Como e porque se deve perdoar ?

Resultado de imagem para perdão


O Senhor Jesus deixa claro o modo como devemos perdoar nesta mensagem no livro de  Mateus capítulo 18, versículos 18 -35:


Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?

Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.
Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.



Primeiramente, você deve ter estranhado em uma mensagem direcionada ao ato de perdoar,  uma imagem de alguém sendo livre de uma prisão, representada pelas algemas não é mesmo?

Mas é exatamente isso o que acontece quando uma pessoa guarda mágoa ou ressentimentos de alguém, ainda que esse alguém tenha feito muito mal contra ela, é ela mesma que fica presa e refém daqueles sentimentos, sofrendo, enquanto a outra pessoa as vezes até já se esqueceu ou nem sabe que tinha causado sofrimento nesta pessoa, além disso, quem sobre é a alma da pessoa, que sabe que se ela não perdoar, não haverá Salvação, mas sim condenação eterna!

Amigos, O Senhor Jesus deixa claro que assim como o primeiro servo foi perdoado de uma dívida enorme, nós fomos perdoados quando Ele deu Seu precioso sangue na cruz para nos perdoar de todos os nossos pecados, e o segundo servo representa a nossa vez de perdoar e fazer o que o Senhor fez por nós, ou seja, ele tinha uma dívida a receber muito menor em relação ao que ele foi perdoado pelo senhor e, ainda assim teve a coragem de não fazer o mesmo com o conservo, ou seja, o lançou na prisão se quer se lembrando que foi perdoado de uma dívida impagável e imensa perto dos cem dinheiros que ele tinha a receber!


Se o Senhor perdoou, então nós temos que perdoar, porque além de nos dar o exemplo, Ele deixou claro no último versículo:

E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.

Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.



Fica claro que se não perdoarmos os nossos ofensores, por pior que seja o que tenham feito, estamos nos colocando acima do Senhor, porque Ele perdoou a toda humanidade e oferece a Vida Eterna a todos que se entregam à Sua Palavra de verdade, e porque nós, sendo míseros pecadores não podemos fazer em relação aos nossos ofensores, o que nosso Senhor fez por nós, quando perdoou nossa dívida impagável de se rebelar contra Ele, ignorando Sua Presença mesmo sem merecermos?


Se eu realmente tenho o Espírito Santo, eu tenho que perdoar, se eu quero ser salvo eu tenho que perdoar, porque se eu guardar mágoa, rancor ou ressentimento de uma pessoa, eu também não serei perdoado, isso está claro neste texto!

Amigos, analise sua vida, veja se tem alguma coisa guardada dentro de você contra alguém que lhe tenha feito mal, claro que existem situações que se você for falar vai até piorar, mas peça a Deus para que lhe mostre como agir com essa pessoa que te desprezou ou lhe fez mal ou prejudicou em algum momento, peça ao Senhor para limpar seu coração, e diga ao seu coração que quem manda nele é a sua mente e na sua mente manda a Palavra de Deus, só de tomar essa decisão sincera e orar por essa pessoa Deus já estará vendo sua sinceridade, e pergunte ao Senhor se há necessidade de conversar e pedir perdão a essa pessoa, se houver peça a Deus para lhe ajudar e vá em frente!

Além disso, o perdão é necessário porque você pode precisar dele amanhã, então perdoe e você será perdoado, não perdoe e você não será perdoado, mesmo fazendo parte de uma igreja ou ocupando um alto cargo, você perderá sua Salvação, não brinque com isso, não jogue sua comunhão com Deus fora, se Deus fosse olhar tudo o que fizemos de errado na vida, estaríamos perdidos, então quem somos nós para se achar no direito de não obedecer a ordem do Senhor Jesus e por em prática o seu grande e perfeito exemplo de perdão com todos os que o crucificaram:

E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.
E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.



E se não perdoarmos, estaremos desobedecendo ao Senhor e perdendo a Salvação Eterna, é como se estivéssemos crucificando o Senhor Jesus novamente, rejeitando o Seu sacrifício ao desobedecê-Lo!

Lembre-se, a mágoa só faz mal para quem a guarda, é como beber veneno esperando o outro morrer e esse tipo de sentimento não combina com quem realmente nasceu de Deus!


Deus os abençoe!


Se você precisa de ajuda agora acesse:

universal.org/pastoronline



Deus os abençoe e que seus olhos sejam abertos à ÚNICA Verdade que é JESUS!
Se as mensagens tem lhe ajudado, curta e compartilhe com todos, vamos ganhar almas:



Canal no youtube:


Testemunho - 

- A cura definitiva para a despersonalização, depressão ou qualquer trauma interior:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!