Obras x Frutos, não se engane!

 





15Acautelai-vos quanto aos falsos profetas. Eles se aproximam de vós disfarçados de ovelhas, mas no seu íntimo são como lobos devoradores. 

16Pelos seus frutos os conhecereis. É possível alguém colher uvas de um espinheiro ou figos das ervas daninhas? 

17Assim sendo, toda árvore boa produz bons frutos, mas a árvore ruim dá frutos ruins. 

18A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim produzir bons frutos. 

19Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e atirada ao fogo. 

20Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.


21Nem todo aquele que diz a Mim: ‘Senhor, Senhor!’ entrará no Reino dos céus, mas somente o que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus. 

22Muitos dirão a Mim naquele dia: ‘Senhor, Senhor! Não temos nós profetizado em Teu nome? Em Teu nome não expulsamos demônios? E, em Teu nome, não realizamos muitos milagres?’ 

23Então lhes declararei: Nunca os conheci. Afastai-vos da Minha presença, vós que praticais o mal.

Mateus 7:15-22



Muitas pessoas confundem as obras com os frutos.
Obras são atitudes que uma pessoa faz, como por exemplo:

ajudar o próximo com uma cesta básica;
ir a igreja;
jejuar;
devolver o dízimo e as ofertas
evangelizar as pessoas pregando a Palavra de Deus

Já os frutos dizem respeito não só ao carater da pessoa diante de Deus e das demais pessoas, mas também em relação ao seu comportamento, as suas atitudes, ações e reações tanto em público quanto em particular, tanto em um local onde ela é conhecida, quanto em um local onde as pessoas não a conhece!

O apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo, cita os frutos do Espírito, no livro de Gálatas capítulo 5 versículo 22:


Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longaminidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Gálatas 5:22


E O Senhor Jesus nos mostra em Mateus capítulo 7, nos versículos 21 a 23, que as obras não garantem a salvação de ninguém!

Nao é porque uma pessoa expuls um demônio em nome do Senhor Jesus, prega o evangelho ou ajuda na obra de Deus que ela vai ser salva!

O Senhor afirma que naquele dia muitos vão dizer que praticaram essas obras, mas o Senhor diz que vai dizer que não os conhece!

Amigos, uma coisa é a pessoa FAZER obras, outra coisa é a pessoa SER de Deus de fato e de verdade, ter temor e zelo e priorizar o seu relacionamento com o Senhor Jesus todos os dias!

Existem inúmeras pessoas que infelizmente se auto enganam, pensando que o que elas fazem, ou seja, pensando que as suas obras irão salvá-las ou justificá-las diante de Deus,  e elas não vão!

A Palavra de Deus deixa claro que nenhum de nós merece a salvação, ela só é possível pela graça do Senhor Jesus, pela fé no Seu sacrifício perfeito na cruz!

Ninguém pode ser salvo se baseando em seus próprios méritos:


²⁰ Por isso nenhuma carne será justificada diante d'Ele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
²¹ Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
²² Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
²³ Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
²⁴ Sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. 

Romanos 3:20-24

É óbvio que praticar boas obras são consequência e fazem parte da vida daqueles que pertencem ao Senhor Jesus, porém, elas são consequência do relacionamento com o Senhor e não o contrário.

Porque existem pessoas achando que estão bem com Deus porque praticam boas obras ou porque tem sido abençoadas na vida financeira, sentimental e familiar, praticar boas obras ou ser abençoado não garante que uma pessoa tem os frutos do Espírito Santo ou que ela pertence a Deus!

As religiões do mundo sempre afirmam isso: faça isso, isso e isso e você será salvo!

Mas a Palavra de Deus não afirma isso, a única forma de ser reconcilidado com Deus e ser salvo é através da fé no Senhor Jesus, Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida e então porque a pessoa crê no Senhor Jesus, ela vai priorizar o seu relacionamento com o Senhor, nada mais funciona!

Amigo, jamais pense que será salvo porque é uma pessoa bondosa, por cumprir seus compromissos, ajudar os pobres e não prejudicar as pessoas, isso é um engano do diabo!

Priorize o SER de Deus, priorize o seu relacionamento com o Senhor Jesus!

Muitas pessoas praticam muitas obras, mas suas ações e reações são vazias, são de pessoas incrédulas e que ainda não conheceram a Deus de fato e de verdade!

São pessoas que perdem a paciência com muita facilidade, estouram por qualquer problema, são frias e preguiçosas em seu relacionamento com Deus, não separam tempo para ouvir e conversar com Deus e meditar em Sua Palavra e possuem comportamentos no dia a dia totalmente contrários à Palavra de Deus.

O ser humano geralmente olha o exterior, mas Deus vê o interior, as intenções, o coração da pessoa!

Como o ser humano olha apenas para o exterior, ele acaba se enganando e não olhando para os frutos, ou seja, a postura, o palavreado, as ações e reações da pessoa, muitos pensam que alguém é de Deus apenas por fazer boas obras!

Mas o Senhor Jesus nos deixou o alerta:

16Pelos seus frutos os conhecereis.

Mateus 7:16

São os frutos que revelam quem é a pessoa de verdade e não as obras!

Por isso, que possamos ter todo o cuidado para que não nos enganemos, e também que não sejamos enganados por aqueles que tem obras, mas que não tem os frutos do Espírito Santo!

Oração da entrega:

Se você foi tocado e deseja entregar-se completamente ao Senhor Jesus e assim receber a certeza da Vida Eterna, ore com sinceridade e com as suas palavras também:

Senhor Jesus, eu creio que o Senhor morreu por mim, pelos meus pecados na cruz, eu creio que o Senhor ressuscitou, a partir de agora o Senhor é meu Único Senhor e Salvador, me perdoe por todos os meus pecados, por favor entre em meu coração, eu entrego o controle dos meus pensamentos ao Senhor, o trono do meu coração pertence ao Senhor, por favor me guie e me conduza, para que eu esteja semre aos Teus pés, eu quero submeter o meu livre arbítrio á Sua Vontade que é o melhor, em Nome do Senhor Jesus , amém!


Que o Senhor Jesus o abençoe e que seus olhos e os de sua família sejam abertos à Única Verdade Absoluta que é o Senhor Jesus!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!