Cristãos, leiam esta mensagem e entendam o sentido de suas vidas - O bom samaritano, aprenda sobre quem é o seu próximo e por que Deus permite tantas pessoas difíceis passarem em nossas vidas!

Resultado de imagem para o bom samaritano





E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

E Ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.





Muitas vezes mesmo sendo cristãos e tendo uma vida com Deus, se relacionando com Deus, temos dificuldades em entender que quem tem o controle de toda e qualquer situação é Deus e não o diabo, por isso, ainda que você pense que o diabo tenha colocado alguém no seu caminho, que de repente o feriu, o magoou ou o prejudicou, comece a abrir um pouco mais a sua mente e compreenda que Deus tem o controle sobre tudo e todos e se ele permitiu o diabo fazer alguma coisa, é porque isso não pode destruí-lo ou prejudicá-lo de uma forma irreversível e conforme está escrito em Romanos 8:28:

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.


Existem situações é óbvio que são criadas pelo diabo, mas ele não tem como trabalhar ou fazer algo escondido de Deus, o que muitas vezes acontece é que as pessoas caem na lábia do enganador e depois o culpam pelo seu próprio erro, e quando não, culpam até a Deus como Adão fez, culpando a Deus pela mulher que o Senhor havia lhe dado para justificar o seu próprio erro como se o erro fosse de Deus, que o criou, o colocou em um paraíso e lhe deu uma companheira!

Mas entrando agora no foco da Parábola do bom samaritano, quando nos deparamos em situações em que não recebemos algo que esperávamos de alguma pessoa, ou seja do nosso próximo, quando o nosso próximo nos magoa, é ingrato, é uma pessoa de cabeça dura, temperamental, difícil, a nossa tendência é fazer como o sacerdote e o levita que o Senhor Jesus cita nessa passagem, ignoramos e selecionamos quem deveria ser o nosso próximo e não o amamos como a nós mesmos conforme o Senhor nos ordena em Sua Palavra!

Não estou dizendo que você deve ser bobo, aceitar tudo e que deve gostar de todo mundo, fazer média com as pessoas, absolutamente não!  O Senhor Jesus selecionava muito bem o grau de intimidade que Ele concedia a cada pessoa, não por conta d'Ele, porque no que depender do Senhor Ele quer um relacionamento próximo com todos, mas Ele sabe que nem todos querem, tinha o grupo dos setenta que foram enviados pelo Senhor, tinha os doze apóstolos e dentre os doze apóstolos apenas três, Pedro, Tiago e João eram mais íntimos do Senhor, tanto é que foram os únicos a verem a glória do Senhor no Monte Hermom Mateus 13:1-17.

O que queremos dizer é que o Senhor Jesus está nos ensinando que não devemos olhar a quem estamos amando, ou seja, estendendo a mão, não importa o que essa pessoa nos fez, se nos rejeitou, se nos maltratou, se nos insultou, se foi uma péssima pessoa para a sociedade, amar o próximo é fazer com ele exatamente o que gostaríamos que fosse feito conosco, ou seja, prestar auxílio, ser paciente, ainda que essa pessoa não mereça!


Veja o exemplo do Mestre, os doutores da lei chegaram ao ponto de dizer que o Senhor fazia milagres pelo poder do diabo (Mateus 12:27), mas em Lucas 8:40, vemos que Jairo que era um dos principais da sinagoga, veio até o Senhor Jesus rogando que sua filha que estava para morrer fosse curada, e o que o Senhor Jesus fez?  

Ele poderia ter falado: Obrigado Pai, pela Tua justiça, agora esse cara se lasca, esse miserável vai ter o que merece, e tem mais, Jairinho, pode preparar o caixão que sua filha vai morrer seu miserável rs, vocês não dizem que eu curo e faço milagres pelo poder dos demônios?  Então te vira e chore a morte da garotinha, pode preparar o cafezinho para o velório rs!


Mas não foi isso o que o Mestre fez, veja:

Mas Ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina.
E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer.

E seus pais ficaram maravilhados; e Ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido.





Ainda que o próximo em nossas vidas seja alguém que não conhecemos e que não haverá grande relevância em nossa vida aqui na terra, ou que tenha nos maltratado ou feito mal, devemos seguir o exemplo do Mestre e amar essa pessoa com o Senhor nos ama!

O Senhor Jesus não levou em consideração quem Jairo era, o que ele tinha feito ou falado contra Ele, e não negou ajuda, o Senhor foi lá e atendeu o pedido e operou o milagre independentemente de quem era o seu próximo, nos dando o exemplo de como devemos agir!

Temos que estar preparados para o próximo em nossas vidas, pois ele pode estar precisando de atenção, de paciência, de ajuda, e Deus conta ou permite que sejamos usados por Ele, e espera que não sejamos aquele tipo de pessoa como o sacerdote ou o levita da parábola, que seleciona quem ela vai amar ou ajudar, que quer selecionar quem é o seu próximo, absolutamente não!

Deus espera que tenhamos um comportamento como Ele nos deu em Seu exemplo quando esteve aqui na Terra em forma humana na pessoa do Senhor Jesus, ou seja, que não olhemos para quem seja o nosso próximo ou o que essa pessoa fez  de repente até contra nós, mas que venhamos permitir o Senhor amar essa pessoa através de nós!

Não foi sem propósito que o Senhor Jesus nos deixou essa preciosa mensagem:


Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.


Cuidado, que se você pensa que o seu  próximo  de hoje é difícil rs, o próximo de amanhã  costuma ser pior rs, prepare-se!

Nós precisamos entender que, Deus espera que venhamos influenciar as pessoas ou o próximo de maneira positiva ao londo de nossas vidas, independente de quem seja ou de onde estivermos, principalmente como um instrumento que os leve de volta para o Senhor, assim nossas vidas terá um propósito e um sentido muito profundo, e conseguiremos  nos dar muito melhor quando o nosso próximo for alguém ou alguma situação desagradável e ao invés de ficar pensando que foi o diabo que colocou a pessoa em nosso caminho, vamos sempre lembrar: Deus é quem tem tudo e todos, inclusive o  o diabo sob controle!

E Além disso, iremos crescer e aprender a lhe dar com os mais determinados tipos de situações e pessoas/próximos que aparecem em nossa jornada aqui na terra!


Deus os abençoe e que seus olhos sejam abertos à ÚNICA Verdade que é JESUS CRISTO!
Se as mensagens tem lhe ajudado, curta e compartilhe com todos, vamos ganhar almas:



Canal no youtube:


Testemunho - 

- A cura definitiva para a despersonalização, depressão ou qualquer trauma interior:









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!