Reflexão: Qual tem sido nosso comportamento em relação ao segundo mandamento mais importante?

 





E um deles, doutor da lei, interrogou-O para O experimentar, dizendo:

Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.


O Senhor Jesus nos ensina que o primeiro e grande mandamento é Amar a Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento, ou seja, sobre tudo e sobre todos!

E o segundo é: Amar o próximo como a ti mesmo!

Deus deve ser a maior prioridade em nossas vidas, e sabemos que nossas obras em si não vão nos salvar, pois a salvação é pela graça do Senho Jesus, ou seja, é um favor imerecido, nenhum de nós merece, mas pela fé no sacrifício que o Senhor Jesus fez por nós na cruz, crendo que Ele derramou o Seu precioso sangue, morrendo em nosso lugar e crendo na ressurreição do Senhor de fato e de verdade, então a pessoa estará salva, e por consideração e temor ao Senhor, ela vai priorizar o relacionamento com o Senhor Jesus!

E o segundo mandamento é consequência do primeiro, pois se eu priorizo o relacioamento com o Senhor Jesus é impossível ficar indiferente às almas que estão perdidas e que estão se perdendo neste mundo!

Não podemos ficar focando demais no sofrimento das pessoas, pois não podemos mudar o mundo inteiro, mas podemos com a ajuda de Deus servir ao Senhor da forma como Ele planejou, amando/ajudando o próximo da maneira que Ele vai nos dirigir quando buscamos ouvir Sua Doce Voz, pois o Senhor Jesus vai nos ajudar a enxergar as coisas pelo Seu ponto de vista, se permitirmos, por isso, é impossível alguém que realmente prioriza o seu relacionamento com Deus não ouvir o Senhor quando Ele nos mostra alguém que devemos ajudar, seja com mantimentos, através de aconselhamentos ou oração!

E quando o Filho do homem vier em Sua glória, e todos os santos anjos com Ele, então Se assentará no trono da Sua glória;
E todas as nações serão reunidas diante d'Ele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
E porá as ovelhas à Sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à Sua direita: Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-Me de comer; tive sede, e destes-
Me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-Me;
Estava nu, e vestistes-
Me; adoeci, e visitastes-Me; estive na prisão, e foste Me ver.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando Te vimos com fome, e Te demos de comer? ou com sede, e Te demos de beber?
E quando Te vimos estrangeiro, e Te hospedamos? ou nu, e Te vestimos?
E quando Te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-Te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes.
Então dirá também aos que estiverem à Sua esquerda: Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não 
Me destes de comer; tive sede, e não Me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não 
Me recolhestes; estando nu, não Me vestistes; e enfermo, e na prisão, não Me visitastes.
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando Te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não Te servimos?
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a Mim.
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a Vida Eterna.

Mateus 25:31-46

E fazer o bem não é apenas em relação às pessoas que estão perdidas, mas sim em relação àqueles que se fazem nossos inimigos, pessoas que nos fazem mal!

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

Mateus 5:43-47

Podemos orar por eles, estender a mão dentro do que Deus nos dirigir, não estou dizendo que precisamos trazer a pessoa para a nossa vida para ser amigo!

Se saudarmos ou ajudarmos ou ainda orarmos apenas por nossos entes queridos (que devemos ter todo o cuidado tanto na fé quando em relação à assistência obviamente) ou pessoas que amamos e que nos fazem bem, não fazemos nada demais, porque os incrédulos também fazem isso, e as vezes fazem até caridades!

Portanto, ajudar o próximo não é apenas aqueles que são nossos amigos, mas até àqueles que nos fizerem mal!

E uma questão muito importante é que não podemos ser neglientes com os primeiros próximos, isso mesmo, os nossos familiares e amigos da fé:

cônjuge, irmãos, filhos, parentes e amigos da fé!

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.

1 Timóteo 5:8


E um outro ponto muito importante que remação a servir a Deus é que temos que entender que dependemos de Deus até mesmo para ajudar uma pessoa, porque se focarmos também só no fazer, podemos correr o risco perigosíssimo de perder o foco do SER, ou seja, podemos esquecer de priorizar o relacionamento/intimidade cm o Senhor Jesus ou  ser enganados e ajudar alguém que não deveíamos ajudar naquele momento ou da forma que estaremos ajudando!

O que precisamos fazer é estar disponívels e nos permitir ser guiados pelo Espírito Santo, Ele vai sempre nos mostrar como e quando ajudar alguém que Ele quer que ajudemos pela sua permissão1

Também precisamos compreender que Deus não precisa de ninguém para nada, o Senhor nos concede o privilégio de serví-Lo!

Que possamos refletir sobre como temos tratado o nosso próximo, começando pelos da nossa própria casa, pois amar o próximo como a mim mesmo, é o segundo mandamento mais importante!

E sabemos que a parte horizontal na cruz, representa o relacionamento com Deus e parte horizontal representa o relacionamento com o próximo!


Que o Senhor Jesus, que á A Verdade, O Caminho e A Vida abençoe você e sua família e abra o seu entendimento para a Sua Vontade que é Santa, Perfeita e Agradável!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!