Será que somente os que cometem pecados graves estão perdidos? Veja a diferença entre os erros dos reis Davi e Saul


Resultado de imagem para saul x davi


Quando analisamos a história de dois reis de Israel, sendo que ambos foram chamados por Deus para reinar, vemos que os dois cometeram erros e aos olhos humanos o rei Davi certamente cometeu erros muito mais graves do que os de Saul. Davi se envolveu com a mulher de um dos seus melhores soldados chamado Urias,  ele teve até um filho com ela que veio a falecer, e como se já não bastasse esse erro gravíssimo, Davi ainda colocou Urias na frente da batalha para que ele morresse e assim,  pudesse se casar com sua mulher que se chamava Bate Seba.

Veja aqui os erros de Davi:

E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.

E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?
Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.
E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.
Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi.
Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como passava Joabe, e como estava o povo, e como ia a guerra.
Depois disse Davi a Urias: Desce à tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo lhe foi mandado um presente da mesa do rei.
Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor; e não desceu à sua casa.
E fizeram saber isto a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então disse Davi à Urias: Não vens tu duma jornada? Por que não desceste à tua casa?
E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa.
Então disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e à tarde saiu a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa.
E sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mão de Urias.
Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.
Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.
E, saindo os homens da cidade, e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.





Veja que aos olhos humanos Davi seria condenado com as piores penas pelo tamanho da gravidade dos seus erros não é verdade?

Realmente os erros de Davi foram terríveis, mas veja a reação de Davi após essas atrocidades:

Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;
E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.
Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.
Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.
Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.



Davi cometeu muitas atrocidades, vamos lá:

Cobiçou uma mulher casada;
Se deitou com ela e a engravidou;
Queria esconder seu pecado quando ordenou que Urias voltasse da guerra;
Matou o marido de Bate Seba.

Realmente, o que Davi fez foi terrível, tão terrível que aquilo que ele queria manter em oculto Deus deixou bem claro que seria mostrado a todos em público, veja as consequências desse pecado:

A filho que Davi gerou com Bate Seba morreu;
O filho de Davi Amnom se deitou com Tamar sua irmã;
Absalom também filho de Davi, o traiu, tomou seu lugar no trono, se deitou com a mulher de seu pai;
Absalom foi morto por Joabe;


Tudo o que plantarmos, colheremos, ninguém escapa dessa lei de Deus, por isso, Davi colheu coisas terríveis por conta do seus terríveis pecados!

Mas Davi reconheceu seu erro e foi perdoado, embora tenha colhido consequências terríveis conforme o Senhor lhe disse, ele foi perdoado, porque foi sincero, reconheceu seu erro e decidiu buscar o perdão de Deus com sinceridade, por isso foi chamado de homem segundo o coração de Deus!


Já Saul, cometeu um erro que certamente se repetiu mais de uma vez, mas que aos olhos humanos não tinha tanta relevância, Deus ordenou através do profeta Samuel que ele matasse o rei dos amalequitas e todo este povo, inclusive todo o seu gado, mas Saul quis fazer a sua própria vontade, preferiu agradar o povo e trouxe o rei dos amalequitas vivo junto com a melhor parte do gado, com a desculpa de que iria sacrificar esses animais a Deus, como você pode conferir no Livro de 1 Samuel capítulo 15.

Agora veja a resposta de Deus a DESOBEDIÊNCIA  de Saul:

17/19 “Numa altura em que ainda não te tinhas em grande consideração a ti próprio, Deus fez de ti rei de Israel. Depois mandou-te cumprir esta acção, ordenando-te: ‘Vai destruir completamente esses pecadores amalequitas, até que todos estejam mortos.’ Sendo assim, por que razão não obedeceste ao Senhor? Porque é que te lançaste sobre o despojo, fazendo exactamente aquilo que o Senhor mandara que não fizesses?”
20/21 “Mas eu obedeci ao Senhor!”, insistiu Saul. “Fiz o que ele me disse; trouxe o rei Agague, mas matei todo o resto da gente. Foi só quando as tropas pediram para ficarem com o melhor dos animais e do saque que eu as autorizei, para oferecerem isso ao Senhor.”
22/23 “Mas alguma vez o Senhor tem o mesmo prazer nos holocaustos e sacrifícios do que na obediência à sua palavra? Obedecer é muito melhor do que sacrificar! Ele está muito mais interessado em que o escutes e sigas, do que na gordura de carneiros. A rebelião é pecado tão grave como a própria feitiçaria; a obstinação é coisa tão má como a idolatria. Portanto, já que rejeitaste a palavra do Senhor, também o Senhor te pôs de parte como rei.”
Saul ao ser repreendido pelo profeta, que transmitia as palavras que vinham do próprio Deus, não assumiu seus erros, suas intenções não eram sinceras diante de Deus, ele preferiu agradar a si mesmo, fazendo a vontade do povo, ao invés de OBEDECER A DEUS, só faltou dizer que ele estava certo e Deus errado!

Meus amigos, de repente você cometeu um ato terrível: assassinato, adultério ou qualquer outro crime grave e todos a sua volta tem lhe julgado, mas saiba que embora você terá que colher as consequências de seus atos, até para que você aprenda a lição, Deus te perdoa, Ele quer te dar uma nova chance de receber a Vida Eterna agora mesmo!

Ninguém tem o direito de julgar ninguém a não ser o Senhor Jesus, o mesmo Deus que perdoou Davi, deseja lhe perdoar, aliás, Ele já te perdoou na cruz, dando o Seu Sangue para que você fosse perdoado e salvo, só depende de você ser humilde confessar o seu pecado a Deus, se consertar com as pessoas que você prejudicou e se perdoar, e você será livre desse fardo!

Você não pode mudar o passado, mas pode mudar o destino de sua alma, o Senhor Jesus quer te salvar agora mesmo!

E você que de repente está dentro de uma igreja, até ocupa ou aspira a um cargo na obra de Deus,  ou que embora não faça parte de uma igreja, pense que simplesmente por ser uma boa pessoa, que não faz o mal a ninguém e ajudar os outros você está salvo, arrependa-se!

Ser uma boa pessoa é um dever, é o mínimo que cada ser humano deve ser, Deus quer da nossa parte respeito, OBEDIÊNCIA e consideração à Sua Palavra, às vezes você pode não ter cometido algo grave, mas tem ignorado que Deus conhece a sua consciência e sabe que intenções e pensamentos você nutre dentro de si, e se você não decidir OBEDECER a Deus e fazer como Saul, pensar que só você está certo e que um errinho aqui e ali não faz mal , arrependa-se antes que seja tarde demais!

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.



De repente você  se preocupa mais em agradar aos homens do que a Deus, e não tem uma intenção sincera diante do Senhor, arrependa-se, pois o pecado da desobediência muitas vezes como no caso de Saul, que se achava certo e não se arrependeu, antes insistiu em ignorar às ordens do Senhor, pode trazer consequências irreversíveis, pois lembre-se que Saul não foi humilde para se arrepender e infelizmente como rejeitou o Senhor, também foi  rejeitado!

Lembre-se quem precisa de Deus somos nós e não o contrário, nunca se ache santo demais, sempre procure manter um relacionamento sincero com Deus para que você OBEDEÇA A SUA VOZ, que certamente será o melhor para você!



Deus os abençoe e que seus olhos sejam abertos à ÚNICA Verdade que é JESUS!

Se você precisa de ajuda agora acesse:

universal.org/pastoronline

Se as mensagens tem lhe ajudado, curta e compartilhe com todos, vamos ganhar almas:



Canal no youtube:


Testemunho - 

- A cura definitiva para a despersonalização, depressão ou qualquer trauma interior:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!