Estudo do Apocalipse capítulo 14 - A foice que irá separar o trigo do joio - O contraste entre a alegria dos salvos e a condenação dos que irão aceitar a marca da besta e escolheram viver separados de Deus eternamente!

 






Ore e peça humildemente a direção de Deus para que você compreenda a Sua Doce Voz e a Sua Perfeita Vontade:


E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com Ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai.
E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão; e ouvi uma voz de harpistas, que tocavam com as suas harpas.
E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.
Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro.
E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus.
                                                                                

capítulo 14 fala da vinda do Senhor Jesus após os 7 anos da grande tribulação, O Senhor volta para então recolher todos o que foram comprados pelo Seu precioso sangue na cruz, incluindo os 144 mil selados, aleluia!

O cântico aqui só é cantado pelos 144 mil selados porque eles simbolizam os salvos, e foram os que deram ouvidos a voz de Deus, negando a besta e a sua vontade e foram comprados por Deus na cruz, guardaram a Palavra de Deus e fizeram a escolha de obedecer a  Deus e viveram com sinceridade diante de Senhor ou do Cordeiro.

Além disso, o 144 mil representam as primícias de Deus, porque eles colocaram o Senhor em primeiro lugar em suas vidas ! Quem honra a Deus em primeiro lugar, também é colocado em primeiro lugar por Ele, veja:

...porque aos que Me honram honrarei, porém os que Me desprezam serão desprezados.
                                                                                      1 Samuel 2:30

Bem, agora você entende a espiritualidade em relação aos dízimos e ofertas, não é questão financeira mas é uma questão de CONSIDERAÇÃO E PRIORIDADE!

Note que neles, não se achou engano, ou seja, eles viviam em verdade diante de Deus, o texto  cita que eles são  homens e que são virgens e que não se contaminaram com mulheres, isso não significa que eles eram necessariamente só homens, e nem que eram homens virgens fisicamente falando, mas significa que eles se mantiveram puros, limpos diante de um mundo corrompido e por guardarem a Palavra de Deus, buscaram viver fora da mentira, traições, articulações, não guardarem dentro de si a malícia e não viverem na prática do pecado, viviam principalmente e unicamente para Deus !

No capítulo 13 vimos os que tinham a marca da besta que é o diabo, aqui vemos aqueles que tem a marca de Deus, ou seja, que estão sendo salvos! 

Cremos que esse é um dos objetivos do capítulo 14, mostrar o contraste entre os que se entregaram a besta e os que permaneceram fiéis ao Senhor Jesus até o final.

Aqueles que creram na besta e receberam a sua marca são os que viviam na mentira, no engano, na falsidade e não continham em si o caráter de Deus, pois escolheram se render a sua própria vontade e se curvaram a besta, e assim, escolheram viver separados para sempre do Senhor Jesus!

Durante a grande tribulação, ou as pessoas vão se submeter a besta ou vão assumir a sua condição de filho do Senhor Jesus que é o Cordeiro, não haverá espaço para indefinições !

E quem vive segundo a vontade de Deus, mostra em sua vida o caráter do Senhor Jesus, pois não pertence ao mundo, estão de passagem apenas, por isso não podemos viver como os do mundo, pois quem é inimigo do mundo, ou seja, inimigo da sua própria vontade, é amigo de Deus, já quem satisfaz a sua vontade é amigo do mundo e é inimigo de Deus, tem que haver uma diferença entre quem é de Deus e quem não é, as pessoas tem que notar algo diferente em quem se diz de Deus, não apenas em relação a vestimenta ou ao cabelo, mas sobre o caráter e o comportamento.

Podemos concluir que, quem realmente é de Deus, mostra a diferença, o contraste que há entre os que vivem no mundo e os que vivem diante de Deus.

Você que está dentro da igreja e é orgulhoso, trai, mente, tem mágoa, você esta se  enganando, porque dizer que crê na Bíblia se batizar e ir a igreja não vai garantir sua Salvação, você precisa viver em função de Deus, da vontade d”Ele em PRIMEIRO LUGAR e não viver em função do seu ego ou orgulho!

Exemplo: Se Deus orienta a se guardar para o casamento, temos de obedecer se quisermos ser honrados por Ele, pois ou cremos na vontade de Deus e obedecemos ao Senhor, ou fazemos a nossa vontade, que é a da carne, que é a do diabo/besta.

E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,
Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
                                                                                Apocalipse 14:6,7

O primeiro anjo traz as boas novas para todos os que se entregaram de verdade ao Senhor Jesus honrando a Sua Palavra, que é a Eternidade ao lado do Senhor Jesus.

O Apocalipse é um livro em que são utilizados símbolos, como as bestas por exemplo, que são homens, aqui pode ser que o anjo pregue pessoalmente em todas as nações e também pode representar todas as pessoas que o Senhor usou como testemunhas de Sua Palavra ao longo da história da humanidade, como a igreja do Senhor Jesus que esteve na terra, ou seja, todos os salvos desde Adão e Eva, os profetas, o próprio Deus quando esteve em forma humana na pessoa do Senhor Jesus, os apóstolos, os cristãos e os 144 mil selados, que representam os salvos na grande tribulação, inspirados pelo próprio Deus, que pregaram aos homens e testemunharam sobre a Palavra de Deus e os juízos que viriam  a terra sobre os desobedientes, anunciando a vinda do Senhor Jesus, orientando para que as pessoas se convertessem ao Senhor e que os juízos de Deus seriam executados, foram dadas todas as oportunidades possíveis para que elas fossem salvas, note que o versículo cita toda nação, tribo e língua, ou seja, todos os que não quiseram se voltar ao Senhor Jesus durante sua existência, não terão nenhuma desculpa ou justificativa, pois foram advertidos inúmeras vezes, mas por suas próprias escolhas se condenaram eternamente.

Se você está lendo essa mensagem, se entregue ao Senhor Jesus de todo seu coração e entendimento, perseverando e obedecendo a Sua Palavra, vivendo por Ele, é a única forma de ser salvo, através do Sangue do Senhor Jesus, Deus está lhe dando talvez a última oportunidade, não troque por um mísero momento de prazer ou por essa marca que pode te garantir um conforto temporário, mas que irá condená-lo (a) eternamente a viver separado de Deus, com um tormento que vem de dentro, no lago que arde eternamente com fogo e enxofre!

Deus quer salvá-lo, só depende de você, negue esse mundo, e o anti-cristo, esse falso líder mundial que praga a paz de um modo interesseiro, e se renda ao ÚNICO que pode te salvar, o SENHOR JESUS, pois Ele não te obriga, mas te convida a uma ETERNIDADE de verdadeira paz !

E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua fornicação.
                                                                                    Apocalipse 14:8

O segundo anjo citado no verso 8 e o terceiro anjos que veremos a seguir, vem trazendo as más notícias e as consequências para aqueles que rejeitaram a Palavra de Deus e adoraram a besta ou o diabo.

A babilônia significa o cristianismo social, falso, que se prostituiu com o poder politico deste mundo e se corrompeu com a unificação de todas as religiões, esse sistema é diabolicamente implementado seguindo seus objetivos, fazendo com que as igrejas se curvem a um evangelho de portas largas, e o anjo anuncia o fim desse sistema maligno, essa profecia se cumpre nos capítulos 16 e 18 no livro do Apocalipse, lá veremos mais afundo sobre a Babilônia.

E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão,
Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.

E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.
Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

                                                                            
 
Apocalipse 14:9-12

Aqueles que estiverem na terra durante a grande tribulação, se optarem por receber a marca da besta, cairá sobre eles a ira do Senhor Jesus, porém aqueles que rejeitarem a marca da besta receberão a ira da besta, e você prefere enfrentar a ira de Deus ou da besta, que não passa de um homem possuído por satanás, sendo que tanto este ditador como o diabo já serão condenados a eternidade no lago de fogo e enxofre pelo Altíssimo?

Como vimos anteriormente, as bestas são marionetes usadas pelo diabo para enganar a todos, nem o próprio falso profeta e o anti-cristo, sabem  ou nem querem pensar que são usados pelo diabo, são pessoas que foram convencidas por ele seduzidas pelo poder, a marca da besta nós vimos  no capítulo 13, portanto aqui são apresentadas as consequências para quem aceitar essa marca, sem a qual ninguém poderá comprar ou vender:

A pessoa que receber o sinal da besta na testa ou na mão direita, automaticamente estará condenada pela eternidade ao inferno e depois ao lago de fogo e enxofre, serão atormentadas dia e noite para sempre, pois rejeitaram a Deus e escolheram se render  a besta, que é o próprio diabo!

Mas o Apocalipse mesmo trazendo profecias futuras, já nos traz lições para os dias de hoje, pois o sistema político e religioso já esta implementado sobre o mundo, receber a marca, além de receber o chip ou  o método que será utilizado para marcar a testa ou a mão direita dos adoradores da besta, é concordar com o anti-cristo, com o sistema babilônico, achando que o certo é errado, e o errado é certo! 

Fique atento, pois o diabo, o anti-cristo e o falso profeta, tentarão enganar se possível até os escolhidos como o Senhor Jesus disse em Mateus 13:22, hoje quem se preserva para o casamento é tido como careta, bobão e é pressionado por esse sistema para que todos cedam a vontade da besta que é o anti-cristo, portanto cuidado, porque essa besta vai enganar tanto, que as pessoas vão provar que esse cara é o anti-cristo conforme as profecias, e ainda assim  muitos cristãos não vão acreditar, vão acabar cedendo e permitindo que o mal os engane, por isso fique muito atento para não se deixar levar pelo engano do anti-cristo.

Mais uma vez podemos ver o contraste entre os salvos, representados pelos 144 mil selados, pois terão descanso Eterno ao lado do Senhor Jesus, e os adoradores da besta que sofrerão por toda a eternidade, por isso a paciência e a fé no Senhor Jesus é recompensada como o Senhor disse: na vossa paciência possuí as vossas almas ver Lucas 21:19.

Paciência aparece 7 vezes no apocalipse, carrega o significado de perseverar, permanecer, suportar,  resistir em relação a coisas ou circunstâncias, no sentido de ser paciente e perseverante defendendo a prática da Palavra de Deus, e em relação a fé, esperando confiantemente o cumprimento da Promessa de Deus, sem ficar ansioso e preocupado com qualquer área da vida, seja familiar, financeira, sentimental na perda de um parente e etc, o paciente, confia, até se preocupa mas ele jamais deixa de confiar no caráter de Deus! 

Deus tem que ser o PRIMEIRO em toda e qualquer situação ! Não fique ansioso entregue tudo nas mãos de Deus e busque estar atento a voz de Deus para que você seja abençoado por Ele na hora certa ! Seja bem resolvido em sua mente pela certeza de que no final você vai vencer, porque o Senhor nunca falha, Ele é justo, e retribui a cada um justamente, no tempo e na medida certa, é muito melhor ter essa fé paciente e firme, definida, do que aquela que foca apenas em conquistar bênçãos e acabar perdendo a Eternidade, um exemplo claro são os dez leprosos, todos foram curados, mas 1 apenas voltou para agradecer, ver Lucas 17:12-19.

Veja o que está escrito na Palavra de Deus sobre paciência:

Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
                                                                                    Romanos 5:2-5

Amigos, somente o Senhor Jesus pode te salvar, não permita que o diabo coloque a marca dele em sua vida, com mágoa, traições, mentira e com nada que te afaste de Deus, não negocie sua fé e nem os valores da Palavra de Deus para satisfazer um capricho ou necessidade temporária e passageira da carne, seja lá qual for !

E se você já está vivendo a grande tribulação e está em dúvida sobre colocar a marca ou não, NÃO COLOQUE, pois se você ceder vai receber benefícios que durarão alguns meses apenas, mas de um jeito ou de outro você vai morrer e neste caso, morrerá CONDENADO eternamente ao lago de fogo e enxofre!

Você pode dizer: Ah, mas isso é uma história, anote a ordem cronológica dos fatos profetizados na Bíblia que é a Palavra de Deus, tudo o que está escrito nela é VERDADE porque representa o próprio Deus, e nenhuma vírgula passará sem que se cumpra completamente, você precisa definir se crê na Bíblia que é a Voz de Deus ou se vai preferir ouvir o diabo e viver separado de Deus para sempre!     

E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.
                                                                                 Apocalipse 14:13

Enquanto a mensagem trazida pelo terceiro anjo mostra o sofrimento daqueles que adoraram a besta, agora o Senhor ordena a João escrever sobre o gozo, a alegria daqueles que morrem e vão para a Eternidade ao lado do Senhor Jesus, dos que morreram salvos na grande tribulação em meio a tanto sofrimento, mas que agora descansarão, e também de todos os salvos durante toda a história da humanidade, veja o contraste e a diferença, os que morrem no Senhor são bem-aventurados, ou seja, felizes para sempre e esses sim, descansarão, existem pessoas que dizem quando alguém morre: Fulano descansou, infelizmente nem sempre isso acontece, somente os que morrem no Senhor, praticando a Palavra de Deus, reconhecendo que só serão salvos mediante o Sangue precioso do Senhor Jesus é que serão felizes eternamente !

No final do versículo 13 vemos o Senhor falando sobre o galardão, a recompensa daqueles que fazem parte dos salvos: ... e as suas obras o seguem, significa que as obras dos cristãos os acompanharão na Eternidade, ou seja, o seu comportamento, a dificuldade que você enfrenta para se manter puro diante de Deus será retribuída ETERNAMENTE meu amigo(a), tem ideia do que é estar perto do Senhor Jesus eternamente, e ainda reinar com o Senhor aqui na Terra por 1000 anos?

13 E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.
14 E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do Homem, que tinha sobre a Sua cabeça uma coroa de ouro, e na Sua mão uma foice aguda.
15 E outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice, e sega; a hora de segar te é vinda, porque já a seara da terra está madura.
16 E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi segada.
17 E saiu do templo, que está no céu, outro anjo, o qual também tinha uma foice aguda.
18 E saiu do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice aguda, dizendo: Lança a tua foice aguda, e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras.
19 E o anjo lançou a sua foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra, e atirou-as no grande lagar da ira de Deus.
20 E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios.
                                                                        Apocalipse 14, 13-20.

Quem está assentado sobre a nuvem e tem a foice na mão é o Senhor Jesus, ou seja, é o próprio Deus! Nesse período, a graça divina chega ao fim na terra, agora chega o momento da execução do juízo de Deus sobre a terra e da ira do Senhor sobre todos os que se entregaram a besta e as suas próprias vontades carnais!

A foice é usada para cortar, para fazer a colheita, quando o Senhor passar a foice na terra, os que creem e se relacionam com o Senhor serão salvos  mas os joios (ver Mateus 13) serão cortados e lançados no fogo eterno, por isso, só como alerta, tome muito cuidado ao fazer negócios, ou ter um relacionamento com alguém que faça parte da igreja, porque só Deus conhece o interior das pessoas, existe muito joio no meio do trigo, cuidado com o joio que está no meio da igreja, evite frustrações, não ceda aos seus sentimentos e atrações da carne, é difícil sim, mas se o Senhor é o seu Tudo, você vai pedir a direção de Deus e Ele vai te guiar e fortalecer em toda decisão, não confie nas pessoas só porque são bispos, pastores, membros e etc, respeite-os mas sempre com olhos abertos, não tenha maus olhos, porém, confiar, confie unicamente em Deus!

Seja maduro na fé, não se deixe levar pelo joio no meio da igreja, lembre-se, o joio foi plantado pelo diabo, confie somente em Deus, tem vários joios na igreja enviados pelo diabo, plantados pelo inimigo, cuidado, se afaste dessas pessoas, ignore-as, foque no seu Relacionamento com Deus, não tenha malícia dentro de si, obviamente, mas tome muito cuidado como joio no meio do trigo, lembre-se, nosso exemplo e  referência é o Senhor Jesus!

Aprenda a colocar todo seu foco e esperar tudo do Senhor Jesus e nada das pessoas ou espere até o pior das pessoas, para que isso não afete o seu Relacionamento com Deus, causando frustrações.

Vejamos a parábola do joio e do trigo que mostra claramente o que acontecerá na visão desta passagem:

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.
                                                                                  Mateus 13:24-30

Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
E Ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem;
O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;
O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
                                                                                  Mateus 13:36-39

Assim como na parábola do joio, o Senhor retirará todos os filhos do maligno que não quiseram de forma alguma se arrependerem de seus maus caminhos.

Quando a graça de Deus se esgotar este mundo, os maus serão ceifados, o Senhor separará o trigo do joio, o joio será cortado e lançado no lago de fogo e enxofre.

Vemos que até a graça de Deus tem limite, decida hoje se entregar ao Senhor Jesus e ser salvo, lembre-se, o diabo virou diabo no céu imagina o que acontecerá com aqueles que não se entregarem ao Senhor Jesus aqui na terra, onde todos os dias somos tentados pelo mal e pela nossa carne!

Ninguém sabe quando vai morrer, portanto se você quer ser salvo você só tem o agora, aproveite essa chance que pode ser a ultima, ou seja, pode ser que a foice passe agora por você!

O grande lagar da ira de Deus que foi pisado fora da cidade, traz a consequência para aqueles que rejeitaram o Senhor Jesus, João viu um grande derramamento de sangue que ocorrerá por aproximadamente 280 km, que também pode ser  o resultado do Armagedon, uma guerra que acontecerá ao final da grande tribulação, estudaremos sobre essa guerra a frente, mais já saiba que o Armagedon é o pisamento do lagar, ou seja, a foice passará por toda a terra, separando o trigo (os salvos) dos joios(os que rejeitaram  o Senhor Jesus) ! No capítulo 19 veremos com mais detalhes onde o Senhor JEsus virá a terra com a Sua igreja, para salvar os que ainda estiverem vivos e que não aceitaram a marca da besta, e derrotar o anti-cristo, o  falso profeta e para prender satanás por 1000 anos!



Por isso, a pergunta que fica diante de tudo o que foi exposto é: 

Você quer escapar desses eventos terríveis da grande tribulação?

Você deseja preencher esse buraco, esse vazio, e acabar com essa falta de sentido que há em sua vida e no seu coração e receber a Vida Eterna agora mesmo?

Você quer tomar uma decisão verdadeira de assumir o Senhor Jesus como Seu Único Senhor e Salvador independentemente do que você tenha feito, independente se você roubou, matou, estuprou ou foi um mocinho?

Por que o único caminho que leva a Deus e a Vida Eterna é O Senhor Jesus Cristo:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Deus está disposto a perdoar você, basta confessar seus pecados e arrepender-se de verdade!

Você quer ter a certeza que sua alma  estará salva e segura quando você partir?

Então vá a um lugar reservado e faça esta oração com toda a sinceridade:

Meu Deus, em nome do Senhor Jesus, eu quero conhecê-Lo, Se revela a mim Senhor, eu quero ter um relacionamento com o Senhor, assumo e recebo neste momento O Senhor Jesus como meu Único Senhor e Salvador, peço perdão pelo tempo que desperdicei longe do Senhor e por todos os meus pecados, conscientes e inconscientes, eu creio que o Senhor morreu e ressuscitou para me perdoar e me salvar na cruz, e desejo que o Senhor entre em meu coração para sempre, em nome do Senhor Jesus, Amém e Graças a Deus!

Se você foi sincero(a), você está seguro, em paz, porque agora o Senhor Jesus, o Único e Verdadeiro Deus, ocupa o espaço que deve ser só d'Ele em seu coração, sua parte imaterial, aquele vazio já não existe mais e você está seguro, pois sua alma, ou seja, sua parte imaterial está salva, permaneça todos os dias desenvolvendo seu relacionamento com o Senhor Jesus, através da oração e da meditação em Sua Palavra, a Bíblia Sagrada, preferencialmente a reina valera, certamente sua existência agora faz todo o sentido e você está completo!


Que Deus abençoe você e toda sua família em nome do Senhor Jesus!



Se você deseja saber mais sobre como conhecer o Senhor Jesus, para manter e desenvolver seu relacionamento com o Senhor e sua salvação Eterna, aqui seguem os endereços que com certeza vão te ajudar e muito, como também me ajudaram:


Se preferir ou tiver alguma dúvida, converse com um homem de Deus agora, é prático e sigiloso:



Se as mensagens tem lhe ajudado, curta e compartilhe com todos, vamos ganhar almas:



Canal no youtube:


Testemunho:

- A cura definitiva para a despersonalização, depressão ou qualquer trauma interior:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!