Os frutos do Espírito Santo: paciência!




 

Ser paciente ou esperar no Senhor não é esperar parado, sentado, sem fazer a sua parte, mas é um momento em que depositamos verdadeiramente nossa confiança no Senhor Jesus  em Sua justiça perfeita, ainda que algo não esteja como gostaríamos ou que sejamos injustiçados ou maltratados:


Esperei com paciência no SENHOR, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.

Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.

E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.

Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.


Salmos 40:1-4

 

 

 


O significado de paciência nos traz  uma reflexão:

 Capacidade de tolerar contrariedadesdissaboresinfelicidades ou incômodos com calma
  ou resignação. 

2. Sossego com que se espera uma coisa desejada.

3. Perseverança

"paciência", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/paci%C3%AAncia.

Creio que a paciência é a confiança em Deus, pois quando estamos em uma situação em que precisamos resolver algo com certa urgência ou quando somos injustiçados ou maltratados, aí é que mostramos se vamos confiar em Deus, que tem poder para resolver qualquer situação, ou se vamos agir na carne, ser vingativos e tomar decisões precipitadas por não confiar em Deus e agir com ansiedade!


Esperar e com paciência, quer dizer sabe aqueles momentos em que você tem uma dívida que você quer pagar mas não sabe como, ou está enfrentando um problema familiar ou de saúde, mas que não sabe como resolver?

Esse é o momento de decidir confiar com paciência em Deus, é o momento em que realmente mostramos para nós mesmos (pois Deus já sabe) se realmente cremos no Senhor ou não!

O dinheiro que você precisa para pagar essa dívida altíssima pertence a Deus!

Quem deu a matéria prima para imprimir todas as cédulas do mundo?
Quem criou o ser humano que imprime as cédulas?

Obviamente foi Deus!
 
 

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. 

 Filipenses 4:6

 
 Quando enfrentamos injustiças ou momentos de tribulação ou quando precisamos de uma resposta urgente, devemos agradecer a Deus por esses momentos, pois eles são usados para gerar em nós a paciência como nos mostra a Palavra do Senhor:

3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,

4 E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.

5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

6 Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.

 Romanos 5:3-6

 

Como poderíamos aprender a ser pacientes  e confiar no Senhor Jesus de verdade se Ele nos respondesse sempre na hora que queremos?

Nem seria necessário ter paciência não é verdade?

Então a forma que Deus usa para que tenhamos a paciência é passar por esses momentos em que precisamos confiar no caráter de Deus, saber que Ele tem tudo sob controle, sabe o que está fazendo e que na hora certa, Ele vai nos responder com o melhor!

O Senhor Jesus sempre vai nos sustentar na fé enquanto aguardamos o Seu agir, claro, desde que nos mantenhamos aos Seus pés, buscando a Sua perfeita direção em Sua Palavra, priorizando o relacionamento com Ele todos os dias!

 

Não estou dizendo que Deus irá fazer a sua parte, que tudo será uma mágica, não!

Deus é quem sabe a melhor forma de nos entregar uma resposta que tanto precisamos, mas o que o Senhor realmente quer é que depositemos TODA A NOSSA FÉ E CONFIANÇA NELE, não em coisas ou pessoas ou em nós mesmos, mas sim que O coloquemos a frente de todos os nossos passos, escolhas e decisões e que mesmo enfrentando esses momentos de dificuldade, possamos DESCANSAR no Senhor Jesus, sabendo que Ele tem a resposta que precisamos, devemos ofertar qualquer ansiedade ou inquietude ao Senhor, lutando claro para solucionar o problema, mas crendo que Deus tem a resposta para tudo, sabe o que faz e sabe a hora e o momento exato de nos dar a resposta!
 


Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros
nem com aqueles que maquinam o mal. 

Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança.

Salmos 37:7-9

 

 

Quando você permanece firme em consideração a Deus mesmo em meio a lutas e problemas humanamente impossíveis de serem resolvidos, sendo que qualquer problema para Deus não é absolutamente nada, então Deus Se inclina para te ouvir e traz a resposta que vai não apenas resolver o seu problema, mas vai glorificar o Santo Nome do Senhor Jesus e vai ajudar outras pessoas para que elas vejam que para o problema delas também tem jeito:

Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.

E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.


Absolutamente tudo o que Deus permite é para que no fim as pessoas façam a sua melhor escolha e estejam com Ele eternamente para que a Sua igreja seja formada!

Precisamos buscar no Senhor a direção para resolver os problemas, sim!

Mas jamais podemos permitir o incômodo de alguma situação ainda não resolvida atrapalhar o mais importante que é o nosso relacionamento e intimidade com o Senhor Jesus, pois tudo nesse mundo passa, mas a alma é eterna!

Que possamos sim apresentar nossos problemas, clamar, buscar a direção do Senhor para resolvê-los e assim que o Nome do Senhor seja glorificado e outras pessoas sejam alcançadas e vejam que para o caso delas, tem solução!

Que sejamos como Jó, tendo sempre a certeza de que no final Deus vai se levantar em nosso favor, ainda que hoje pareça impossível, pois para o Senhor Jesus não há impossível:

Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. 

E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus. 

Jó 19:25-27


Que tal separar um momento a sós com o Senhor agora e rasgar a sua alma, depositar aos pés do Senhor toda e qualquer ansiedade, inquietude por conta de uma situação não resolvida, desabafe com o Senhor Jesus e busque no Senhor a direção para a sua vida, DESCANSE NO SENHOR, tenha força e paz, mesmo agora que aparentemente a sua situação ainda não tenha sido resolvida, defina dentro de você que pela fé no poder de Deus ela já está resolvida, e tenha certeza que o Senhor irá lhe fortalecer e guiar não só até a uma vitória, mas Ele quer você com Ele aqui e por toda a eternidade!


Que o Senhor Jesus abençoe você e sua família e que seus olhos sejam abertos a Única Verdade absoluta que é o Senhor Jesus Cristo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!