Quais características de crianças devemos ter e quais não devemos?

 





¹ Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?

² E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles,

³ E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.

⁴ Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.

⁵ E qualquer que receber em Meu Nome um menino, tal como este, a Mim Me recebe.

Mateus 18:1-5



O Senhor Jesus nos ensina a ser como crianças, como Ele citou que dos tais é o Reino de Deus e disse aos discípulos quando eles perguntaram quem era o maior no reino dos céus, que se eles nao se tornassem como uma criança e não se convertessem nem entrariam no céu de maneira nenhuma.

E quais características estão incluídas nessa direção que o Senhor Jesus no deixou, de sermos como crianças?

Creio que dentre elas podemos citar: pureza, inocência, humildade e reconhecer a dependência que temos de Deus!

Acredito que se fazer como criança, é buscar em um relacionamento pessoal com o Senhor Jesus, forças e direção para que as boas características de uma criança crescam em nós, que não guardemos mágoa nem tenhamos malícia, que sejamos humildes para buscar ajuda sobretudo de Deus, reconhecer que sem Ele não podemos e não somos absolutamente nada!

Porém, existem características de uma criança que não são adequadas para as pessoas que já são adultas, que já tem a noção do certo ou do errado, são elas:

imaturidade/ infantilidade /imediatismo

Uma criança não tem ainda noção sobre todas as coisas, ela pode por exemplo, querer fazer uma viagem sem nem pensar se tem condições financeiras para isso, sem planejamento e acreditar que é possível viajar mil quilômetros em dois minutos, por conta da sua imaturidade e por conta do seu imediatismo, por querer muitas coisas na hora.

Em outros momentos a criança pode agir de maneira infantil, até porque ela é uma criança, e isso é natural, mas uma pessoa que já atingiu a idade do juízo, não deve ser infantil, por exemplo, às vezes uma criança pode querer tanto um brinquedo e depois de alguns minutos já perde totalmente o interesse e parte para outra brincadeira, depois de alguns instantes se cansa dessa nova brincadeira e quer fazer outra coisa. Assim existem pessoas que nunca estão satisfeitas, se Deus envia o socorro de uma forma, ela reclama, se Deus fala com ela de outra forma, ela também reclama, nada está bom, isso é infantilidade, e é extremamente prejudicial ao nosso relacionamento com o Senhor Jesus.

Além disso, existem pessoas que querem exigir que Deus faça algo na hora e da forma que ela quer, mas será que isso é confiar em Deus, que Ele sabe muito mais do que nós o que é melhor?

No livro de Mateus 11:16-19, temos uma parábola que o Senhor Jesus usa para nos advertir sobre esse assunto:

¹⁶ Mas, a quem assemelharei esta geração? É semelhante aos meninos que se assentam nas praças, e clamam aos seus companheiros,

¹⁷ E dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes.

¹⁸ Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio.

¹⁹ Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.

Mateus 11:16-19

Nessa parábola creio que o Senhor está nos falando que Deus enviou o profeta João batista, que era mais reservado, pelo que as Sagradas Escrituras nos mostram, ele vivia constantemente no deserto, não era muito de frequentar festas como casamento, por exemplo, e diziam que ele tinha demônio.

O Senhor Jesus não vivia constantemente no deserto, o Senhor comparecia a alguns locais públicos como na festa de casamento onde o Senhor realizou o primeiro milagre em Seu ministério terreno, o Mestre ía à casa de pessoas como Zaqueu, ou seja, o Senhor mostrou a caracteristica de ser mais digamos "social" do que Joao Batista e muitos diziam que o Senhor era beberrão e comilão, ou seja, muitos dentre o povo não estavam satisfeitos com nenhuma de todas as formas que Deus enviava Seus servos ou mesmo Ele vindo física e visivelmente trazer a Sua Palavra para conduzí-los à salvação, agiam como crianças, de forma extremamente infantil, reclamavam e murmuravam  sem nenhuma razão.

Certamente muitas pessoas já deram ouvidos a mensagem que Deus enviou usando Seu servo João Batista, e uma multidão ouviu e ouve a Palavra do Senhor Jesus, e já foram e tem sido salvas, então elas são testemunhas que o problema obviamente nunca está no modo de Deus agir, mas sim na infantilidade das pessoas que reclamam sem ter razão!

Vemos claramente que muitos dentre os judeus eram como crianças mimadas, que não estavam satisfeitas com nada, como na parábola as crianças chamaram outras para brincar como de lamentação mas elas não queriam,  e nem queriam brincar de algo mais alegre como dançar, ou seja, não queriam ouvir a mensagem que Deus enviou através do profeta Joao batista, porque ele era mais reservado, e murmuravam do próprio Deus na pessoa do Senhor Jesus, que tinha mais a parte social!

Muitos dentre o povo eram imaturos, infantis, essa caracteristica da criança também não contribui para o bem em relação à sua fé.

Precisamos refletir para que não venhamos cometer os mesmos erros que muitos judeus cometeram: 

Quais características das crianças têm se manifestado em nós?

As positivas: Reconhecer a dependência de Deus, humildade, pureza, inocência

Ou as negativas:

Infantilidade, imediatismo, imaturidade.

Que possamos buscar no Senhor Jesus através de um relacionamento sincero, nos permitimos que Ele nos molde, de acordo com a Sua vontade, pelo Seu poder, sabedoria e graça, de forma que as boas características das crianças crescam em nós e que as negativas, diminuam, para a honra e glória do Único e Verdadeiro Deus Vivo, o Senhor Jesus, que sempre nos lembremos que n'Ele podemos tudo!

Que Deus abençoe você e sua família e que seus olhos sejam abertos à Única Verdade Absoluta que é o Senhor Jesus Cristo!

 

Se as mensagens tem lhe ajudado, curta e compartilhe com todos, vamos ganhar almas:



Canal no youtube:


Testemunho -
- A cura definitiva para a despersonalização, depressão ou qualquer trauma interior:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!