Estejam preparados! O noivo vem aí!







   

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.

E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.

As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.



Na mensagem anterior, podemos meditar sobre a importância de estar preparados, vigilantes e atentos, pois a volta do Senhor Jesus está muito próxima!

Na parábola das dez virgens, o Senhor Jesus utiliza a analogia entre o casamento e a Sua volta para buscar a Sua Noiva, ou seja, a Sua igreja, aqueles que realmente creem e confiam n'Ele e priorizam o relacionamento com o Senhor!


O Senhor Jesus veio a este mundo como judeu e também como galileu, e o Mestre sempre usou situações com as quais as pessoas estavam acostumadas em seu cotidiano para clarear o etendimento das pessoas, por isso o Rei fez uso das parábolas!

Lembrando que todos os discípulos eram galileus, portanto, o casamento galileu foi usado pelo Senhor, para fazer um paralelo entre o casamento galileu e o arrebamento, a vinda do Senhor Jesus para buscar a Sua Noiva, ou seja, a Sua igreja, com este exemplo, creio que certamente os discípulos compreenderam com muita facilidade por estarem bem acostumados as cerimônias de casamento na galiléia!


No casamento galileu, eram apresentado os termos do casamento para os noivos, caso concordassem.

É entegue um cântaro de vinho ao noivo, e ele despeja em um copo para que seja oferecido a noiva, com todo respeito, então neste momento, a noiva decide se aceita ou rejeita a proposta de casamento, ela tem o poder final de decidir nesse momento, caso ela rejeite o pedido, ela  empurra o copo de volta, caso ela aceite ela bebe o vinho, então o noivo bebe também solidificando o pacto e fala publicamente algo profundo como: Você fica consagrada a mim pelas leis de Moisés, e ele afirma que não beberia do vinho novamente, até beber com ela na casa de seu pai!

O que o noivo dizia a noiva, é muito parecido com o que o Senhor Jesus disse aos discípulos na Santa Ceia, veja o que o Senhor Jesus disse aos dicípulos após eles beberem o cálice:

E vos afirmo que, de agora em diante, não mais tomarei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o novo vinho, convosco, no Reino de meu Pai”.

Mateus 26:29


O Senhor Jesus deixou claro para os discípulos, que Ele estava propondo ao mundo um casamento com Ele, porque na cruz,  o Senhor ofereceria como ofereceu o Seu precioso sangue para remissão de todos os pecados, de todos os que aceitem o pacto do Senhor, crendo na Sua oferta perfeita na cruz!

O noivo é o responsável para preparar o quarto, os móveis e todos os itens necessários não só para a festa de casamento, mas também para a noiva morar!


E não foi isso que o Senhor Jesus nos disse:

Na casa de Meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, Eu o teria dito a vós. Portanto, vou para preparar-vos lugar. 
3E, quando Eu me for e vos tiver preparado um lugar, virei de novo e vos levarei para Mim, a fim de que, onde Eu estiver, estejais vós também. 
4Vós sabeis para onde Eu vou, e conheceis o caminho

João 14:2-4

Somente os que creem de verdade no Senhor Jesus Cristo, como Seu Único Senhor e Salvador, priorizando o seu relacionamento com o Senhor todos os dias, os que nasceram de novo e receberam um novo coração, estarão com o Senhor no reino do Seu Pai, não é idêntico ao casamento?


A noiva precisa estar preparada para o casamento, para o momento que o noivo vai voltar para buscá-la, ela precisa preparar o vestido e todos os itens necessáros para o seu casamento, talvez fosse difícil conseguir todo o material para o vestido, sendo necessário aguardar meses para os viajantes passarem, e o mais importante, a noiva tinha que estar sempre pronta e pura para que o noivo a leve para o lugar que ele foi preparar.

A noiva nao ficava parada, mas tinha que estar preparada!


Após o noivado, era de aproximadamente um ano o período de preparação para a cerimônia acontecer, todos deveriam estar preparados para o casamento, porém, o dia e a hora exatos em que aconteceria o matrimonio, somente o pai do noivo sabia!

E é exatamente o que o Senhor Jesus disse:

Entretanto, a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão exclusivamente o Pai.

Mateus 26:39

Pesquisadores descobriram que nos casamentos galileus, geralmente o pai iria dar a ordem ao filho para buscar a sua noiva no meio da noite, mais uma vez veja a semelhança com a parábola das dez virgens, quando o Senhor nos ensina que o Noivo chegou à meia noite!

E  o fato do noivo vir no meio da noite, ou à meia noite, creio que mostra que o mundo estará dormindo, despreparado para o retorno do Senhor Jesus, por isso o Senhor nos alerta, estejam preparados, pois como o Senhor nos disse:

4Portanto, ficai igualmente vós alertas; pois o Filho do homem virá no momento em que menos esperais.

Mateus 24:44


Pois a parábola também nos ensina que infelizmente até muitos dos que até creemno Senhor, não estarão preparados para o retorno do Senhor Jesus e podem ficar de fora, exatamente como as 5 virgens loucas (pessoas que creem, conhecem a Palavra) que ficaram fora!

Devemos tomar muito cuidado com o sono espiritual, precisamos do azeite nas vasilhas, precisamos estar em comunhão com o Senhor Jesus todos os dias, não apenas para ser livres da grande tribulação ou do lago de fogo e enxofre, mas por amor verdadeiro ao Senhor!

Por que existe a profecia?

Deus nos diz o que vai acontecer e acontece exatamente como o Senhor predisse!

Essa é a prova da Palavra de Deus, se as pessoas ignoram as profecias, ignoram as Palavras que Deus disse que iriam acontecer e corre-se o risco de acontecer ainda mais o esfriamento espiritual, pois se as pessoas não param para ouvir e compreender as profecias do Senhor, porque irão se preparar para vinda do Senhor?

Quando o pai do noivo ordena que o filho busque a sua noiva, o jovem pega o shofar que é um chifre de carneiro e ele soa como uma trombeta passando por toda a cidade para acordar a noiva e sua família além de todos os que estiverem preparados, era em um momento imprevisível o momento do soar da trombeta, como proximo da meia noite por exemplo, onde somente os que estavam preparados é que entravam para as bodas!

Quando o noivo se aproxima da casa da noiva com todos os que estão o acompanhando, a noiva se encaminha na leiteira e é erguida do chão, ela é levantada no ar para ir para a casa do pai, esse momento era conhecido pelos antigos galileus como: o voar da noiva para a casa do pai!

É pela graça de Deus que a noiva sempre viveu e assim será para sempre, ela estava preparada por consideração, temor a amor ao Senhor, mas o mérito é unico do Senhor!

E glorioso, fica evidente que esse gesto de levantar a noiva, aponta para o arrebatamento, quando o Senhor Jesus, o Noivo,  vai levantar/buscar a Sua noiva, a Sua igreja, aqueles que estiverem preparados para que sejam poupados da ira que será derramada sobre a terra durante a grande tribulação! 



Percebeu como o Senhor usou a analogia entre o casamento galileu e a sua vinda?


Na parábola das dez virgens, o Noivo representa o Senhor Jesus, a noiva a Sua igreja, ou seja, todos os que foram chamados à salvação, conheceram a Verdade, a Palavra de Deus e começaram sua caminhada na fé!

E o ponto que devemos estar atentos é: 

Estamos preparados para o vinda do Senhor, que pode ser a qualquer momento?
 
Estamos preparados para a nossa partida desse mundo material que também pode ser a qualquer momento?

Amigos, meditem na parábola das dez virgens, metade delas ficaram de fora  porque não estavam se preparando adequadamente, não tinham azeite, ou seja, não tinham o relacionamento com o Senhor Jesus como sua maior prioridade, eram pessoas dispersas, que talvez colocaram os cuidados em fazer boas obras ou os cuidados com esta vida, acima da sua vida com Deus!

E a vida com Deus não é apenas: ir a igreja (Deus te deu a responsabilidade de conferir se você está sendo ensinado de acordo com a Palavra de Deus), devolver o dízimo (que já pertence a Deus, pois toda a Terra pertence), fazer boas obras e caridades!

A vida com Deus não pode se resumir ao que fazemos!

Elas eram virgens, ou seja, puras também, mas a mente/coração/intenções, estavam completamente distante do Senhor Jesus, elas não estavam dando valor ao seu relacionamento com Deus como deveriam, estavam desatentas!

E quando o noivo chegou, mesmo sendo virgens, ficaram de fora, porque sabiam que deveriam se preparar, porém foram negligentes!

E não podemos cair no mesmo erro dessas 5 virgens néscias, imprudentes, loucas!

O tempo para estar preparado para a vinda do Senhor Jesus ou da nossa ida para a eternidade, é AGORA, depois ou daqui a pouco, pode ser tarde demais!

Aproveite a oportunidade que o Senhor Jesus está lhe dando hoje, peça perdão pelos seus pecados, se estava vivendo um relacionamento frio com Deus, mude essa situação agora, invista no relacionamento com o Senhor Jesus todos os dias, faça d'Ele o Seu Melhor Amigo, medite em Sua Palavra, pare para ouvir a Doce Voz do Senhor e converse com Ele sobre tudo: seu dia, o que passou, o que sentiu, o que espera, enfim, entregue seu livre arbítrio e o controle da sua cabeça nas mãos do Senhor Jesus, submeta a Sua Vontade à Vontade de Deus, creia unica e exclusivamente no Senhor Jesus Cristo como Seu Único Senhor e Salvador!

Crendo que pelo sangue que Ele derramou na cruz em nosso lugar, nos tornamos lavados diante do Altíssimo!

Esteja preparado(a) AGORA!

Que Deus abençoe e que seus olhos sejam abertos à Única Verdade Absoluta que é o Senhor Jesus Cristo!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!