O pecado mais perigoso é aquele que não pode ser identificado aos olhos dos homens - Cuidado para não perder a Vida Eterna mesmo estando na igreja e vivendo fora da prática de pecados escandalosos!

 


Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.




Meditando na carta que o Senhor Jesus enviou à igreja de Éfeso, podemos notar inúmeras qualidades que esta igreja possuía, dentre as quais podemos citar:

1- possuía muitas obras;
2-Teve o seu trabalho destacado pelo Senhor Jesus;
3-Paciente, ou seja, já estava no caminho da fé há bastante tempo;
4-Identificava os falsos cristãos, ou seja, não concordava com algo que fosse contrário a Palavra e a Vontade de Deus e se posicionava em relação a isso, havia uma certa disciplina nesse ponto;

Ao contrário do que vemos em outras cartas como Tiatíra e Pérgamo por exemplo, nesta igreja não vemos aqui o Senhor citar pecados "graves" tais como: idolatria, doutrina de jezabel, prostituição (tanto física quando moral), ou seja, aos olhos de todos, Éfeso era uma igreja que seria salva, trazendo para os nossos dias essa igreja seria como um pessoa que está na igreja e:

Faz a obra de Deus, luta frequentemente para ganhar almas;
É dizimista, ofertante e sacrificante;
Não vive na prática do adultério ou da prostituição;
É uma pessoa que procura ser honesta e não vive em falcatruas e coisas que claramente desagradam a Deus;

Observando todas essas qualidades que o Senhor Jesus citou dessa igreja, surge a pergunta:Por que essa igreja foi convidada a arrepender-se, e caso não atendesse o chamado do Senhor, iria perder a Vida Eterna, mesmo com todos esses atributos?

Por que ela foi reprovada?


A resposta é simples:

Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.




A carta foi dirigida tanto ao anjo da igreja quanto aos membros, ou seja, ao pastor ou bispo, quanto aos obreiros, evangelistas e membros!

O motivo da queda de Éfeso era a perda do primeiro amor!

Trazendo para os nossos dias, é o tipo de pessoa que já não tem mais prazer em meditar na Palavra de Deus para ouvir Sua doce Voz, já não investe mais em separar momentos a sós com Deus, existem coisas na vida dela em que ela tem tido mais prazer do que a estar na Presença de Deus, tudo é feito em piloto automático, embora exista um trabalho evangelístico, entre ela e Deus ja não há mais intimidade, não há mais santidade e sim apenas o cumprimento de rituais.

Penso que esse tipo de pecado é o mais perigoso, porque quando a pessoa perde o primeiro amor, ela está desprezando o Senhor Jesus, e o perigo é que diante do pastor, da congregação/igreja, dos colegas, essa pessoa está bem, ora é o típico caso em que a pessoa:

1-Faz parte da obra de Deus;
2-Não vive na prática de pecados graves ( adultério, prostituição física ou moral);
3-é um bom pai ou mãe, um bom obreiro ou obreira, é um bom pastor ou esposa, sempre prestativo para os outros, como dizem: é pau para toda obra!


Diante dos homens essa pessoa seria um cristão que está salvo(a), porém, como ela já não tem mais intimidade com o Senhor Jesus, já não tem mais prazer na em seu relacionamento com o Pai, se não se arrepender irá perder sua salvação mesmo estando na igreja, na obra e fora da prática de pecados considerados "graves" aos olhos humanos!

Porque quando a pessoa deixa de priorizar seu relacionamento íntimo com o Senhor Jesus, ela deixa de consultar ao Senhor em suas escolhas, sem perceber a pessoa deixa de ter consideração e reconhecimento com o Pai, ignorando a Sua Vontade e vivendo do seu próprio jeito, e como Deus é cavalheiro, Ele respeita  a escolha de cada um!

Quando uma pessoa perde o primeiro amor, ela está desprezando o Senhor conscientemente, pois todos temos uma consciência e sabemos que estamos continuamente diante do Altíssimo, que Ele conhece todas as nossas intenções!

É claro que temos que fazer o que a igreja de Éfeso fazia:

Ganhar almas dentro do chamado que Deus concede a cada um, rejeitar a prática de pecados graves, porém, 

Os pecados que são mais escandalosos diante dos nossos olhos, a pessoa que os comete sabe que está errada e se ela realmente se arrepender Deus já a perdoou na cruz, o sacrifício do Senhor Jesus cobre tanto uma mentirinha quanto um adultério, basta que a pessoa se arrependa e abandone essa prática, é claro que ela irá colher o que plantou, como Davi por exemplo, que cometeu um assassinato e um adultério, e sofreu gravemente em sua própria família, vendo um de seus filhos estuprar a própria irmã e outro tomar o seu lugar no trono e ainda ter relações com as próprias mulheres do pai, ele sofreu terríveis consequências dos seus pecados, porém, diante de Deus ele foi perdoado!

Agora, em relação a uma pessoa que teoricamente não está na prática do pecado porém que perdeu o primeiro amor, como ela irá se convencer que tem necessidade de se arrepender se diante de todas as pessoas (talvez até mesmo da família) ela está bem?


Somente sendo humilde para reconhecer que talvez ela nunca tenha conhecido a Deus de verdade ou que tenha se perdido no caminho, deixando que outras coisas e pessoas ocupassem o trono do seu coração no lugar do Altíssimo!


O diabo não é burro, se ele  perceber que alguém perdeu o primeiro amor, talvez ele prefira deixar a pessoa se perder, sem se levantar contra ela para que ela tenha uma sensação de bem estar, é o tipo de pessoa que está bem financeiramente, a família vai bem, a saúde vai bem, ela está na igreja e fazendo a obra, então está tudo certo, o que ele quer é que a pessoa perca a Vida Eterna, e se para isso ele tiver que deixar ela viver sem problemas para que ela não reaja e busque a Deus, ele assim o fará!


É importante avaliarmos como está o nosso relacionamento pessoal com o Senhor Jesus, será que estamos no primeiro amor?

Com que frequência paramos tudo para ouvir a Voz do Senhor Jesus Cristo e meditar com calma em Sua Palavra para recebermos a Sua direção?


Se você percebe que tem deixado o Primeiro Amor, o seu relacionamento com o Senhor Jesus se esfriar, porque não parar agora e recomeçar!

Vá a algum lugar reservado e separe um momento a sós com o Senhor, confesse tudo o que está dentro de você, reconheça seus erros, de repente seu esfriamento diante d'Ele, peça perdão pelos seus pecados e diga que você se arrepende, peça ao Senhor Jesus que entre em seu coração e que Se revele a você!

Agora você deve voltar a fazer o que fazia antes: Volte a meditar na Palavra de Deus com calma, para ouvir a Voz de Deus, separe momentos a sós com o Senhor todos os dias, e não espere sentir vontade, pois nós nunca esperamos sentir vontade para pagar as contas ou para irmos trabalhar não é verdade?

Volte ao primeiro amor amigo(a), o Senhor Jesus lhe ama muito e está lhe chamando, ouça o convite do Senhor:

Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais Eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.


Que Deus o abençoe e que seus olhos sejam abertos a única verdade que é o Senhor Jesus Cristo!


Curta e compartilhe a página Cura do interior no facebook, vamos espalhar a fé pelo mundo:


Blog com mensagens:



Testemunho 

- A cura definitiva para a despersonalização, depressão ou qualquer trauma interior:


Deixo aqui a lista de endereços que certamente irão lhe ajudar a desenvolver seu relacionamento com o Senhor, assim com me ajudam:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!