A preciosa lição do cedro do líbano- Nossa caminhada na fé com o Senhor Jesus não é de velocidade, mas sim de perseverança!



Cedro do Líbano | Árvore Memorável da França, título concedi… | Flickr


O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.
Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus.
Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos,

Para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha e n'Ele não há injustiça.




O cedro do Líbano nos traz uma reflexão profunda e valiosíssima para que possamos crescer em nosso relacionamento com o Senhor Jesus de uma forma constante e não acelerada para que venhamos nos manter na fé e em crescimento espiritual, conhecendo e andando com o Senhor sempre!

Vamos ver algumas características desta árvore que se encaixam perfeitamente com nossa caminhada quando conhecemos a Palavra de Deus:

1-O cedro é pouco tolerante a sombra, ele prefere a luz intensa do sol a estar escondido no frescor de uma sombra!

Assim são as pessoas que realmente conheceram o Senhor Jesus e que desejam prosseguir conhecendo o Senhor, elas sabem que no momento atual passaremos por tribulações, tentações, provações, e pressões, ou seja, estaremos expostos ao calor, não que iremos procurar problemas, mas eles são muitas das vezes inevitáveis, porém, a pessoa que teve uma real experiência com Deus, apesar de sentir o calor das pressões, dificuldades, perdas e tribulações, ela não se entrega a isso, pois como ela conhece o Senhor, ela sabe que chegará o dia em que O Senhor enxugará dos olhos toda lágrima Apocalipse 21:4, que não importa o que aconteça aqui agora nesta vida terrena, o Senhor Jesus tem tudo sob controle, por mais que passemos por situações de difícil compreensão hoje, Deus estará usando toda e qualquer situação para o nosso próprio bem, e tudo irá cooperar para o bem daqueles que realmente amam a Deus Romanos 8:28 , nada do que ocorra do lado de fora irá quebrar a comunhão do filho de Deus com o Seu Pai Eterno em seu interior, ao contrário, tudo o que ocorrer será para que a comunhão entre filho e Pai cresça, pois esse é o desejo do Senhor, Ele conhece o futuro e tudo o que Ele permite tem um propósito maior e melhor para todos os que confiam n'Ele!

2-Em seus primeiros anos de vida suas raízes chegam a  um metro e meio de profundidade, enquanto que na superfície terrestre ela tem apenas cerca de 5 centímetros:

Note que o cedro cresce primeiramente do lado de dentro, as raízes desta árvore nos primeiros  anos de vida chegam a incríveis um metro e meio de profundidade, isso mesmo, ela busca água diretamente nos lençóis freáticos, ou seja, ela não depende de chuva e de nenhum evento externo para crescer, porque primeiramente ela está preocupada em crescer do lado de dentro e não do lado de fora.

Assim são as pessoas que são inteligentes, quem é inteligente, investe tudo o que puder em seu relacionamento íntimo com o Senhor Jesus, sua prioridade é conhecer o Senhor mais  e mais, ela vai criando fortes raízes e busca a Vida direto na fonte da Vida Eterna, no Senhor Jesus Cristo!

Hoje em dia, vemos muitas pessoas que logo quando chegam a igreja, se preocupam logo em fazer, ou seja, querem assumir responsabilidades, focando no fazer e não no ser, sem estar com a fé com raízes fortes no Senhor Jesus, querem fazer a obra de Deus, sem se preocupar em que a obra de Deus esteja sendo feita dentro dela.

É claro que os frutos são importantes, quem está no Senhor Jesus, por consequência irá dar frutos, mas observe, isso é consequência de um relacionamento profundo com Deus, e não o contrário!

Quem foca no fazer, esquecendo-se de ser de Deus, está correndo o risco de ser aquele tipo de pessoa que o Senhor Jesus citou na parábola das sementes que logo recebe a Palavra de Deus se empolga e chega a dizer: Tá ligado, vamos arrebentar. 

Mas por não focar em sua intimidade com o Senhor Jesus, tão logo venham as tribulações e perseguições, por não ter raízes, ou seja, por não estar profundamente apegada ao Senhor Jesus, ela se afasta de Deus, mesmo fazendo muita coisa na obra de Deus:

20 A semente que caiu no meio de pedras representa a pessoa que ouve a mensagem a respeito do reino e a aceita imediatamente e com muita alegria. 21 Mas, como não tem raiz, não dura muito tempo. Assim que encontra dificuldades ou que é perseguida por causa da mensagem, abandona a sua fé

Mateus 13:20-21



3-O tempo de vida médio do cedro é de 3000 a 6000 anos:

Note que uma árvore como o cedro, tem seu crescimento externo extremamente lento, porque nessa árvore a prioridade é o seu crescimento interior, quando suas raízes encontram uma rocha, ela abraça a rocha para que venha sustentar seu tronco, por isso, o cedro não nasce para viver alguns dias, meses ou anos, são raras as árvores que vivem centenas ou milhares de anos como o cedro, porque são árvores que priorizam seu interior.

Assim são aqueles que podem até não ser valorizados ou reconhecidos pelos homens, mas que por se preocuparem em priorizar sua intimidade com o Altíssimo, sabem que são infinitamente amados, e permanecendo assim, apegados ao Senhor de uma forma profunda, irão passar uma eternidade e não apenas um momento com o Senhor Jesus!

4-O cedro chega a ter entre 40 e 60 metros de altura e cerca de 14 metros de diâmetro no tronco:

O crescimento exterior do cedro é lento, porque primeiramente ela cresce as raízes como falamos anteriormente, porém, quando chega a etapa do crescimento ela está suficientemente com raízes fortes para sustentarem seu crescimento exterior.

Quando estamos profundamente apegados ao Senhor Jesus, Ele sempre irá nos conduzir a estar mais próximos d'Ele, e quando o Senhor cumprir Seus propósitos em nossas vidas, estaremos preparados para crescer do lado de fora sem perder nossa intimidade com o Senhor Jesus, não nos deixando levar pelas conquistas ou cargos que iremos ocupar, pois estaremos com raízes profundas no Senhor Jesus e não no que estivermos recebendo do lado de fora!

O cedro não depende de nada do lado de fora, não depende que o homem o regue, não depende das chuvas, e prefere o calor, o caminho mais difícil ao invés das sombras, que seria o caminho mais fácil, assim é o verdadeiro cristão, ele entendeu que o mais importante é sua comunhão com o Senhor Jesus, ele sabe que seu valor não está do lado de fora, nem no que ainda não possui e tampouco nas conquistas ou cargos e responsabilidades que ele possui!

5-O cedro possui um aroma que além de afastar as pragas, produz perfumes e até medicamentos: 

Após um crescimento lento e aparentemente demorado, uma vez que ele estava crescendo em seu interior, o cedro produz perfume que espanta as pragas e fornece componentes para que sejam feitos até medicamentos, assim é o cristão que está arraigado no Senhor Jesus, o aroma do Senhor está em seu comportamento, palavras, modo de agir e compreender as pessoas, humildade para reconhecer seus erros  e aprender com eles, através do Senhor, ele leva vida e um aroma suave onde passa, com suas palavras inspiradas pelo autor da Vida Eterna, ela sopra vida, fé e esperança aos ouvintes que estão ao seu redor, e ainda que não fale nada, o perfume do Senhor é visto e sentido por suas atitudes, e o Senhor a usa para levar vida onde havia morte!

É importante lembrar que o Senhor Jesus quer sim que demos fruto, pois Ele mesmo nos disse:

Eu sou a videira verdadeira, e Meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em Mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.


O que precisamos compreender é que: É impossível uma árvore dar frutos se não tiver raízes, pois se ela não tiver a vida, como poderá dar frutos?

Se você está iniciando sua comunhão com Deus, vá com calma, vá priorizando conhecer o Senhor Jesus, estar arraigado(a) n'Ele, e assim com o tempo, assim como o cedro do líbano você dará muitos frutos, pois a verdadeira fonte da Vida estará habitando dentro de você!

E se você está há um tempo na caminhada na fé,  que possamos fazer uma reflexão sobre nosso relacionamento com Deus, será que temos feito muito para Deus e deixado de ser de Deus?

Quem nós éramos há 5, 10 ou 15 anos atrás quando o conhecemos o Senhor Jesus e quem nós temos sido hoje?

Porque, se estamos nos mantendo próximos do Senhor Jesus, o normal é que ao longo do tempo, sejamos mais parecidos com Ele e que nossa natureza prevaleça cada vez menos e não o contrário, pois assim como o cedro, estamos profundamente arraigados ao Senhor, 

É claro que passamos por momentos difíceis, mas a conclusão deles sempre nos aproxima mais do Senhor!

Versículos que você pode meditar neste tema e assim, estar cada vez mais arraigado e apegado interiormente e profundamente ao Senhor Jesus Cristo!


Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,
Arraigados e sobreedificados n"Ele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.

Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;





Que Deus abençoe a todos em nome do Senhor Jesus, e que neste ano sua principal meta seja verdadeiramente conhecer o Senhor Jesus!

Que seus olhos sejam abertos a única verdade que é o Senhor Jesus Cristo!

Se as mensagens tem lhe ajudado, curta e compartilhe com todos, vamos ganhar almas:




Abaixo deixo a lista de endereços que certamente irão ajudar você a desenvolver seu relacionamento com o Senhor Jesus, o Único e Verdadeiro Deus Altíssimo, assim como me ajudaram:


Se preferir, converse com um homem de Deus agora, é prático e sigiloso:




Canal no youtube:


Testemunho:

- A cura definitiva para a despersonalização, depressão ou qualquer trauma interior:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!