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’.
"Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.
Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar.
Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar.
"Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança.
Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo.
Este lhe respondeu: ‘Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo’.
"O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele.
Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.
Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele! ’
"Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu.
Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ ".






Geralmente quando lemos essa passagem narrada pelo Senhor Jesus, focamos no filho pródigo, sobre o fato dele ter desprezado o seu pai e afastando-se dele, ter passado pelos piores momentos de sua vida e que arrependido ele foi muito bem recebido de volta pelo pai mesmo depois de ter cometido vários erros.


Mas desta vez focaremos na lição que podemos aprender com o erro do outro filho, aquele que estava com o pai, e que ao invés de fazer como o pai, ou seja, ficar feliz com a volta do irmão que estava desaparecido, ficou irado pelo fato do pai receber o filho com todas as honras mesmo depois de ter errado muito!

Sendo bem direto e trazendo para os nossos dias, devemos refletir e saber qual tem sido nossa real intenção em obedecer e servir a Deus, existem várias pessoas que pensam no seu galardão, pensam em receber no céu, e por esse motivo se empenham em ganhar almas, mas por esta passagem fica claro que  nada do que fizermos corretamente fará com que Deus nos ame mais e nada do que fizermos de errado fará com que Deus nos ame menos, Deus ama a todos de maneira igual e incondicional, quem decide se vive esse amor é cada pessoa.

Por mais que uma pessoa tenha errado na vida ainda que sejam erros gravíssimos, se houver um sincero arrependimento, ela será perdoada por Deus e salva com certeza, pois foi Ele que pagou o preço na cruz para salvar a todos, ao passo que se alguém viver 80 anos de fidelidade a Deus e se achar no direito de receber mais do que o outro que fez menos, deve tomar cuidado pois pode perder sua Salvação!

O filho que ficou irado com a festa que o seu pai deu pela volta do seu irmão, representa aquele tipo de pessoa que pensa ter um status espiritual melhor do que outras, pensa merecer alguma coisa de Deus e por isso sente inveja da festa do irmão, e a pergunta é: Digamos que você foi usado por Deus para salvar 1 milhão de pessoas e que quando chegar no céu você não tenha recompensa maior do que aquele que foi salvo nos últimos segundos de vida, qual seria sua reação?

Aí é que surgem os verdadeiros servos de Deus que não estão preocupados em receber, mas sim em dar porque como o próprio Senhor Jesus disse:

Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.



O irmão do filho pródigo pensava que pelos seus feitos e fidelidade ao pai, merecia mais do que o irmão que errou muito, mas será que receber algo além da honra de ser filho do pai e estar todo o tempo com ele?


E a pergunta é: Existe maior recompensa do que receber o Espírito Santo e passar a Eternidade junto com o Senhor Jesus?

Será que dá para pensar em receber algo maior e melhor?


Reveja seus conceitos como servo de Deus, jamais se apoie em suas qualidades ou feitos na obra, pois a maior riqueza que alguém pode ter é um relacionamento pessoal com o Senhor Jesus!

E ninguém merece a salvação, só somos salvos por meio do Sangue do Senhor Jesus, obvio que aqueles que não obedecem e rejeitam a Palavra do Senhor e não tem uma vida com Deus não podem ser salvos, mas não são nossos feitos que garantem nossa salvação de forma alguma, se confiarmos em nós e no que somos ou fazemos estaremos perdendo até a Salvação porque ao invés de confiramos no Único que pode nos salvar que é o Senhor Jesus estaremos assim como outro religioso qualquer confiando em nós mesmos, em nossas obras, como se fosse em uma imagem ou como se fossem penitências!

É hora de fazer uma avaliação profunda, vá a algum lugar reservado e fale com Deus, reconheça que sem Ele você não pode ser salvo e que tudo o que você precisa, é da Presença d'Ele!

E jamais pense ter direito a receber mais do que alguém só porque você está a muitos anos na fé ou tem muitos feitos na obra. 

Lembre-se a glória e o mérito sempre são de Deus, o Pai considera a todos seus filhos e nos ama de maneira igual!

Deus os abençoe!


Se as mensagens tem lhe ajudado, curta e compartilhe com todos, vamos ganhar almas:



Canal no youtube:


Testemunho - 

- A cura definitiva para a despersonalização, depressão ou qualquer trauma interior:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!