A humildade dos gregos diante do Senhor Jesus




Resultado de imagem para humildade

Quem conhece ao menos um pouquinho da história da Grécia, sabe perfeitamente que, se havia um povo arrogante e cheio de si já na época em que o Senhor Jesus esteve na terra, esse povo era os gregos! 

Eles tinham muito conhecimento e até sucesso em várias áreas como: medicina, filosofia, eram uma potência militar, eles chegavam a ponto de denominar "deuses", o que mostra de forma clara, o quanto eles eram apreciadores de si mesmos!

No livro de João, no capítulo 12, versículos 20 a 26, temos um precioso ensinamento sobre a visita que alguns gregos fizeram ao Senhor Jesus:



Ora, havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa.
Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus.
Filipe foi dizê-lo a André, e então André e Filipe o disseram a Jesus.
E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado.
Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.
Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.
Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.


Logo no primeiro versículo, fica evidente o motivo pelo qual os gregos foram a festa: Adorar! Eles não foram atrás do Senhor Jesus em busca de um milagre, mas sim em busca de conhecê-Lo pessoalmente, ou seja, eles queriam ter um Encontro com o próprio Deus!

Note que o texto faz questão de citar que os gregos se dirigiram a Filipe, que não era menos importante que os demais apóstolos, porém, digamos que ele não era um dos principais no sentido de destaque, comparando com o que sabemos sobre Pedro, Tiago e João que viveram experiências sensacionais durante seu ministério aqui na terra, e no texto também é enfatizado o local de onde Filipe vinha: Betsaida, da Galiléia.

Betsaida possuía uma população pesqueira, ou seja, o texto está nos mostrando que Filipe tinha origem em um local composto por  pessoas simples, que não eram influentes em Israel, muito pelo contrário, e o que chama a atenção, é o grau de temor, respeito e humildade que os gregos, que vinham de um povo com muitos conhecimentos tiveram diante de pessoas que eram pescadores, veja como os gregos trataram Filipe:... Senhor, queríamos ver a Jesus 

Em outras palavras: Senhor, será que o senhor por gentileza, poderia nos conceder o privilégio de ver o Senhor Jesus, queremos ter um Encontro com o Mestre!

Pense, se eles tiveram tamanho respeito a ponto de chamar de Senhor, um jovem, que era de um povoado que vivia da pesca, ou seja, pessoas simples, e que não era reconhecido em Israel, imagine quando estiveram diante do Senhor Jesus!

Filipe comunicou a André, que também era de Betsaida, ou  seja, também era uma pessoa simples, e eles comunicaram ao Senhor Jesus, que logo respondeu:

E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado.

Repare a alegria que a visita desses gregos causaram no Senhor Jesus!

Então quer dizer que eles vieram só pra Me ver! Eles não estão me buscando apenas para serem curados, libertos ou precisando de dinheiro?

Porque o próprio povo judeu, o povo onde o Senhor nasceu, na grande maioria das vezes que O procurava, era sempre que a barriga estava doendo, sempre havia alguém precisando ser curado, ou precisando de alimentos ou ainda precisando que o Senhor expulsasse algum demônio.

São raríssimas as exceções nas Escrituras Sagradas onde vemos alguém  que procurou o Senhor Jesus para falar sobre ter um encontro com Ele, fora os gregos, tivemos o jovem rico, que todos conhecem e sabem que ele não deu ouvidos as Palavras do Senhor Jesus e Zaqueu, esse sim,  chamou a atenção do Senhor Jesus ao subir na árvore e deu ouvidos às Palavras do Mestre!

A partir do versículo seguinte, o Senhor Jesus deixa claro para todos nós, o que Ele quer transmitir através desta mensagem:

Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.

Seguindo em nossa meditação, o Senhor Jesus após receber a visita dos gregos, que abriram mão de sua alta posição social, seu alto grau de conhecimento e sem se importar com o que os outros iriam dizer, ou seja, abriram mão do seu eu, do seu orgulho de suas vaidades, do seu achismo e reconheceram que precisavam Conhecer o Senhor Jesus, O Mestre nos ensina que assim como o um grão de trigo ao cair na terra não morrer, se nós não morremos para nós mesmos, ou seja, abrirmos mão do nosso orgulho, do nosso eu e buscarmos com humildade conhecer o Senhor Jesus e a Sua Vontade para nossas vidas como fizeram os gregos, nós estaremos sozinhos e não chegaremos a lugar algum e o pior sem o Senhor Jesus, ninguém será salvo!

É exatamente o que o Senhor Jesus deixou claro em João 15:5:

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.


 Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.


Por isso o Senhor nos deixa essa mensagem: Se você preferir agradar a si mesmo ou às pessoas acima da Minha Vontade, ou seja, preferir ganhar sua vida neste mundo, negociando com sua carne, você vai perder a Vida Eterna, porque estará separado da Presença de Deus para sempre, porém, se você lutar para priorizar a Vontade de Deus e colocar o Senhor Jesus como o 1° em sua vida, obedecendo a Sua Palavra, e permanecer crescendo em sua comunhão com o Pai, então você pode até aparentemente estar perdendo neste mundo passageiro, mas já aqui e, principalmente depois na Eternidade, você será completo e viverá para sempre em perfeita paz e na plenitude da Presença de Deus, sendo realizado em tudo, pois Jesus é tudo o que precisamos!


Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.



Devemos desenvolver nossa intimidade com o Senhor Jesus, para que onde Ele estiver, estejamos nós também, se honrarmos o Senhor agora, Ele estará sempre cuidando de nós e estaremos para sempre com Ele na Eternidade!

Diante desse precioso ensinamento do Senhor Jesus, as perguntas que ficam são:

Será que o Senhor Jesus vê essa sede de conhecê-Lo a cada dia em você como Ele viu nestes gregos?

Você já parou para pensar como tem sido o seu comportamento para Deus, como: filho(a) d'Ele, servo(a), funcionário, patrão, filho(a), obreiro, pastor, irmão e etc?

Será que o foco de sua vida tem sido estar no centro da Vontade de Deus ou você se preocupa mais em agradar aos homens, ignorando o fato que Deus conhece cada uma de suas reais intenções?

Façamos uma reflexão agora, que venhamos analisar e rever nossos conceitos e valores diante de Deus, para que o foco de nossa vidas seja o centro da Vontade de Deus, para que cada vez mais cresça a sede e o temor diante de Deus dentro de nós e que haja cada vez menos de nós e mais de Deus dentro de cada um!




Deus os abençoe e que seus olhos sejam abertos à ÚNICA Verdade que é JESUS CRISTO!


Se as mensagens tem lhe ajudado, curta e compartilhe com todos, vamos ganhar almas:



Canal no youtube:


Testemunho - 

- A cura definitiva para a despersonalização, depressão ou qualquer trauma interior:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!