Os dízimos e as ofertas e a ressurreição do Senhor Jesus!

 




Quantos não tem sido enganados pelo seu próprio coração, avareza, apego ao dinheiro, orgulho de não ser enganado, preocupados com o destino que os pastores irão dar aos dízimos e ofertas que são recebidos na igreja e assim caminham a passos largos para o inferno e lago que arde com fogo e enxofre por serem infiéis ao Senhor Deus?

Desde o tempo dos seus antepassados vocês se desviaram dos Meus decretos e não os obedeceram. Voltem para Mim e Eu voltarei para vocês", diz o Senhor dos Exércitos. "Mas vocês perguntam: ‘Como voltaremos? 

"Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão Me roubando. E ainda perguntam: ‘Como é que Te roubamos? ’ Nos dízimos e nas ofertas.

Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão Me roubando; a nação toda está Me roubando.

10 Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em Minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.


Malaquias 3:7-10

Ao ler estes versículos que são Palavras do próprio Deus, fica muito claro que o dízimo e a oferta devem ser entregues no templo, na casa de Deus, ou seja, na igreja!

É óbvio que a responsabilidade de verificar se a igreja que a pessoa frequenta é verdadeiramente cristã, é de cada pessoa, consulte a Deus e peça a direção do Senhor para que você saiba se a igreja que você frequenta está de acordo com a Bíblia Sagrada ou não!

Uma coisa que muitos tem se apegado hoje em dia em relação aos dízimos e ofertas é o medo de estarem sendo enganados pelos oficiais da igreja, mas você vai dizimar para Deus ou para o oficial?

Se é para Deus e é sincero, pode ter certeza que quando você deposita no templo os dízimos e as ofertas (o correto não é separar apenas o dízimo, mas também a oferta) Deus as recebe, elas não são apenas dinheiro, são honra, consideração e reconhecimento a Deus de que tudo vem d'Ele e que dependemos do Senhor Jesus para tudo!


O DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO:

Muitos caem na cilada do diabo e dos que não são convertidos que afirmam que no Novo Testamento não é falado sobre o dízimo, mas isso é um puro engano veja o que o Senhor Jesus disse aos fariseus que até separavam o dízimo mas que negligenciavam os preceitos mais importantes:

Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.

Mateus 23:23

Repare que o Senhor não ordena parar de devolver o dízimo e as ofertas, mesmo sabendo que os oficiais do templo eram hipócritas e tocavam nos dízimos e nas ofertas, muito pelo contrário o Senhor ensina que devemos devolver o dízimo mas sem deixar de praticar a justiça a misericórdia e a fidelidade!


Outro exemplo no Novo Testamento:

Quando a viúva que era pobre depositou tudo o que tinha no templo, o Senhor Jesus não a impediu, por ter dó dela, muito pelo contrário, o Senhor usa esse ato de fé até hoje para pregar o evangelho:

41Jesus sentou‑se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições e observava a multidão colocando o dinheiro na caixa de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. 
42Então, uma viúva pobre chegou e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor.
43Chamando a si os seus discípulos, Jesus disse a eles:
― Em verdade lhes digo que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. 
44Todos deram do que lhes sobrava, mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver.
Marcos 12:41-44


E as escrituras Sagradas deixam claro que os oficiais do templo naquela época, estavam fazendo do templo uma casa de comércio:

Quando já se aproximava a Páscoa judaica, Jesus subiu a Jerusalém. 
14No pátio do templo, encontrou alguns vendendo bois, ovelhas e pombas, e outros sentados diante de mesas, trocando dinheiro. 
15Então, ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois. Espalhou as moedas dos cambistas, virou as suas mesas 
16e disse aos que vendiam pombas:
― Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado!
João 2:13-16

Observe que o cenário era crítico, os oficiais do templo certamente concordavam com esse comércio terrível que estava sendo praticado no templo que era um lugar para as pessoas se aproximarem de Deus, mas ainda assim o Senhor Jesus não disse que o povo deveria parar de praticar o que eles ensinavam mas que estava de acordo com a Palavra de Deus:

Então, Jesus disse à multidão e aos Seus discípulos: ― Os mestres da lei e os fariseus sentam na cadeira de Moisés. Obedeçam e façam tudo o que eles dizem a vocês. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam.


Mateus 23:1-3

Por que o Senhor aconselhou o povo a fazer o que os mestres da lei ensinavam e estava de acordo com a Palavra do Senhor?

Porque a salvação é individual, cada um vai prestar contas da sua própria vida para Deus, e o fato do líder da igreja errar não vai te justificar, se você for infiel a Deus por medo do que os oficiais da igreja vão fazer com os dízimos e ofertas por exemplo, você estará tão errado quanto aqueles que tocarem nos dízimos do povo, pois estará roubando o que pertence a Deus!

Amigos o ato de dizimar e ofertar não priorizando ser abençoado, mas por consideração, honra, reconhecimento e fidelidade a Deus é individual, se você deseja andar com Deus seja fiel ao Senhor, é a sua parte, se alguém tocar num só centavo da oferta ou dízimo, essa pessoa vai pagar um preço altíssimo por isso, não tenha nenhuma dúvida, mas se você toca no dízimo ou na oferta com a desculpa de que o oficial da igreja pode roubá-lo, ou pensando em ajudar os pobres, saiba que você está tão errado quanto aquele que toca nos dízimos ou nas ofertas, ou seja, você também está roubando a Deus, pois o destino dos dízimos e ofertas deve ser o templo, não devemos fazer caridades ou o que nós achamos que deve ser feito, mas sim o que Deus ordena, se quisermos andar com Deus que é o Senhor!

Outro exemplo, Judas, obviamente o Senhor Jesus sabia que ele tocava nas ofertas, a Palavra de Deus deixa isso claro:

Mas Judas Iscariotes, um dos Seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava.

João 4:12


Observe que o fato de Judas roubar ofertas não fez com que o Senhor Jesus ordenasse que as pessoas parassem de contribuir e porque?

Como falamos acima, cada um prestará contas da sua vida a Deus e não das ações do outro, cada oferta que Judas tocava certamente era recebida por Deus, mas as consequências vem para os fiéis e também para os infiéis!

Vi os infiéis e senti desgosto, porque não guardam a tua palavra.

Salmos 119:158


Dizimo e oferta é sangue, é espiritual e não apenas dinheiro material, uma sugestão é demonstrar carinho com Deus e que sejam separados com temor, apresentados a Deus antes de serem entregues, perfumados desamassados e preparados com respeito e consideração a Deus para honrar o Senhor, não que podemos honrar porque vamos apresentar o que já é pertence a Ele, nós também fomos criados por Ele, mas é uma forma que o Senhor deixou para que nos relacionemos com Ele e venhamos demonstrar que Ele está acima de tudo e de todos e que reconhecemos que tudo é d'Ele somos apenas administradores por um tempo que dura 120, 130 anos no máximo atualmente não é verdade?



UM PONTO/VISÃO QUE É MUITO, MAS MUITO IMPORTANTE SOBRE O DÍZIMO E AS OFERTAS:

Agora vem um ponto muito importante, uma forma de enxergar o dízimo e a oferta que talvez você nunca pensou, leia com atenção o que aconteceu no dia da ressurreição do Senhor Jesus:


E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela.

E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve.

E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos.

Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.

Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.

Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que Ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito.

E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos Seus discípulos.

E, indo elas a dar as novas aos Seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os Seus pés, e O adoraram.

10 Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a Meus irmãos que vão à Galiléia, e lá Me verão.

11 E, quando iam, eis que alguns da guarda, chegando à cidade, anunciaram aos príncipes dos sacerdotes todas as coisas que haviam acontecido.

12 E, congregados eles com os anciãos, e tomando conselho entre si, deram muito dinheiro aos soldados,

13 Dizendo: Dizei: Vieram de noite os seus discípulos e, dormindo nós, o furtaram.

14 E, se isto chegar a ser ouvido pelo presidente, nós o persuadiremos, e vos poremos em segurança.

15 E eles, recebendo o dinheiro, fizeram como estavam instruídos. E foi divulgado este dito entre os judeus, até ao dia de hoje.


Mateus 28:1-15

Você compreendeu o que o Senhor através do Seu servo nos mostra aqui?

Os soldados que vigiavam o sepulcro onde o corpo do Senhor Jesus estava, viram o Senhor ressuscitado, contaram aos sacerdotes, mas os sacerdotes deram muito dinheiro aos soldados para que eles mentissem, dizendo que o Senhor não havia ressuscitado mas sim que os discípulos haviam roubado o corpo enquanto dormiam.


E você? Realmente crê na ressurreição do Senhor Jesus?

Porque se você crê realmente que o Senhor Jesus ressuscitou, cada vez que você for apresentar o dízimo, a oferta ou um voto ou propósito, lembre-se:

Esse valor vai ser usado por Deus para testemunhar e anunciar para o mundo QUE O SENHOR JESUS ESTÁ VIVO, ELE RESSUSCITOU, ALELUIA!

Ao contrário dos soldados que receberam muito dinheiro para mentir, você tem a oportunidade hoje de DIZER A VERDADE E TESTEMUNHAR E DECLARAR QUE O SENHOR JESUS RESSUSCITOU através dos dízimos e ofertas que Ele mesmo te permite devolver, porque já são d'Ele!

Percebe o quão maravilhoso é poder pela misericórdia do Senhor, você fazer parte do Seu projeto de salvação e anunciar o evangelho?

Sim, pois se você não foi chamado pelo Senhor para servir como um pastor e viajar pelo mundo, o dízimo e a oferta serão utilizados para que alguém que foi chamado possa ir e cumprir a vontade de Deus!


Amigos, Deus não precisa que devolvamos o dízimo, todo céu, Terra e mar são d'Ele, mas é uma questão de escolher honrar e reconhecer o Senhor como o Primeiro em sua vida ou não!

Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.

Salmos 24:1

Faça a sua escolha entre ouvir a Palavra de Deus ou a opinião dos outros (opinião das pessoas que nada vai valer na hora da morte) saiba que seja qual for a sua escolha ela vai gerar consequências que podem ser eternas e irreversíveis como a perca da Vida Eterna e da salvação eterna!

Deus abençoe a todos em Nome do Senhor Jesus!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!