Estudo do Apocalipse capítulo 8 - O sétimo selo e as 4 primeiras trombetas do Juízo de Deus sobre a terra!

 



O SÉTIMO SELO:       
APOCALIPSE CAPÍTULO 8

E, havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora.
E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas.
E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono.
E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus.
E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos.
E os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las.



O sétimo selo, abre uma série de eventos que iniciaremos a seguir já neste estudo, esses eventos são as 7 trombetas dos juízos de Deus sobre toda a terra!

O Apocalipse é um resumo do Antigo e Novo Testamento, e assim como nos nos dias de Noé, depois que todos entraram na arca, Deus ainda aguardou mais 7 dias, Ele poderia ter enviado o dilúvio imediatamente, mas sua misericórdia é sobrenatural, Ele não quer que ninguém se perca, veja:

 “Porque, daqui a sete dias, farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites...” 
Gênesis 7.4

O silêncio de aproximadamente meia hora, não significa que necessariamente seja meia hora, porque o tempo de Deus e na eternidade é diferente do nosso, esse prazo pode representar um período de dias, o importante é entender que esse prazo deixa claro que Deus está sempre disposto a dar mais uma chance, para que as pessoas se arrependam e se voltem para Ele, pois o desejo do Senhor é que ninguém se perca:


Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?


Ninguém vai poder reclamar de falta de oportunidades, porque se ninguém fosse salvo o Plano de Salvação poderia estar errado, mas como existem diversas pessoas que foram salvas em todas as épocas da humanidade, então as pessoas que não quiserem se arrepender é que estão erradas !

As trombetas sempre representam algum evento importante, como o  anúncio de uma guerra por exemplo, e aqui no sétimo Selo representam  esses 7 juízos de Deus sobre a terra.

7 é o número que representa a totalidade, a plenitude e a perfeição  de Deus, por isso vemos 7 anjos com 7 trombetas.

Não é a toa que satanás quando vier encarnado através do anti-cristo terá como marca o número 666, que é o mais próximo do número 7, pois ele vai se passar por um salvador, ele quer enganar a todos com a aparência de um apaziguador mas que na verdade quer levar seus seguidores juntos com ele para a condenação eterna no lago de fogo e enxofre!

Essas trombetas anunciam a guerra e a vitória do Senhor Jesus contra o mal, tudo indica que esse "outro anjo" represente o Senhor Jesus, pois a tarefa executada por ele é de suma importância, no Antigo Testamento, era realizada apenas pelo sumo sacerdote.

Sim, pois Ele fica de pé junto ao altar, e em Israel o altar do incenso se encontrava diretamente diante da face de Deus. E, no caso do Apocalipse, ele está no Céu. E o que faz este “outro anjo”? “

...ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos  os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono”
                                                                                     Apocalipse 8.3 

E o Senhor Jesus conforme as sagradas escrituras é o nosso Sumo Sacerdote:

Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
                                                                                      Hebreus 8:1,2


“Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo.”.
                                                                                       Hebreus 2.17

“e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.”.
                                                                                Hebreus 10.21,22

O fogo do altar, os trovões, relâmpagos e terremotos representam os juízos de Deus, que por serem eventos  tão grandes, são divididos em 7 partes durante as 7 trombetas!

Deus sempre ouve todas as orações de todas as pessoas, mas só responde aquelas que são sinceras e feitas com uma fé pura, além disso, a resposta vem de acordo com a Vontade d"Ele, porque Ele sabe  o que é melhor para você, Ele sabe tudo inclusive o futuro, pois o livro do Apocalipse foi escrito há aproximadamente 2000 anos, e os eventos estão caminhando para o cumprimento das profeciaspor isso nem sempre somos respondidos no tempo e na forma que nós queremos, pois o Senhor como Pai e infinita sabedoria, sabe o que é melhor para Seus filhos!

Por isso mesmo sabendo que o Senhor já sabe todas as nossas necessidade e anseios é importante a oração, o diálogo com o Senhor pois isso demonstra que cremos em Sua Palavra e deixa claro nossa dependência do Senhor, e todas as orações que são sinceras jamais ficarão sem respostas!

As orações de todos os santos são as orações de todos os salvos em todas as épocas, elas sobem a Deus como aroma suave, quando mostram humildemente, dependência do Senhor !

O incenso acrescentado às orações dos justos, mostra que é chegada a hora da resposta das orações que ainda não foram respondidas, e é chegada a hora do juízo sobre a Terra, ou seja,  desde o primeiro assassinato de Caim quando ele matou seu irmão Abel, até tudo o que as pessoas fizeram contra os profetas, contra o Senhor Jesus na crucificação, toda maldade contra os cristãos por parte dos romanos, todas as mortes dos santos perseguidos pelas religiões deste mundo até os dias de hoje e durante a grande tribulação, trarão agora à terra, a colheita, ou seja, a justa paga pelo derramamento de tanto sangue inocente!

E o sangue dos justos clama por justiça, lembra-se de que no quinto selo, vimos que os salvos mortos durante a grande tribulação, estavam no céu, salvos, mas ainda assim clamavam a Deus por justiça e o Senhor havia dito para que eles aguardassem, nesse momento será chegada a hora da execução dos juízos de Deus sobre toda humanidade que rejeitou o Senhor Jesus e perseguiu os santos!


E é importante notar que essas orações, são de cristãos verdadeiros, que não estão preocupados com objetivos mesquinhos, mas sim estão colocando toda sua existência em prol do Reino de Deus nessa terra, ou seja, suas vidas foram ofertas verdadeiras para o Senhor em todo o tempo, são pessoas que verdadeiramente viviam para Deus em todos os objetivos de sua vida, elas não viviam simplesmente para prosperar, casas e ter filhos, não !

Colocavam todos esses sonhos a serviço primeiramente da vontade do Senhor Jesus.

O derramamento sobre a Terra é justamente isso, o juízo de Deus sobre a Terra, atendendo as orações dos santos- que são separados para o Senhor !



A PRIMEIRA TROMBETA:

E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada.

Apocalipse 8:7

Observamos que a praga de chuva e fogo no Egito parece ser uma amostra do juízo que virá sobre a terra, vejamos:

E Moisés estendeu a sua vara para o céu, e o Senhor deu trovões e saraiva, e fogo corria pela terra; e o Senhor fez chover saraiva sobre a terra do Egito.
Êxodo 9:23

Em relação ao sangue, no Novo Testamento, vejamos o que o povo disse ao escolher soltar Barrabás e optar por crucificar o Senhor Jesus:

E, respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos.
                                                                                 Mateus 27,25

Como as pessoas rejeitaram o Senhor Jesus quando Ele veio em forma humana, e até hoje em sua maioria continuam rejeitando o Senhor e a Sua Palavra, elas estarão colhendo o fruto de sua desobediência e desprezo ao Senhor, que faz de tudo para que elas fossem salvas!


Essa terça parte da terra queimada será transformada num deserto, imagine a fome e a crise que isso vai gerar sobre o mundo ?

Como vimos nos primeiros 4 selos, até as feras da terra irão matar os seres humanos, por conta da consequência das guerras no segundo selo, que irão gerar a fome a ponto de provavelmente existir canibalismo, tamanha miséria que estará ocorrendo na terra, e ainda 1/4 da população terá sido morta no quarto selo, pela fome, peste e pelas feras da terra por conta da fome,  imagine agora com um terço de toda árvore e erva verde queimadas, como ficará o clima e a fome na terra!




A SEGUNDA TROMBETA:

E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar.
E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte das naus.
Apocalipse 8:8,9

Mais uma vez pode-se ver a semelhança com o as 10 pragas do Egito, esta trombeta se parece com a praga do sangue que foi a primeira lançada sobre os egípcios:

E Moisés e Arão fizeram assim como o Senhor tinha mandado; e Arão levantou a vara, e feriu as águas que estavam no rio, diante dos olhos de Faraó, e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas do rio se tornaram em sangue,
E os peixes, que estavam no rio, morreram, e o rio cheirou mal, e os egípcios não podiam beber a água do rio; e houve saangue por toda a terra do Egito.

Êxodo 7:20,21

O elemento lançado a terra citado por João como uma montanha, não podemos precisar, mas pode ser algo como se fosse um meteoro por exemplo.

Imagine a terra a esta altura:

1/4 da população morta no quarto selo, e com 1/3 de toda  árvore e erva verde queimadas, agora é a vez do mar,  1/3 do mar será transformado em sangue1/3 de todo ser vivente do mar morrerá, e 1/3 das embarcações serão destruídas.

Você pode fazer a seguinte pergunta: Porque 1/3 e não o mar inteiro?

Mais uma vez, Deus está sendo misericordioso, para que as pessoas nem que seja por esse sofrimento tão grande, se arrependam, mas ainda assim, muitos infelizmente não se voltarão ao Senhor, nem vendo as profecias diante dos seus olhos, por isso se entregue ao Senhor agora mesmo e em breve você estará com Ele e não precisará passar por estes terríveis acontecimentos e nem ficará eternamente separado(a) do Senhor ao partir deste mundo!

O Senhor Jesus  não quer que você passe por todo esse sofrimento.

E se por acaso, você não foi arrebatado e está lendo este estudo, durante a grande tribulação, não coloque a marca, resista, se entregue ao Senhor Jesus de todo o coração, pois este sofrimento que você está passando por maior que seja, não é nada comparado ao fato de morrer sem a salvação da sua alma que só pode ser alcançada mediante o Sangue do Senhor Jesus e a entrega sincera e verdadeira ao Senhor Jesus !



A TERCEIRA TROMBETA:

E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas.
E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas.

Apocalipse 8:10,11

Agora a terça parte das águas se transforma em absinto que significa amargo, lembrando que no juízo da segunda trombeta, 1/3 do mar se transformou em sangue, e na primeira trombeta 1/3 das arvores e das ervas verdes foram queimadas, imagine a proporção da fome, as alterações na temperatura e o caos instalados no planeta a esta altura.

No Antigo Testamento quando o povo tinha saído do Egito e caminhava pelo deserto, vemos uma passagem que remete ao absinto que significa amargo:

Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água.
Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.
E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?
E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.

Êxodo 15:22-25

A árvore representa o Senhor Jesus, que tirou o amargo e transformou em doce, só Ele pode tirar toda amargura do ser humano e fazê-lo feliz e completo !
E quando o Senhor estava na cruz, vejamos o soldados fizeram a Ele:

Deram-lhe a beber vinagre misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber.
Mateus 27:34

O Senhor sempre quer se aproximar do homem, deu a própria vida para tomar sobre si todos os pecados e feridas de todos os seres humanos, ou seja, faz de tudo para salvar a todos, mas infelizmente muitos continuam rejeitando o Senhor Jesus, amando mais o mundo do que a Deus e infelizmente vão provar um gosto muito amargo durante os juízos de Deus, 1/3 das águas se transformarão em sangue e 1/3 ficarão amargas, ou seja, grande parte, 66%, da água do planeta não mais poderá ser consumida!

Se hoje em 2018, já passamos por vários momentos terríveis com a falta de água, imagine quando chegarem esses momentos!

Até os cientistas sabem disso e confirmam as Escrituras, portanto seja pelas Escrituras ou pelos cientistas, você sabe que o mundo vai acabar e que um dia terá que prestar contas a Deus, portanto a hora de se voltar ao Senhor Jesus é agora:



A QUARTA TROMBETA:

E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite.
E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar.
Apocalipse 8: 12,13


Agora, assim como no sexto selo, os juízos são realizados sobre os astros, a 1/3 parte das estrelas, do sol e da lua escurecerão e o dia não terá luz do sol durante 1/3 e a noite também não terá a luz da lua durante 1/3 da noite.

O Senhor Jesus citou esses acontecimentos:

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações se verão em angústia e perplexidade com o bramido e a agitação do mar.
Os homens desmaiarão de terror, apreensivos com o que estará sobrevindo ao mundo; e os poderes celestes serão abalados.
Lucas 21:25,26

E podemos observar que a nona praga no Egito, tem similaridade aos acontecimentos desta TROMBETA:

Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se apalpem.
E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias.
Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações.
Êxodo 10:21-23

Antes de livrar o seu povo da escravidão do Egito, Deus fez notáveis  Suas maravilhas para que o povo temesse a Ele e desenvolvesse seu relacionamento com o Senhor, hoje não é diferente temos visto a manifestação do poder de Deus em vários aspectos, muitos dentro de casa, presenciando curas maravilhosas, grandes livramentos, o intuito é o mesmo, que o ser humano veja as obras de Deus e se aproxime  d'Ele pelo que Ele é e não apenas fique buscando o Senhor Jesus pelos sinais, porque as pessoas que presenciarão todo esse sofrimento, nem vendo esses acontecimentos elas se converterão, podemos concluir que as bençãos não fazem uma pessoa ter um Relacionamento sincero com Deus, são sinais para despertar a fé no Senhor, mas a verdadeira alegria e realização é conhecer o Senhor e ter um relacionamento sincero com  Ele!

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas,
Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em Me entender e Me conhecer, que Eu Sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas Me agrado, diz o Senhor.
Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que castigarei a todo o circuncidado com o incircunciso.
Jeremias 9:23-25

E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar.

                                                                                    
Apocalipse 8:13

O anjo dizendo as expressões: Ai, ai ai dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar, mostra claramente que o que está por vir é ainda muito, mas muito, mas muito pior do que todos os eventos que já aconteceram a esta altura, o sofrimento das próximas trombetas será ainda muito maior do que o dos 7 selos e das 4 primeiras trombetas e ainda haverão 7 taças da ira de Deus que veremos mais a frente! 

Veja que a situação hoje já caminha para a falta de água, o aquecimento, as guerras nucleares e vários outros pontos que tem destruído a terra, desperte amigo(a) !  A vida na terra é apenas uma passagem para que você defina onde sua alma passará a eternidade, junto com o Senhor Jesus no Paraíso ou no lago de fogo e enxofre com os demônios?



Exista uma forma amigo(a), de você não passar por isso e tampouco ser condenado a uma eternidade no lago de fogo e enxofre com os demônios, renda-se agora mesmo ao Senhor Jesus, mantenha com Ele um relacionamento pessoal, diário e sincero, arrependa-se dos seus pecados e hoje mesmo você receberá uma nova vida, livre de todo o mal que está por vir sobre a terra e sobre todos os que morrem sem uma relação pessoal com o Senhor Jesus!





Você precisa conhecer o Criador, ter uma experiência real e verdadeira com Ele agora mesmo, ao invés de ficar rezando para outros nomes ou imagens, ou ficar em uma religião vazia que nunca foi capaz de preencher esse vazio e essa falta de sentido que há em seu coração, pois esse vazio e falta de sentido são imateriais, ou seja, espirituais, é a falta da Presença do Deus Único e Verdadeiro, o Senhor Jesus em seu interior, pois saiba que o Único nome que pode lhe ouvir e salvar é o Senhor Jesus Cristo, não há salvação fora d'Ele!

A pergunta que fica diante de tudo o que foi exposto é: Você deseja preencher esse buraco, esse vazio, e acabar com essa falta de sentido que há em seu coração e vida?

Você quer ter a certeza que sua parte imaterial estará salva e segura quando você partir?

Então vá a um lugar reservado e faça esta oração com toda a sinceridade:

Meu Deus, em nome do Senhor Jesus, eu quero conhecê-Lo, Se revela a mim Senhor, eu quero ter um relacionamento com o Senhor, assumo e recebo neste momento O Senhor Jesus como meu Único Senhor e Salvador, peço perdão pelo tempo que desperdicei longe do Senhor e por todos os meus pecados, conscientes e inconscientes, eu creio que o Senhor morreu e ressuscitou para me perdoar e me salvar na cruz, e desejo que o Senhor entre em meu coração para sempre, em nome do Senhor Jesus, Amém e Graças a Deus!

Se você foi sincero(a), você está seguro, em paz, porque agora o Senhor Jesus, o Único e Verdadeiro Deus, ocupa o espaço que é só d'Ele em seu coração, sua parte imaterial, aquele vazio já não existe mais e você está seguro, pois sua alma, ou seja, sua parte imaterial está salva, permaneça todos os dias desenvolvendo seu relacionamento com o Senhor Jesus, através da oração e da meditação em Sua Palavra, a Bíblia Sagrada, preferencialmente a reina valera, certamente sua existência agora faz todo o sentido e você está completo!




Que Deus abençoe você e toda sua família em nome do Senhor Jesus!




Se você deseja saber mais sobre como conhecer o Senhor Jesus, para manter e desenvolver sua salvação Eterna, aqui seguem os endereços que com certeza vão te ajudar e muito, como também me ajudaram:


Se preferir, converse com um homem de Deus agora, é prático e sigiloso:



Se as mensagens tem lhe ajudado, curta e compartilhe com todos, vamos ganhar almas:



Canal no youtube:



Testemunho:

- A cura definitiva para a despersonalização, depressão ou qualquer trauma interior:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!