A oração é apenas para pedir benefícios ou também para amar a Deus e o próximo?





Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

Mateus 7:12


Esse versículo vem logo após o Senhor Jesus ensinar sobre a oração, quando fazemos um pedido, quando estamos batendo e buscando uma resposta de Deus, e em seguida o Senhor mostra que se os homens que são maus sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais Deus dará o Espírito Santo aos que pedirem.

Você pode pensar, mas o que tem a ver eu fazer uma oração pedindo algo a Deus  e fazer aos outros o que eu quero que eles me façam?

Em outra passagem, vemos um texto com sentido similar:

22 Jesus respondeu:
— Tenham fé em Deus. 
23Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês poderão dizer a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar.” Se não duvidarem no seu coração, mas crerem que vai acontecer o que disseram, então isso será feito. 
24Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado. 
25E, quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocês, que está no céu, perdoe as ofensas de vocês. 
26[Se não perdoarem os outros, o Pai de vocês, que está no céu, também não perdoará as ofensas de vocês.
Marcos 11:22-26

Logo após o Senhor Jesus passar com os discípulos próximo da figueira que tinha sido amaldiçoada e secou desde a raiz, vem esse ensinamento do Senhor e você pode estar se perguntando: 
Mas se primeiro o Senhor nos ensina que podemos pedir e crer e então já recebemos e qual a relação com o versículo seguinte onde o Senhor nos ensina sobre o perdão?
É simples, o perdão também é um gesto de amor a Deus e a Sua Palavra, e também significa dar, oferecer misericórdia, ou seja, também é amar o próximo!

E a fé não é apenas para conquistar uma resposta de Deus, mas sim para obedecer a Sua Palavra, pois se temos fé só para pedir algo e não temos fé para obedecer a Palavra de Deus que nos ordena amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a ti mesmo, como vamos receber uma resposta de Deus se no momento de mostrar que eu creio eu não obedeço e não perdoo e não faço aos outros o que eu gostaria que fosse feito comigo?
Essa fé seria falsa não é verdade?
Fé só para receber é fácil mas e a fé para dar, obedecer a Vontade de Deus, perdoar e amar o próximo como a mim mesmo?
Creio que é isso que o Senhor Jesus está nos ensinando, não adianta só orar pedindo um milagre se a pessoa não tiver fé para obedecer a Palavra de Deus amando a Deus sobre todas as coisas e amando o próximo como a mim mesmo!
Seria incoerente pedir algo a Deus e não ter fé para obedecer a ordem do Senhor!

O conceito de amor segundo a Palavra de Deus é dar, fazer para o outro o que você gostaria e faria para você mesmo!

E o maior exemplo de amor é do próprio Deus que já sabendo tudo o que iria acontecer, que muitos infelizmente não iriam crer n'Ele, decidiu nos criar e nos amar, decidiu Se humilhar vindo a este mundo na pessoa do Senhor Jesus, ser crucificado, morreu para pagar o preço por todos os nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia, oferecendo assim a Vida Eterna para todos os que verdadeiramente creem n'Ele como seu Único Senhor e Salvador:

16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna

João 3:16

O amor de Deus é incondicional, não depende do que fazemos Ele nos ama e ama a todos os seres humanos a ponto de Se sacrificar no nosso lugar na cruz!

E o amor de Deus não é apenas de palavras, porque as palavras bem colocadas são importantes sim, mas se realmente amamos a Deus não podemos ficar apenas na teoria, embora sejamos falhos, o amor deve ser praticado com a sabedoria e a direção que vem do Espírito Santo!


31  Como desejam que as pessoas façam a vocês, assim façam a elas.
32― Se vocês amarem aqueles que os amam, que mérito terão? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 
33E, se fizerem o bem àqueles que são bons com vocês, que mérito terão? Até os pecadores agem assim! 
34Que mérito terão se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os pecadores emprestam a pecadores, esperando receber devolução integral. 
35Amem, porém, os seus inimigos, façam‑lhes o bem e emprestem a eles sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande, e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. 
36Portanto, sejam misericordiosos como é misericordioso o Pai de vocês.
Lucas 6:32-36

Amar é fazer algo para alguém que não tem como nos recompensar, assim estamos fazendo realmente para Deus e não para nós mesmos, apenas para recebermos a recompensa!
É claro que amar os familiares é muito apreciado por Deus, mas não podemos parar por aí, o Senhor nos convida pela ação do Seu Santo Espírito a amarmos outras pessoas, sermos misericordiosos como o Pai, que faz nasce o sol e cair a chuva sobre maus e bons (Mateus 5:45), é misericordioso!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!