SALVAÇÃO PELA FÉ X SALVAÇÃO PELAS OBRAS! SERÁ QUE FAZER BOAS OBRAS E UMA BOA CONDUTA GARANTEM A SALVAÇÃO POR SI SÓ?

 





Será que é suficiente ir a igreja, pregar o evangelho, fazer boas obras, caridades, não matar nem roubar, não trair a esposa ou o marido, ser dizimista ou ofertante?

Será que é suficiente fazer?

A resposta é: Não!

A Palavra de Deus deixa claro que ninguém pode ser justificado diante de Deus pelas obras, mas sim pela fé!

Por isso nenhuma carne será justificada diante d'Ele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

Romanos 3:20-24


E aí você pode estar se perguntando, mas no Livro de Tiago, diz claramente que uma fé sem obras é morta, e em Hebreus diz que Abrãao foi justificado pelas obras, como podemos ver nos versículos:

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.

Tiago 2:14-24


Paulo e Tiago não estão se contradizento de forma alguma!

O que Deus usa Tiago para nos ensinar é que Abrãao fez o que Deus lhe ordenou, como no sacrifício do seu filho Isaque, veja bem, Abrãao fez, ou seja, colocou em prática o que Deus lhe ordenou, porém, veja de onde vem a sua justificação diante de Deus:

E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.

Tiago 2:23


Sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

Romanos 3:24


O que Deus está inspirando os seus servos a nos ensinar, creio que é o seguinte:

Se você diz que tem fé em Deus, mas não pratica o que Deus lhe ordena: Compartilhar o evangelho, dizimar e ofertar, amar e ajudar o próximo, ser fiel ao seu cônjuge,  sua fé é uma mentira, pois ficar o dia todo deitado e viver uma vida de pecado, ainda que a pessoa diga que tem fé e que será salva pela graça, essa postura irá conduzir essa pessoa a perder a Vida Eterna e a salvação eterna, pois essa fé só fica na palavra, na teoria e não há prática, e se eu não pratico é porque eu não creio!

Porém, tudo o que fizermos nunca será capaz de nos justificar e nos tornar perfeitos diante de Deus, não podemos alcançar o céu por nossos próprios méritos, caso contrário, porque Deus viria na pessoa do Senhor Jesus e iria Se sacrificar para pagar pelos nossos pecados, morrendo em nosso lugar?

Ter uma boa conduta, ser dizimista e ofertante, ajudar o próximo, é o mínimo que se espera de uma pessoa que quer andar com o Senhor Jesus não é verdade?

Compreende?

O que fazemos comprova a fé, pois se eu creio eu faço, se não creio eu não faço!


Se eu oro, medito na Palavra de Deus é porque eu creio que Deus está me ouvindo e que Ele vai falar comigo, mas o fato de eu orar e meditar na Palavra de Deus, não pode me salvar simplesmente porque eu fiz uma obra!


Só existe uma forma da pessoa ser justificada diante de Deus:


Quando ela crê de fato e de verdade, de todo o coração, que o Senhor Jesus morreu e ressuscitou para perdoar todos os seus pecados, pois O Senhor pagou o preço por todos os nossos pecados, e quanto reconhecemos que não podemos ser salvos por nossas obras, e depositamos nossa confiança no Senhor, no sacrifício que Ele fez por nós,  e quando a pessoa recebe o Senhor Jesus de verdade como Seu Único Senhor e Salvador, aí sim ela é perdoada e está justificada diante de Deus de todos os seus pecados, não pelo que ela faz em si, mas pelo que o Senhor Jesus fez por nós!

O Senhor Jesus é o Único mediador entre Deus e os homens, é o Único Caminho, é o Único que pode nos salvar, portanto, embora a fé exija atitudes que a comprovem, jamais podemos pensar que seremos salvos pelo que fazemos, ainda que sejam grandes obras aos olhos dos homens, porque todos pecamos:

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

Romanos 3:23-24


Então quando você crê no Senhor Jesus de Verdade, você prioriza o seu relacionamento pessoal, a intimdiade com o Senhor Jesus, não é o que você faz que te salva, é o que o Senhor Jesus fez por nós que nos salva!

Além disso, nossas obras não podem nos salvar por si só, elas podem nos condenar, porque se alguém: Não compartilha o evangelho com ninguém, é egoísta, não é dizimista nem ofertante, trai o cônjuge e morre sem se arrepender e depositar sua fé no Senhor Jesus, no sacrifício feito por nós na cruz, então essa pessoa está condenada eternamente ao inferno e depois ao lado de fogo e enxofre por toda a eternidade, e viverá para sempre separada do Senhor Jesus, não haverá mais chances de arrependimento após a morte!

O que precisamos fazer é que precisamos tomar cuidado para que não venhamos nos tornar apenas religiosos durante a caminhada na fé, com os seguintes pensamentos:

Eu faço muitas obras na igreja, evangelizo muito, prego muito, limpo a igreja, eu não cometo adulterio, nem em pensamento, sou dizimista e ofertante, faço caridades e por isso estou salvo!

Isso é um engano tremendo, porque você está rejeitando o sacrifício feito pelo Senhor Jesus, que é a Única forma de nos reconciliar com Deus, quando cremos nele de verdade, e está colocando o mérito da salvação em si próprio, em suas obras, no que você faz e se não vigiar irá perder a Vida Eterna e a salvação eterna!

Amigos, é tempo de refletir, de repente você não vive no pecado, é uma pessoa trabalhadora, honesta, firme na obra de Deus há muitos anos, mas perdeu o Primeiro Amor, tem sido frio(a) com Deus, não há mais sede em conhecer e continuar conhecendo o Senhor Jesus, o relacionamento pessoal com Senhor não é mais sua prioridade, você tem se escorado no que faz, achando que assim será salvo!

Amigos como vimos, somente através da fé no Senhor Jesus, no sacrifício que Ele fez por nós na cruz, é que uma pessoa é justificada diante de Deus, e então a pessoa crê no Senhor, e porque ela crê, teme e repeita o Senhor, ela vai priorizar sua relação pessoal com o Senhor Jesus, nada mais funciona!

As obras são consequências de uma vida com o Senhor, mas não podem em hipótese alguma ser onde colocamos nossa esperança, pois como vimos não podemos ser salvos por nossos proprios méritos!

Não permita se tornar religioso, conhecedor da Palavra, mas que não está no Primeior Amor, veja a carta que o Senhor Jesus enviou a igreja de Éfeso, que tinha muitas obras, mas que estava caída:

Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo Meu Nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

Apocalipse 2:2-5


Observe que era uma igreja que tinha obras, que confrontava os que estavam na mentira, ou seja no pecado, que trabalhava pelo Nome do Senhor, certamente pregando o evangelho e fazendo a obra de Deus, paciente, quer dizer creio ser aquele tipo de pessoa que está há anos na fé, mas essa igreja/pessoa deixou o Primeiro Amor, ela já não tinha mais como prioridade a relação pessoal com o Senhor Jesus e estava caída, e se não se arrependesse iria se perder!


Amigos, é hora de refletirmos, será que a vida com Deus tem sido resumida ao que fazemos?

Será que estamos reduzindo a vida com o Senhor Jesus a nossas obras, se apoiando no que fazemos e não no que o Senhor Jesus fez por nós?

Isso é muito sútil  e é perigoso, devemos praticar as obras da fé, mas jamais deixar de priorizar a relação pessoal e a intimidade com o Senhor Jesus, pois nada mais funciona!

Portanto, se você percebe que tem sido apenas religioso, separe um momento a sós com Deus, você não vai deixar de fazer a obra de Deus, mas vai priorizar o Primeiro Amor, a relação pessoal com o Senhor Jesus e aí a obra de Deus será feita dentro de você e será impossível você não fazer a obra do Senhor, do jeito que o Senhor quer que você faça, buscando a orientação do Senhor e dependendo d'Ele também antes de fazer as obras!

Se você percebe que tem sido apenas religioso, fale com o Senhor JEsus agora, arrependa-se, não reduza sua vida com Deus a um conjunto de obras, jogue as cartas na mesa, arrependa-se, o Senhor não quer que você seja deixado pra trás ou que se perca eternamente, priorize sua relação e intimidade com o Senhor Jesus, pois:

Respondeu Jesus: "Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por Mim.

João 14:6


Eu Sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em Mim e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma.

João 15:5


Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

1 Timóteo 2:5


Que o Senhor Jesus abençoe você e sua família e que seus olhos sejam abertos a Única Verdade Absoluta que é o Senhor Jesus Cristo!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!