Como orar?

Resultado de imagem para oração

Muitas pessoas deixam de orar porque se julgam incapazes, outros sentem-se indignos ou constrangidos, alguns afirmam não saber como orar, enfim, são n motivos que as pessoas utilizam para justificar a falta da oração em seu dia a dia.

Mas o que seria orar, qual a maneira certa de orar?

Bem, nada melhor do que aprender com o Mestre, o Senhor Jesus:

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.



Observe que o primeiro ponto que o Senhor Jesus nos orienta em relação a oração é:

Não seja hipócrita, não ore para que os outros vejam que você está orando, ore só para Deus!

Devemos orar para Deus, ninguém precisa ouvir nossas orações, devemos chamar a atenção exclusivamente do Senhor e de mais ninguém, além disso, devemos ser sinceros pois Deus conhece se estamos falando a verdade ou não!

Quando priorizamos nosso relacionamento com o Altíssimo, tudo o que fizermos em relação a oração deve ser feito só para Ele, em secreto, e Ele mesmo irá honrar publicamente, ao ponto de que, aqueles que querem fazer uma oração para que os outros vejam, então, esse tipo de oração traz juízo para a pessoa, porque ela está sendo hipócrita, ela sabe que Deus sabe de suas intenções, mas ainda assim, usa a oração para aparecer!

É óbvio que nem em todas as orações que fizermos estaremos em nosso quarto, mas o Senhor quer que tenhamos consciência de que Ele conhece muito bem se estamos orando de uma forma sincera ou não!


A segunda característica que o Senhor Jesus nos ensina sobre como orar é: Clareza, ou seja, objetividade -> Não adianta cumprir rezas ou vãs repetições já decoradas, devemos pensar no que iremos falar com o Senhor, nossa oração deve ter sentido, deve ser coerente, objetiva e devemos ser claros/ transparentes para o Senhor (embora Ele já saiba  o que iremos falar), pois se em uma conversa com uma pessoa, não ficamos falando de qualquer forma, ou seja, sempre procuramos ter coerência no que estamos falando, com Deus devemos também ter uma conversa de forma clara, expressando de forma direta o que está dentro de nós!

Observe que logo no início da oração o Senhor Jesus nos ensina a glorificar a Deus, reconhecendo que Ele é Senhor, e que devemos buscar sempre a Sua Vontade para nossas vidas, para que ela se cumpra tanto na terra, quanto no céu, devemos pedir confiando que o Senhor sabe o que é melhor para nós!

Logo em seguida, o Senhor Jesus nos ensina que podemos fazer nossos pedidos, seja um crescimento financeiro, uma realização sentimental, uma cura, não há problemas em registrar nossos pedidos ao Senhor, o que não devemos, é orar somente quando o calo aperta ou quando precisamos de uma benção, lembre-se: No início o Senhor nos ensinou a buscar a Sua Vontade, que é o melhor para nós mesmos, que é Perfeita, Santa e Agradável (Romanos  12:2), assim, devemos registrar nossos pedidos sendo específicos, mas devemos sempre priorizar a Vontade de Deus!

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.


Quando o Senhor cita:  E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; Ele está nos ensinando que: Se não houver uma coerência entre o que fazemos e o que pedimos em nossas orações, então, nossas orações não serão respondidas, se eu quero ser perdoado, eu tenho que oferecer o perdão àqueles que me prejudicaram, isso não é fácil, mas nós também erramos, ninguém por mais bonzinho e fiel que seja, é bom o suficiente para entrar no céu ou ser ouvido por Deus, devemos reconhecer isso, que precisamos da misericórdia Divina tanto quanto os que nos fizeram o mal, pois amanhã, podemos errar também, e aí iremos querer misericórdia, não é verdade?

O Senhor também nos ensina que, em nossos momentos com Deus, devemos cuidar de nossa comunhão com Ele, precisamos buscar a força do Senhor e o Seu Espírito para que possamos resistir ao pecado e vencer este mundo, e só iremos conseguir, se estivermos verdadeiramente aos pés do Senhor Jesus!


Amigos, orar é falar, conversar com Deus, em  o nome do Senhor Jesus, não importa o que você fez até agora, não importa quem você é ou deixou de ser ou o grau de dificuldade que você esteja enfrentando, fale com Deus, busque a Presença de Deus em oração, Ele tem a cura para esse trauma que de repente está em seu coração, Ele pode restaurar seu casamento, Ele pode restaurar os seus sonhos, mas acima de tudo: Ele pode salvar você e quer ser considerado por você!

Quando você vai ao médico, você ora ao médico contando o que está acontecendo, onde está doendo, os sintomas que você tem, não é verdade?

Pois então com Deus é assim, você conversa, conta pra Ele tudo o que está dentro de você, Ele quer que você conte como foi seu dia, como está se sentindo, Ele quer fazer parte de suas escolhas e decisões, pois Ele sabe o que é melhor para você!

Não existe um protocolo, ficar necessariamente em pé ou de joelhos, fechar os olhos ou não, o que você deve fazer é dar o seu melhor ao Senhor em suas orações, conversar com Ele, expressar o que está dentro do seu coração, por exemplo:

Suponhamos que uma pessoa esteja muito aflita, sem conseguir dormir ela poderia orar assim:

Deus, eu entro em Tua Santa Presença em nome do Senhor Jesus, e peço que o Senhor me dê uma força, uma ajuda para que meu coração encontre a Tua Paz, eu sei que só o Senhor Jesus pode me salvar, por isso eu lhe peço Senhor perdoe as minhas falhas, o tempo que eu desperdicei longe do Senhor, salve-me dessa angústia, me ajude a superar esse trauma, me ensine como superar isso, eu convido o Senhor a deitar comigo, quero dormir no teu colo, com o Senhor fazendo carinho em mim, eu agradeço e entrego toda minha alma, minha vida e meu espírito em Tuas Santas Mãos em nome do Senhor Jesus amém e graças a Deus!


E você deve confiar que Deus ouviu e respondeu a sua oração, não fique com expectativa,  o fato de você existir, já é suficiente para saber que o Senhor tem prazer em ouvi-lo(a) e respondê-lo(a), lembre-se, Ele deu a Sua vida para lhe salvar na cruz do calvário, e deseja ter um relacionamento com você, o Senhor que fazer parte de cada detalhe de sua vida, só depende de você!



Invista em um relacionamento com Deus, através da oração, e medite na Palavra do Senhor, sua vida irá ser elevada a outro nível, pois você terá um novo coração, passará a ter os pensamentos do Senhor dentro de si e irá vencer toda e qualquer dificuldade!

Lembre-se, o Senhor Jesus lhe fez de um modo único e especial, a Sua imagem e semelhança, você nasceu, já deu certo!



Deus abençoe a todos, e que seus olhos sejam abertos a ÚNICA VERDADE que é JESUS CRISTO!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!