Por que você deve perdoar?

 



Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.

Mateus 6:14,15


Vamos meditar em 5 pontos para que possamos compreender o quão importante e inteligente, é a decisão de perdoar!

De repente você carrega uma dor imensa em seu coração há muitos anos por conta de alguma maldade que alguém lhe fez, mas medite nesta mensagem, e tenha certeza que você vai enxergar o perdão de uma forma bem diferente!


Por que se deve perdoar?


1-  A FÉ EXIGE OBEDIÊNCIA:

Primeiro, porque essa é a Vontade de Deus,  ora, se realmente cremos no Senhor e em Sua Palavra, precisamos obedecer porque Ele é Deus, e nós somos apenas servos!

Se realmente cremos que Deus sabe de todas as coisas, passado, presente e futuro e pode todas as coisas, então, devemos crer completamente em Sua Palavra!

E se o Senhor ordena que perdoemos, então temos que perdoar!


2- O SENHOR JESUS DEU A MAIOR PROVA DE AMOR PELO SER HUMANO SE SACRIFICANDO NA CRUZ PELOS NOSSOS PECADOS:

O Senhor veio a este mundo na pessoa do Senhor Jesus para Se sacrificar em nosso lugar, pagando um altíssimo preço pelos nossos pecados, para que aquele que n'Ele crê tenha a Vida Eterna, o Senhor pediu que o Pai perdoasse aqueles que estavam O crucificando, portanto, Ele nos ensinou, dando exemplo, dando a maior prova de amor que alguém poderia dar: Oferecer a Sua Vida em favor de todos os seres humanos, dando a oportunidade de salvação para os que creem n'Ele de verdade!

E mesmo que nenhum de nós merecesse, o Senhor Jesus pagou o alto preço, entregando a Sua vida na cruz, derramando o Seu precioso sangue para nos dar a oportunidade de salvação!




3- É INCOERENTE QUERER SER PERDOADO E NÃO PERDOAR:

O Senhor Jesus é claro conosco:
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. 
Mateus 6:15

Como posso querer ser perdoado, se eu mesmo não perdoo?

Muitos podem dizer assim: Mas os meus pecados são muito pequenos perto do que essa pessoa me fez!

Outros podem dizer: Mas existem pessoas que cometem atos muito mais graves do que outros, os assassinos, malfeitores não merecem o perdão!

Mas qual de nós pode dizer que é perfeito?

Erramos no falar, pensar, agir, proceder, somos cheios de defeitos e falhas, e pecado é pecado, não existe pecadinho ou pecadão!

Deus é perfeito e o Seu padrão é a perfeição, portanto, nenhum ser humano pode cumprir o padrão do Senhor, por isso precisamos do Senhor Jesus, pois unicamente através da fé no sacrifício do Senhor é que temos o perdão de todos os nossos pecados!

Todos somos pecadores, independente de como as pessoas consideram o tamanho do pecado, portanto, se temos a oportundiade de receber o perdão pelo sacrifício do Senhor Jesus, como podemos não oferecer o perdão a quem nos tem ofendido?



4- SEM O PERDÃO, NÃO HÁ SALVAÇÃO:

Como o Senhor nos falou em Sua Palavra, se algúem não perdoa, não será perdoado, portanto, não existe salvação para a alma de quem não perdoa!

Imagine o seguinte:  A pessoa que te ofendeu se arrepende dos seus pecados, porque o sacrifício do Senhor Jesus lava qualquer pecado, desde que a pessoa creia de verdade, e então ela vai para o céu e você que sofreu o mal que ela lhe causou, não perdoa e vai para o inferno e depois para o lago de fogo e enxofre!

Talvez a dor que essa pessoa causou em você seja muito grande, mas imagine a dor de passar a eternidade separado do Senhor Jesus, em um sofrimento terrível junto com os demônios, enquanto a pessoa que te fez o mal e que se arrependeu de verdade, estará no paraíso eternamete com Deus!




5- PERDOAR É QUESTÃO DE INTELIGÊNCIA:

A Vontade de Deus é Perfeita, e é o melhor para o ser humano, se o Senhor nos ordena perdoar tenha certeza que Ele nos pede apenas o que podemos fazer, além disso, o Senhor está pensando no melhor para o ser humano!

Pense, por mais profunda que seja a dor que alguém possa ter causado a você, entenda, essa pessoa talvez não esteja nem aí para o que ela fez contra a sua vida, em contrapartida, você que já sofreu uma vez,  continua sofrendo e se penalizando com a mágoa e o ressentimento que não vão prejudicar aquele que te ofendeu em nada!

É como se  você sofresse uma segunda vez, carregando um peso pelo que a outra pessoa fez para lhe prejudicar!

Ou seja, além da pessoa ter lhe feito mal, você agora está se fazendo mal, escolhendo não perdoá-la!

Percebe que a escolha de não perdoar, é algo que não é inteligente?

Sabemos que perdoar não é uma tarefa fácil para a natureza humana, não gostamos de ter a sensação de estarmos perdendo, nos rebaixando não é verdade?

Mas se o Senhor Jesus sendo Deus, o Altíssimo, o Todo Poderoso, deixou Sua glória no céu, Se humilhou na cruz, para morrer pelos nossos pecados, porque nós míseros humanos,  com a ajuda e a força do Senhor, não podemos também perdoar?


IMPORTANTE SOBRE O PERDÃO:

Você não precisa gostar da pessoa, trazer ela para a sua casa necessariamente!

Você precisa amar essa pessoa, orar por ela, se puder ajudar então ajude, converse com ela, abrindo o coração, dizendo que a perdoa, e a partir de então passe a tratá-la da forma como você gostaria de ser tratado, caso tivesse cometido o mesmo erro!

Não espere sentir vontade para perdoar, o perdão é uma decisão, e com a direção e a força do Senhor Jesus, após a sua decisão de perdoar, esse sentimento, talvez aos poucos, vai sair do seu coração e você terá paz!

Vai chegar o momento que você vai conseguir conviver com a pessoa que te fez o mal sem que a presença dela lhe incomode, pois será algo superado!


DECIDA PERDOAR:

Amigo leitor, Deus conhece e sabe de todas as coisas, Ele sabe a injustiça ou o sofrimento que alguém possa ter feito a você, mas tenha certeza, Ele é maior que essa dor, e Ele quer tirar esse fardo do seu coração!

Separe um momento a sós com o Senhor Jesus agora, peça perdão pelos seus pecados, e conte tudo sobre a sua dor para Ele, ore pela pessoa que te fez o mal, que ela também se arrependa!

Tenha certeza que decidindo perdoar, você estará crendo na Palavra do Senhor e isso agrada a Deus, e também ficará livre dessa dor que lhe tem feito tanto mal, você terá paz!


Que Deus lhe abençoe e que seus olhos sejam abertos a Única Verdade Absoluta que é o Senhor Jesus!









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!