Por que Jó teve que passar por tanto sofrimento mesmo sendo reto diante de Deus? Leia e compreenda o por quê enfrentamos tantas situações difíceis, onde parece que Deus não está nos ouvindo!


Resultado de imagem para Jó





Muitos não compreendem o real motivo do Senhor ter permitido os sofrimentos na vida de Jó, até aproveitam essa passagem para questionar a Deus do por quê as vezes enfrentamos tantos sofrimentos, dificuldades e até problemas neste mundo, mesmo obedecendo a Sua Palavra e vivendo uma vida reta diante do Senhor!

Mas vamos compreender hoje, o real motivo de tanto sofrimento na vida de alguém que segundo o próprio Senhor, era extremamente fiel a Sua Palavra, afinal o que Jó precisava enxergar  ou mudar?

Bem, sabemos que o Senhor é verdadeiro, portanto a descrição dada por 
Deus sobre Jó no capítulo 1, prova que não foi nenhum ato pecaminoso como: mágoa, prostituição, infidelidade ou algo do tipo que seja o motivo de tanto sofrimento, veja:

E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
                                                                                                     Jó 1:8

Portanto, Jó obedecia a Deus e, trazendo para os dias de hoje, ele tinha todos os atributos de um verdadeiro cristão, não estava em pecado, o próprio Deus reconheceu que ele era o homem mais temente a Ele em toda a terra, ou seja, teoricamente era um modelo perfeito de cristão!

Mas então, qual foi o motivo do Senhor permitir tanto sofrimento na vida de alguém que era tão temente a Ele, a ponto de ser o mais qualificado homem de toda a terra, será que foi como muitos dizem, uma simples aposta ou um simples teste para Jó ou porque ele tinha medo?

A resposta obviamente é não, Deus jamais permite o sofrimento na vida de quem quer que seja simplesmente por permitir e sem propósito, mil vezes não!

Então qual foi a verdadeira razão de Jó ter passado por tudo isso?

Vejamos os títulos de alguns capítulos do livro de Jó:

12- Jó defende-se
13- 1-14- Jó continua sua defesa;
13- 14-28 - Jó deseja conhecer os seus pecados;
21-Os ímpios, muitas vezes, gozam prosperidade nesta vida;
23- Jó deseja apresentar-se perante Deus;
24- Os ímpios, muitas vezes, ficam sem castigo nesta vida;
27- Jó sustenta sua integridade  e sinceridade;
31- Jó declara sua integridade;


Veja o que Jó fala no capítulo 13 versículo 18: 

 Eis que já tenho ordenado a minha causa, e sei que serei achado justo.
                                                                                                                                                  Jó 13:18

Entre quarenta e dois capítulos do livro de Jó, em pelo menos 7 deles como vimos acima, Jó mostra que ele se apoiava em suas próprias qualidades, ou seja, ele era o homem mais temente a Deus na terra, era o tipo de cristão que quem olhasse não encontraria pecado ou muitos defeitos, mas faltava o principal, faltava Jó reconhecer que suas qualidades eram provenientes de Deus, e que por mais temente a Deus que ele fosse, ele não era digno de nada, ele tinha que reconhecer que sem Deus ele jamais conseguiria ser justo como ele era!

O fato dele obedecer ao Senhor e saber o que era certo ou errado e praticar o que era certo, não o fazia melhor do que os outros, porque Deus ama a todos de igual modo, nada do que fizermos pode fazer com que Deus nos ame mais, e nada que tivermos feito, pode fazer com que Deus nos ame menos, sempre somo iguais diante de Deus, óbvio que existe uma diferença entre quem se esforça para viver segundo a vontade de Deus e aqueles que ignoram o Senhor, mas jamais podemos atribuir a nós mesmos, as qualidades que temos, pois até nossas virtudes são provenientes de Deus e não de nós mesmos, pois sabemos que ainda que sejamos os responsáveis por nossas próprias escolhas, não temos nada a oferecer a Deus além do fôlego de vida que Ele mesmo nos deu!

Jó ainda era cheio de si e faltava se esvaziar desse sentimento que estava dentro dele, para que reconhecesse que  somente Deus é perfeito e que ele Jó, por mais que tentasse não poderia por si só, ser perfeito, ou seja, que moral Jó tinha para achar alguma coisa ou se achar justo, diante do Deus que o criou?

Que moral Jó tinha para questionar a justiça de Deus, dizendo que os ímpios muitas vezes ficam sem castigo nesta vida, como vimos no título do capítulo vinte e quatro?

Ele precisava se esvaziar do seu eu, se humilhar diante de Deus, reconhecer que tudo em sua vida, até as qualidades dele, vinham de Deus e não dele próprio!

Esse foi o motivo do Senhor permitir que ele passasse por tudo esse sofrimento!

Nos capítulos 38, 39, 40 e 41, Deus deixa isso muito claro, mostrando a Jó que ele não teria nenhuma resposta  diante do Senhor, questionando  sobre onde ele estava quando o Senhor criava a Terra,  ou  seja, que  a santidade de Jó, não era dele, mas eram características de Deus nele e que por mais que ele fosse reto e temente a Deus, deveria reconhecer sua insignificância diante do Senhor!


Está lembrado do que o próprio Senhor disse sobre Jó no capítulo 1:


E disse o Senhor a satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
                                                                                                      Jó 1:8

Teoricamente, Jó não teria nada do que se arrepender correto? Uma vez que ele mesmo queria se apresentar diante de Deus e ele mesmo afirma que seria tido como justo diante do Senhor por conta dos seus próprios méritos!

Observando o capítulo 40, vemos que Jó humilha-se diante de Deus e no capitulo 42, Jó arrepende-se, reconhecendo, portanto, que ainda precisava ser humilde diante do Altíssimo, reconhecendo sua insignificância diante de Deus e que dependia do Senhor em tudo em sua vida, e que jamais conseguiria viver uma vida de santidade diante de Deus por conta de méritos pessoais, até porque Jó, assim como todos nós, foi criado por Deus, portanto, o que nós poderíamos oferecer a Deus além da própria vida que Ele mesmo nos deu?

Logo após Jó ser sincero diante de Deus, podemos ver no capítulo 42 que Deus restituiu muito mais do que ele tinha antes, porém, o mais importante  vemos da boca do próprio Jó:

          Eu te conhecia de ouvir, agora os meus olhos te vêem
                                                                                                  
                                                                                                   Jó 42,5

Quando Jó enxergou que não havia méritos nele próprio e que até suas qualidades em relação a sua fidelidade a Deus vinham do próprio Deus,  obteve a maior glória que um ser humano pode ter: Conhecer a Deus verdadeiramente, ele reconheceu que sua maior riqueza é conhecer o Senhor e não se apoiar em suas próprias qualidades, ainda que fossem coisas boas!

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas,
Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em Me entender e Me conhecer, que Eu Sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas Me agrado, diz o Senhor.
Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que castigarei a todo o circuncidado com o incircunciso.


                                                                                   Jeremias 9:23-25


A conclusão que cheguemos é: Jó mesmo sendo tão temente a Deus, ainda precisava mudar e você de repente está passando por uma situação muito difícil, mesmo estando na Presença de Deus e não vivendo na prática do pecado, mas compreenda, Deus não permite nenhum sofrimento em vão, essa situação pode perfeitamente ser usada para que algo mude dentro de você, Deus está te lapidando e purificando, esteja humilde e atento(a) a voz do Senhor e encontre a Paz e Salvação que só Deus pode te dar!

Uma outra lição que podemos aprender com a história de Jó é que, quando estivermos enfrentando situações adversas em nossa caminhada na fé, mesmo estando firmes, devemos permanecer fiéis, não podemos ser fiéis a Deus apenas quando tudo está indo bem, por exemplo, caso enfrentemos um problema grave na família ou tenhamos uma crise financeira, qual seriam nossas reações? Será que permaneceríamos sendo fiéis a Deus mesmo enfrentando uma situação grave?

Será que ao enfrentar uma luta e obter o não de Deus em relação ao nosso pedido, iríamos murmurar e reclamar ou mesmo sentindo dores, compreenderíamos e confiaríamos na Vontade de Deus, sabendo que o Senhor já conhece o futuro?

Pois não seria honesto de nossa parte ser fiel a Deus apenas quando tudo está indo muito bem, quando tudo está tranquilo, nosso relacionamento com o Altíssimo não pode ser baseado no que Ele pode nos oferecer, mas sim n'Ele!

Nosso relacionamento com o Senhor Jesus tem que chegar ao nível em que o nosso maior prazer é estar com Ele, independente do que aconteça!

E assim como foi com Jó, o mesmo se aplica a nós ainda mais nos dias de hoje, como poderíamos pensar que podemos viver em um mundo tão sujo e cruel como este, perdoar quem nos ofende, negar o pecado por nós mesmos? É impossível!

Só conseguimos nos manter na fé até o fim quando obedecemos sim, mas quando principalmente temos um relacionamento diário com Deus, reconhecendo nossas fraquezas, tendo a consciência de que saber o que é certo ou errado não nos faz melhores do que ninguém, porque Deus é Perfeito e nós somo míseros vermes, ou seja, podemos ser os mais qualificados que ainda assim não somos absolutamente nada sem o Senhor dentro de nós!


Bildade, usado por Deus no capítulo 25, deixa claro que nós não somos nada diante do Senhor e precisamos ter isso bem claro dentro de nós, entender que não somos nada e que dependemos d'Ele para tudo:

Então respondeu Bildade, o suíta, e disse:

Com ele estão domínio e temor; ele faz paz nas suas alturas.
Porventura têm número as suas tropas? E sobre quem não se levanta a sua luz?
Como, pois, seria justo o homem para com Deus, e como seria puro aquele que nasce de mulher?
Eis que até a lua não resplandece, e as estrelas não são puras aos seus olhos.
E quanto menos o homem, que é um verme, e o filho do homem, que é um vermezinho!
                                                                                              Jó 25:1-6


Precisamos compreender o quanto precisamos e dependemos de Deus, o quanto somos vazios e sem rumo sem a orientação do Senhor, de repente o seu sofrimento hoje nem se compara ao de Jó, mas você tem negociado com Deus, tem murmurado e reclamado na hora das provações, ao invés de ser humilde e compreender o que Deus quer de você!

Não pense que o seu serviço na obra de Deus ou o fato de você viver em santidade, longe do pecado, faz com que Deus seja obrigado a fazer o que você quer, a obediência a Deus vai beneficiar a você mesmo, somos feitos de barro, o que Deus perde ou ganha com nossa obediência?

Portanto devemos ser maduros para compreender as fases que temos de atravessar, sejam muito boas ou muito ruins, o importante é que sempre haverá espaço para aprendermos com o Senhor se formos humildes, para receber Sua purificação e direção em meio a situações adversas!

Você precisa de Deus, se entregue ao Senhor Jesus onde você está agora, confesse-O como seu Único Senhor e Salvador, seja humilde diante de Deus como Jó foi e com certeza você será cheio do Espírito Santo, e lá na frente esse sofrimento que hoje parece ser interminável, vai parecer um nada e Deus ainda vai usar tudo isso para o seu bem e para ajudar a tantos outros!

Falo isso porque passei um duro deserto e foi exatamente isso o que aconteceu, não para mostrar que sou forte, porque não sou, mas para que você compreenda que Deus não quer o seu mal, mas o Senhor pode estar usando essa situação que você hoje não compreende para que você seja purificado, lapidado e desenvolva seu relacionamento com Ele de uma forma mais profunda, para que sua fé cresça e se torne inabalável, não por conta da nossa força, mas pela Presença de Deus em nós!

Deus os abençoe e que seus olhos sejam abertos à ÚNICA Verdade que é JESUS CRISTO!
Se as mensagens tem lhe ajudado, curta e compartilhe com todos, vamos ganhar almas:



Canal no youtube:


Testemunho - 

- A cura definitiva para a despersonalização, depressão ou qualquer trauma interior:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!