A história de Ana parte 1 - Decida se relacionar com Deus pelo que Ele é: Senhor! Pare de viver em função de coisas, pessoas ou de se desvalorizar por conta da opinião dos outros!



Vencendo o fracasso e a humilhação: o exemplo de Ana – Universo ...

No capitulo 1 do livro de Samuel, que foi um profeta muito usado por Deus nos tempos dos reis Saul e Davi, podemos ver a história da mãe deste homem de Deus, que se chamava Ana, era uma mulher de fé, que desejava a todo custo ter um filho, enquanto Penina a outra mulher de seu marido Elcana, tinha vários filhos e ficava excessivamente provocando Ana por conta de sua esterilidade!

Naquela época, uma mulher estéril era completamente rejeitada e desprezada, era um situação de humilhação não poder gerar uma descendência ao seu marido, mas no caso de Ana se você reparar bem, a Palavra de Deus cita que Elcana, seu marido, não a rejeitava, o texto deixa claro que embora Ana não lhe desse herdeiros, contrariando a maioria dos maridos da época, Elcana era um homem de Deus e amava mais Ana do que Penina que lhe dava filhos.


Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao Senhor dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli.

E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas.

Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre.




Embora Penina provocasse Ana, Elcana deixa claro que não cobrava Ana por filhos de uma forma desrespeitosa, veja como ele a valorizava mesmo não tendo herdeiros com ela:



Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?



E Ana estava se deixando levar pela provocação excessiva de Penina, a ponto de ficar sem comer:



E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre.

E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.




Ana estava fazendo como muitas pessoas fazem: Valorizam mais o que não tem, do que tudo aquilo que Deus lhes tem dado!

Vejamos, Ana tinha:

Um amor de um marido que a amava mesmo sendo estéril, o que era muito raro;


Saúde;

Aparentemente, nada lhe faltava financeiramente;

Mas acima de tudo, Deus nos ama, e Ana ía ao templo, mas ela deveria valorizar mais sua comunhão com Deus ao invés de viver sofrendo por conta de sua esterilidade, que realmente era uma situação difícil, mas se realmente cremos que Deus nos fez, então temos de crer que Ele pode formar um filho no ventre de uma mulher que até então era estéril, ou será que isso era difícil para Deus?


Outro ponto interessante, é que Ana dá a impressão de viver focada em ter um filho, mas quando ela fez um voto ao Senhor, prometendo que se Deus lhe desse um filho, ele serviria a Deus durante todos os dias de sua vida e que não iria passar navalha sobre sua cabeça, aconteceu algo importante no coração de Ana.

Ela tirou o coração do filho que ela tanto queria, e colocou o sonho que ela tinha nas mãos de Deus, ela já não queria mais apenas ter um filho, mas agora ela ofereceu o que ela mais queria, que era um filho, antes mesmo dele nascer, ou seja, ela tirou o coração da benção que ela queria, e colocou o coração em Deus!


E esse muitas vezes é o problema, as pessoas querem as bençãos de Deus, mas não têm o coração em Deus, elas querem se servir do Senhor, mas não querem ofertar suas vidas, seus sonhos, seus talentos para que Deus seja glorificado e outras almas sejam ganhas, a pessoa fica tão focada em receber uma benção, que se esquece que muito maior do que receber uma benção é conhecer o Senhor Jesus de fato e de verdade!

Entenda amigo(a) leitor, o que Deus quer fazer em sua vida é muito maior do que esse desejo que você tem, que de repente é:

conquistar uma casa;
comprar um carro;
se casar;
prosperar;

Mas a pergunta é: E se Deus te conceder o que você tanto deseja, qual será sua reação?

Antes de Ana tirar o coração do desejo de ser mãe e ofertar a Deus o seu sonho pessoal, talvez ela não recebia o que tanto queria porque seu coração estava no seu sonho, talvez ela não tinha estrutura para receber o que estava pedindo, ela ainda não havia entendido que Deus queria muito mais do que conceder um filho a ela, o Senhor queria que ela tivesse o seu coração em Sua Presença, e assim, Ele concederia não só o que ela estava pedindo, mas algo muito maior!

De repente esse tem sido o seu caso, você tem estado tão focado(a) em receber uma bençãozinha, e tem se esquecido que o mais importante é conhecer a Deus de fato e de verdade, não que seja errado pedir a Deus uma benção, uma cura ou um livramento, Deus pode todas as coisas, o que precisamos entender é que Deus não quer que tenhamos com Ele um relacionamento passageiro e pautado apenas em nossas necessidades de momento, pois sabemos que tudo neste mundo passará, apenas a Palavra do Senhor não passará, por isso, Ele quer que venhamos finalmente compreender que o mais importante  na existência de um ser humano é: Conhecer o Senhor, e se relacionar com Ele, pelo que Ele é, Único Senhor e Salvador, assim, Deus pode realizar muito mais do que aquela bençãozinha que você tanto queria!

Deus quer que venhamos conhecê-Lo de verdade e que tenhamos um relacionamento sincero e constante com Ele, para que através do sangue do Senhor Jesus, possamos passar uma eternidade com Ele no paraíso!

Veja o que está escrito na Palavra de Deus:

Agrada-te do SENHOR, e Ele satisfará os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia n'Ele, e o mais Ele fará

Salmos 37:4-5


Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.




Não estamos dizendo que você vai ficar o dia todo orando e jejuando  e que Deus vai fazer o que você tem que fazer, que as bençãos vão vir sem que você tenha que lutar, e muito menos que seja errado querer ser abençoado, absolutamente não!

O que estamos dizendo é que, o seu foco, o mais importante tem que ser seu relacionamento com o Senhor Jesus, não tem nada que pode ser acrescentado a quem teve essa experiência e mantém essa comunhão diária com o Senhor, seus sonhos passam a ser pequenos perto do que Ele tem para a sua vida, porque agora,  você vive em função da vontade de Deus e não em função de uma bençãozinha passageira!

Depois que Ana firmou seu compromisso com Deus, veja como ela ficou em paz, ela ainda nem tinha recebido seu milagre, mas ficou completamente em paz, porque agora, ela já não tinha mais o coração, o foco em sua esterilidade, mas seu coração estava em Deus:

E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste.
E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.




Interessante notar que até o sacerdote Eli, sem compreender que Ana estava orando e falando com Deus, chegou a afirmar que ela estava bêbada:

Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.
E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.
Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.



Ana fez algo maravilhoso, ela derramou a sua alma diante do Senhor, foi sincera, rasgou sua alma, expôs tudo o que estava em seu coração, e após firmar seu voto com o Senhor, ela já tinha certeza do milagre, pois seu coração agora era completamente de Deus, antes de receber o milagre, ela já o sacrificou a Deus, pois como vimos ela ofereceu o filho que ela tinha pedido a Deus antes mesmo dele nascer (embora Deus já havia dado a ela a certeza do milagre)  para servir ao Senhor todos os dias de sua vida!

Repare que a situação de Ana já não era fácil, e nem o sacerdote (que diga-se de passagem era para ajudá-la e mais parece estar atrapalhando do que ajudando) a ajudou!

Por isso a importância de termos nosso foco no relacionamento pessoal com o Senhor, pois em determinados momentos até as pessoas que agente menos espera que irão nos decepcionar, podem acabar nos decepcionando, é ou não é verdade?

E muitas vezes além de não ajudar, ainda vão atrapalhar, como fez o sacerdote Eli!

O Único que jamais irá nos decepcionar é o Senhor Jesus Cristo, veja o que Ele diz através de Seus servos em Sua Palavra:

Ainda que o meu pai e a minha mãe me abandonem, o SENHOR cuidará de mim.

Salmos 27:10

Mas agora Ana já tinha derramado sua alma diante do Senhor,  e nem o sacerdote pôde atrapalhá-la, e é exatamente isso que tem que acontecer com você amigo(a) leitor, separe um momento reservado agora, e converse com Deus, jogue tudo o que está dentro do seu coração para fora, Ele já sabe de tudo e quer que você seja sincero(a), Deus quer que você tenha uma experiência com Ele, um relacionamento diário e pessoal com Ele, portanto, faça como Ana, derrame sua alma e entregue-se por completo ao Senhor Jesus,  e a partir de então, você não vai mais viver preocupado com a opinião dos outros, como Ana viva preocupada e abalada  por causa de Penina, pois quando você conhece o Senhor Jesus e Ele passa a habitar dentro de você, seu maior problema passa a ser um grão de areia, pois o seu coração estará n'Ele e não neste mundo passageiro!



No próximo estudo, iremos falar um pouco do comportamento de Ana depois de receber o milagre que ela tanto desejava, que era ter um filho, mas agora havia uma grande diferença: seu foco era primeiro agradar a Deus  e não ser abençoada, ela permitiu que seu sonho fosse um instrumento de Deus!



Algo muito valioso que podemos extrair nesta passagem bíblica é o exemplo de Elcana, que ao contrário de muitos maridos, não desprezava Ana, ao contrário, ele mesmo tentava motivar Ana como vimos no estudo e deixava claro que a amava muito, mesmo sem que ela lhe desse filhos!

E assim é o amor de Deus por nós, pense bem, o que nós seres humanos, temos para oferecer a Deus?

O que poderíamos dar ao Senhor?

A resposta é nada, pois Ele é Deus, é auto-suficiente, o Todo-Poderoso!


Mas assim como Elcana amava muito Ana mesmo sem que ela lhe desse filhos, e assim como Ana deu o seu filho, que ainda nem tinha nascido para servir a Deus durante todos os dias de sua  vida, ou seja, para ganhar almas, assim também Deus deu o Seu Único Filho, o Senhor Jesus Cristo em sacrifício na cruz do calvário para assumir a culpa por todos os nossos pecados, para que pudéssemos ser perdoados, salvos e reconciliados com Deus!



Por isso, a pergunta que fica diante de tudo o que foi exposto é: 



Você quer escapar dos eventos terríveis da grande tribulação e da condenação eterna ao inferno e depois ao lago de fogo e enxofre?


Você deseja preencher esse buraco, esse vazio, e acabar com essa falta de sentido que há em sua vida e no seu coração e receber a Vida Eterna agora mesmo?

Você quer tomar uma decisão verdadeira de assumir o Senhor Jesus como Seu Único Senhor e Salvador independentemente do que você tenha feito, independente se você roubou, matou, estuprou ou foi um mocinho?

Deus preparou um caminho para que você esteja para sempre com Ele, em Sua Presença, já aqui na terra com a Vida Eterna dentro de você, e no paraíso, quando partir deste mundo!

O Senhor Jesus deu Sua Vida na cruz para que você esteja com Ele  no paraíso para sempre, vivendo em plena paz!

Por que o único caminho que leva a Deus e a Vida Eterna é O Senhor Jesus Cristo:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Deus está disposto a perdoar você, basta confessar seus pecados e arrepender-se de verdade!

Você quer ter a certeza que sua alma  estará salva e segura quando você partir?

Então vá a um lugar reservado e faça esta oração com toda a sinceridade:

Meu Deus, em nome do Senhor Jesus, eu quero conhecê-Lo, Se revela a mim Senhor, eu quero ter um relacionamento com o Senhor, assumo e recebo neste momento O Senhor Jesus como meu Único Senhor e Salvador, peço perdão pelo tempo que desperdicei longe do Senhor e por todos os meus pecados, conscientes e inconscientes, eu creio que o Senhor morreu e ressuscitou para me perdoar e me salvar na cruz, e desejo que o Senhor entre em meu coração para sempre, em nome do Senhor Jesus, Amém e Graças a Deus!

Se você foi sincero(a), você está seguro, em paz, porque agora o Senhor Jesus, o Único e Verdadeiro Deus, ocupa o espaço que deve ser só d'Ele em seu coração, sua parte imaterial, aquele vazio já não existe mais e você está seguro, pois sua alma, ou seja, sua parte imaterial está salva, permaneça todos os dias desenvolvendo seu relacionamento com o Senhor Jesus, através da oração e da meditação em Sua Palavra, a Bíblia Sagrada, preferencialmente a reina valera, certamente sua existência agora faz todo o sentido e você está completo!


Que Deus abençoe você e toda sua família em nome do Senhor Jesus!



Se você deseja saber mais sobre como conhecer o Senhor Jesus, para manter e desenvolver seu relacionamento com o Senhor e sua salvação Eterna, aqui seguem os endereços que com certeza vão te ajudar e muito, como também me ajudaram:


Se preferir ou tiver alguma dúvida, converse com um homem de Deus agora, é prático e sigiloso:



Se as mensagens tem lhe ajudado, curta e compartilhe com todos, vamos ganhar almas:



Canal no youtube:


Testemunho:

- A cura definitiva para a despersonalização, depressão ou qualquer trauma interior:







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!