Por que Uzá morreu ao tocar a Arca? - Não permita sua vida com Deus cair no "normal", de boas intenções o inferno está cheio!

 







Peça a direção de Deus e medite nestes versículos, eles mostram quando Davi consultou o povo sobre levar a arca da Aliança para Jerusalém, repare que esta ideia tinha uma boa intenção, mas nem sempre boas intenções são aprovadas por Deus ou estão de acordo com a Vontade de Deus:

E Davi tomou conselho com os capitães dos milhares, e das centenas, e com todos os líderes.
E disse Davi a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se isto vem do Senhor nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas nas suas cidades e nos seus arrabaldes, para que se reúnam conosco;
E tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque não a buscamos nos dias de Saul.
Então disse toda a congregação que se fizesse assim; porque este negócio pareceu reto aos olhos de todo o povo.
Convocou, pois, Davi a todo o Israel desde Sior do Egito até chegar a Hamate; para trazer a arca de Deus de Quiriate-Jearim.

E então Davi com todo o Israel subiu a Baalá de Quiriate-Jearim, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, o Senhor que habita entre os querubins, sobre a qual é invocado o Seu Nome.

E levaram a arca de Deus, da casa de Abinadabe, sobre um carro novo; e Uzá e Aiô guiavam o carro.

E Davi e todo o Israel, alegraram-se perante Deus com todas as suas forças; com cânticos, e com harpas, e com saltérios, e com tamborins, e com címbalos, e com trombetas.

E, chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a sua mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam.

Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante Deus.

E Davi se encheu de tristeza porque o Senhor havia aberto brecha em Uzá; pelo que chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.
E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus?
Por isso Davi não trouxe a arca a si, à cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.
Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha.


Observe que somente os levitas, e sobre seus ombros, é que deveriam transportar a Arca da aliança, ela não poderia ser transportada em um carro nem novo e nem velho, ela tinha que ser transportada exatamente como Deus havia ordenado a Moisés, deveria ter as varas e as argolas exatamente como o Senhor havia ordenado a Moisés e ao povo:

E fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado.
E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro.
E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.


E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
Recebe-os deles, e serão para servir no ministério da tenda da congregação; e os darás aos levitas, a cada qual segundo o seu ministério.
Assim Moisés recebeu os carros e os bois, e os deu aos levitas.
Dois carros e quatro bois deu aos filhos de Gérson, segundo o seu ministério;
E quatro carros e oito bois deu aos filhos de Merari, segundo o seu ministério, debaixo da mão de Itamar, filho de Arão, o sacerdote.
Mas aos filhos de Coate nada deu, porquanto a seu cargo estava o santuário e o levavam aos ombros.


Note que os levitas e membros da família de Coate é que deveriam transportar a Arca da Aliança em seus ombros e exatamente segundo a ordem de Deus, a Arca representava a Presença do Único Deus Vivo no meio deles!

Davi reconhece a ordem que Deus havia passado a Moisés sobre como se deveria transportar a Arca mais a frente, porém é preciso notar que Uzá já havia morrido, por isso nunca devemos perder a intimidade com Deus para que busquemos a Sua Vontade e não venhamos achar que boas intenções vão compensar atitudes que desobedecem e negligenciam ordens expressas do Senhor Jesus Cristo:

Davi também fez casa para si na cidade de Davi; e preparou um lugar para a arca de Deus, e armou-lhe uma tenda.

Então disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o Senhor os escolheu, para levar a arca de Deus, e para o servirem eternamente.

E Davi convocou a todo o Israel em Jerusalém, para fazer subir a arca do Senhor ao seu lugar, que lhe tinha preparado.

E Davi reuniu os filhos de Arão e os levitas:

Dos filhos de Coate: Uriel, o chefe, e de seus irmãos cento e vinte.
Dos filhos de Merari: Asaías, o chefe, e de seus irmãos duzentos e vinte.
Dos filhos de Gérson: Joel, o chefe, e de seus irmãos cento e trinta.

Dos filhos de Elizafã: Semaías, o chefe, e de seus irmãos duzentos.
Dos filhos de Hebrom: Eliel, o chefe, e de seus irmãos oitenta.
Dos filhos de Uziel: Aminadabe, o chefe, e de seus irmãos cento e doze.

E chamou Davi os sacerdotes Zadoque e Abiatar, e os levitas, Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel, e Aminadabe.

E disse-lhes: Vós sois os chefes dos pais entre os levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do Senhor Deus de Israel, ao lugar que lhe tenho preparado.

Porquanto vós não a levastes na primeira vez, o Senhor nosso Deus fez rotura em nós, porque não o buscamos segundo a ordenança.

Santificaram-se, pois, os sacerdotes e os levitas, para fazerem subir a arca do Senhor Deus de Israel.
E os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus sobre os seus ombros, pelas varas que nela havia, como Moisés tinha ordenado conforme a palavra do Senhor.


Provavelmente a Arca da Aliança tinha ficado um tempo na casa de Abinadabe, pai de Uzá e Aiô como podemos ver em 2 Samuel 6:3:


E puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Gibeá; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.

                                                                                                  2 Samuel 6:3

Talvez por terem ficado com a Arca da Aliança em sua casa por um período de tempo, Uzá e sua família começaram a tratar a Arca como normal, esquecendo-se da santidade e do temor, e das ordens que Deus havia dado sobre como deveriam cuidar e transportar a Arca, pois ela representava a Sua Gloriosa Presença!

Uzá teve uma boa intenção ao tocar a Arca da Aliança, porém, se você reparar bem, em 1 Crônicas 13:9, cita que os bois tropeçavam, mas não diz que a Arca da Aliança estava caindo, e ainda assim, Uzá sem o menor temor e reverência a Deus, sabendo que não era nem para estar carregando a Arca da Aliança e muito menos em um carro de bois, tocou na Arca da Aliança e na hora o Senhor o feriu e ele morreu!

Talvez Uzá, esquecendo-se de que a Arca representava a Presença do próprio Deus, achou que Deus precisava de Sua ajuda para que a Arca não caísse no chão!

Ele teve uma boa intenção, porém, agiu sem o menor temor e reverência a Deus, desrespeitando uma ordem já muito conhecida e expressa do Senhor e isso foi fatal, não houve tempo em vida para que ele se arrependesse!

Existem muitas pessoas que fazem muito na obra de Deus, passam o dia todo na igreja, mas tem levado sua intimidade com Deus no automático, já não param para ouvir a Voz de Deus antes de tomar decisões e fazer escolhas como antes, já não meditam na Palavra de Deus como antes, são pessoas que fazem, mas não tem sido para Deus!

Tem sido como Uzá, que de repente por ter a Arca da Aliança em sua casa, começou a tratar a Arca como se fosse algo comum e normal, ao invés de estar atento  a Santidade que deveria ter com a Arca que representava a Presença de Deus!

Quantos pastores, bispos, obreiros e membros outrora tão usados por Deus, vem caindo na fé e hoje lutam contra o evangelho que antes pregaram!
E por que isso ocorre?

Por que começaram a tirar o foco da Vontade de Deus, negligenciaram a intimidade o relacionamento diário com o Senhor Jesus e começaram assim como Uzá a achar que Deus precisava da ajuda deles, acharam que eram muito importantes e começaram a dizer a Deus como deveria ser, ao invés de ouvirem a Deus para obedecer e buscar Sua vontade e buscar a Sua direção que é o melhor para todos os seres humanos!

Esquecerem-se da santidade, começaram a orar no automático, achando que suas boas obras e boas intenções iriam salvá-los e mantê-los firmes até o fim, mas isso tem se mostrado um grande erro e um enorme engano!

Quando alguém começa a ter um relacionamento automático com Deus e neglicencia seu relacionamento diário e íntimo com Deus, aí começa sua queda, seja ela quem for, pois se a pessoa começa a tratar a Arca da Aliança como fez Uzá, sem temor, sem reverência, como se fosse algo normal, desatenta as ordens de Deus, ela está pronta para cair, é apenas uma questão de tempo caso não se arrependa e volte ao Primeiro Amor, se é que um dia ela esteve no Primeiro Amor!

Davi teve uma boa intenção em reunir o povo e pensar em levar a Arca da Aliança para Jerusalém, porém, esqueceu de prestar a atenção e consultar a Deus sobre a Sua Vontade com atenção e reverência, ele mesmo confessou isso,  certamente o Senhor iria lembra-lo do modo como se deveria transportar a Arca da Aliança se estivesse mais atendo a Vontade do Senhor!


Porquanto vós não a levastes na primeira vez, o Senhor nosso Deus fez rotura em nós, porque não O buscamos segundo a ordenança.

                                                                                          1 Crônicas 15:13

Então amigos, o Senhor está nos alertando nesta passagem que: Devemos priorizar a intimidade e o relacionamento íntimo e diário com Ele, com reverência e temor, pois Ele irá nos guiar em tudo, para a glória de Deus, pois é a melhor escolha a ser feita e é para o nosso próprio bem!

A reverência, o temor e a intimidade com Deus não podem ser negligenciados, não podemos orar, jejuar, ira a igreja como se fôssemos a um sacolão comprar batatas!

Quantos não vem se esquecendo do que o Senhor Jesus, o próprio Deus vivo fez na cruz para nos salvar!

Abrindo mão de Sua glória no céu, Se colocando em um corpo humano que soa, sente fome, sede, angústia, aflição, nascendo de uma mulher que assim como nós, também  era pecadora, uma mulher de Deus, mas pecadora!

O Senhor serviu aos servos, lavou os pés dos discípulos, inclusive de Judas que O traiu, foi humilhado, torturado e crucificado e tudo isso por que?

Para tomar sobre Si todos os nossos pecados e nos oferecer o perdão de todos os nossos pecados, a Vida Eterna e a Salvação Eterna!

E o Senhor ainda nos concede um privilégio ainda maior do que nos dias de Uzá, hoje não é a Arca da Aliança física, mas o Senhor oferece a honra de termos a oportunidade de recebermos a Sua Presença dentro de nós, o Espírito Santo!

O Altíssimo, Se sujeita a habitar em um corpo que Ele mesmo fez a partir do pó da terra!

Já parou para pensar que Deus poderia em um piscar de olhos acabar com a terra e todos os homens  e criar uma raça muito melhor?

Mas Ele nos ama muito e nos oferece a chance de crer e confiar n'Ele, com reverência e temor, para que através do Seu precioso sangue derramado na cruz do calvário, tenhamos o perdão e a Vida Eterna!

Se o Senhor não nos abençoasse em nenhuma área da vida, financeira, sentimental, saúde ou o que for já deveríamos ser eternamente gratos pelo que Ele fez e vem fazendo por nós!

Mas Ele é tão bom que ainda nos guia, abençoe e nos dá tempo para que busquemos Sua direção e cheguemos ao arrependimento!

Devemos focar em andar com o Senhor Jesus, priorizar a intimidade, a comunhão e o relacionamento íntimo, sincero e diário com Deus todos os dias, não no automática ou por uma obrigação, mas por amor, de forma espontânea e não religiosa, para que não venhamos cometer os erros que Davi e Uzá cometeram nesta passagem!

Se você estava tratando sua vida com Deus no automático, cheio de "boas intenções" mas negligenciado a intimidade, a santidade e a reverência e o temor com o Senhor, arrependa-se!

Se volte ao Senhor Jesus, peça perdão pelos seus pecados e priorize sua comunhão diária com o Altíssimo, é a melhor decisão e escolha que você pode fazer em toda a sua vida!

Que Deus os abençoe e que seus olhos sejam abertos a Única Verdade que é o Senhor Jesus Cristo!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!