Por que Jó teve que passar por todo o sofrimento?

 







Muitos não compreendem o porquê do Senhor permitir a Jó passar pelo que passou, até aproveitam essa passagem para questionar a Deus do porquê as vezes enfrentamos sofrimentos, dificuldades ou até problemas que consideramos injustos.

Alguns afirmam: Por que eu estou passando por isso, se não faço mal para ninguém e existem tantas pessoas más no mundo e nada de ruim lhes acontece?

Mas vamos compreender o porquê de tanto sofrimento na vida de Jó, e de repente pode ser o seu caso também, Deus irá falar com você:

Bem sabemos que o Senhor é verdadeiro, portanto a descrição dada por 
Deus sobre Jó no capítulo 1, prova que não foi nenhum ato pecaminoso, mágoa, prostituição, infidelidade ou algo do tipo que foi o motivo de tanto sofrimento na vida de Jó, veja:

E disse o Senhor a satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
                                                                                                                                  Jó 1:8

Portanto, Jó obedecia a Deus e, trazendo para os dias de hoje, ele tinha todos os atributos de um verdadeiro cristão, não estava em pecado, o próprio Deus reconheceu que ele era o homem mais temente a Ele em toda a terra, ou seja, teoricamente era um modelo perfeito de cristão!

Mas então, qual foi o motivo do Senhor permitir tanto sofrimento na vida de alguém que era tão temente a Ele, a ponto de ser o mais qualificado homem de toda a terra, será que foi como muitos dizem, uma simples aposta ou um simples teste para Jó ou porque ele tinha medo do que poderia acontecer?

A resposta obviamente é não!

Deus jamais permitira o sofrimento na vida de quem quer que seja simplesmente por permitir, mil vezes não, sempre existirá um propósito!

Então qual foi a verdadeira razão de Jó ter passado por tudo isso?

Vejamos os títulos de alguns capítulos do livro de Jó:

12- Jó defende-se
13- 1-14- Jó continua sua defesa;
13- 14-28 - Jó deseja conhecer os seus pecados;
21-Os ímpios, muitas vezes, gozam prosperidade nesta vida;
23- Jó deseja apresentar-se perante Deus;
24- Os ímpios, muitas vezes, ficam sem castigo nesta vida;
27- Jó sustenta sua integridade  e sinceridade;
31- Jó declara sua integridade;


Veja o que Jó fala no capítulo 13 versículo 18: 

Eis que já tenho ordenado a minha causa, e sei que serei achado justo.
                                                                                                                                                  Jó 13:18

Ou seja entre 42 capítulos do livro de Jó, em pelo menos 7 deles como vimos acima, Jó mostra que ele se apoiava em suas próprias qualidades, ou seja, ele era o homem mais temente a Deus na terra, era o tipo de cristão que quem olhasse não encontraria pecado e pouquíssimos defeitos, mas faltava o principal, faltava Jó reconhecer que suas qualidades eram provenientes de Deus, e que por mais temente a Deus que ele fosse, ele não era digno de nada, ele tinha que reconhecer que sem Deus ele jamais conseguiria ser justo como ele era e ele ainda precisava conhecer a Deus, ter uma experiência pessoal com o próprio Deus!

O fato dele obedecer ao Senhor, andar em santidade e praticar o que era certo, não o fazia melhor do que os outros, porque Deus ama a todos de igual modo, nada do que fizermos pode fazer com que Deus nos ame mais, e nada que tivermos feito, pode fazer com que Deus nos ame menos, sempre somo iguais diante de Deus, obvio que existe uma diferença entre quem se esforça para viver segundo a vontade de Deus e aqueles que ignoram o Senhor, mas jamais podemos atribuir a nós mesmos as qualidades que temos, pois até nossas virtudes são provenientes de Deus e não de nós mesmos.

Ele ainda precisava reconhecer que somente Deus é perfeito e que ele Jó, por mais que tentasse não poderia por si só, ser perfeito, ou seja, que moral Jó tinha para achar alguma coisa ou se achar justo, diante de Deus,  que é o Criador do céu, Terra, Mar e tudo o que neles há?

Que moral Jó tinha para questionar a justiça de Deus, dizendo que os ímpios muitas vezes ficam sem castigo nesta vida, como vimos no título do capítulo 24?

Ele precisava se esvaziar do seu eu, se humilhar diante de Deus, reconhecer que tudo em sua vida, até as qualidades dele, vinham de Deus e não dele próprio!

Não significa que não temos a responsabilidade de buscar intimidade com Deus, meditar em Sua Palavra, orar, conversar com Deus, parar para ouvir a Sua Voz, procurar andar em santidade, temos a nossa responsabilidade, não é que Deus faz tudo e que automaticamente está tudo certo, absolutamente não!

Mas não podemos achar que somos merecedores, porque não somos, temos que reconhecer que dependemos de Deus e que tudo o que é bom vem d'Ele, pela ação do Senhor em nossas vidas e não por méritos próprios!

Jó precisava conhecer a Deus pessoalmente, reconhecer que não tinha méritos, que os méritos são todos de Deus, não se apoiar em sua própria justiça, em seus próprios méritos, e creio que Jó precisava aprender a confiar verdadeiramente em Deus, pois não devemos confiar no Senhor apenas quando estamos bem, mas devemos confiar sempre no Senhor Jesus, pois independente da condição, o que importa é a COMUNHÃO COM O SENHOR!

Ao contrário do que Bildade e os amigos de Jó disseram a ele, acusando de que ele estava merecendo passar por todo o sofrimento porque havia pecado, as tribulações vem para quem está aos pés do Senhor, porque Ele nos livra das tribulações, para que venhamos ser purificados e entender que dependemos d'Ele em tudo e que enquanto estivermos sensívels a Sua Doce Voz, Ele está conosco sempre, veja o que os apóstolos Paulo e Pedro inspirados pelo Espírito Santo afirmam:

Nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou Seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu

 Romanos 5:3-5.

Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para prová-los, como se algo estranho estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a Sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria” 

I Pedro 4:12-13



Acredito que esses foram os motivos do Senhor permitir que Jó passasse por tudo isso!

Nos capítulos 38, 39, 40 e 41, Deus deixa claro isso, mostrando a Jó que ele não teria nenhuma resposta diante do Senhor, ou  seja, que  a santidade de Jó, não era dele, mas eram características de Deus nele e que por mais que ele fosse reto e temente a Deus, deveria reconhecer sua insignificância diante de Deus e não pensar que por ele viver uma vida de fidelidade a Deus, o Altíssimo seria obrigado a justificá-lo!


Está lembrado do que o próprio Senhor disse sobre Jó no capítulo 1:


E disse o Senhor a satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
                                                                                                      Jó 1:8

Teoricamente, ele não teria nada do que se arrepender, correto?

Observando o capítulo 40, vemos que Jó humilha-se diante de Deus e no capitulo 42, Jó arrepende-se, mesmo ainda passando por todo aquele sofrimento, ele reconhece, portanto, que ainda precisava ser humilde diante do Altíssimo, reconhecendo sua insignificância diante de Deus e que dependia do Senhor em tudo em sua vida!

Logo após Jó ser sincero diante de Deus, podemos ver no capítulo 42 que Deus restituiu muito mais do que ele tinha antes, porém, o mais importante  vemos da boca do próprio Jó:

          Eu te conhecia de ouvir, agora os meus olhos te vêem
                                                                                      
                                                                                                  Jó 42,5.

Jó obteve a maior glória que um ser humano pode ter: Conhecer a Deus, agora ele reconhecia que sua maior riqueza é conhecer o Senhor e não se apoiar em suas próprias qualidades!

Quando Jó enxergou que não havia méritos nele próprio e que até suas qualidades em relação a sua fidelidade a Deus vinham do próprio Deus,  obteve a maior glória que um ser humano pode ter: Conhecer a Deus verdadeiramente, ele reconheceu que sua maior riqueza é conhecer o Senhor e não se apoiar em suas próprias qualidades, ainda que fossem coisas boas!

É claro que Deus nos deixa livres para escolher obedecer a Sua Vontade ou não, mas jamais podemos pensar que somos merecedores por nossos próprios méritos, assim como Abraão que creu e isso lhe foi imputado como justiça, leia Gênesis 15:6, o ser humano só é justificado diante de Deus através da fé no sacrifício do Senhor Jesus, como podemos ver em Romanos 3:20-24:

O Senhor deixa claro em Sua Palavra o único motivo pelo qual o ser humano pode se gloriar:

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas,
Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em Me entender e Me conhecer, que Eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas Me agrado, diz o Senhor.
Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que castigarei a todo o circuncidado com o incircunciso.


                                                                                                                   Jeremias 9:23-25

Não que devemos ter a atitude: Ah eu conheço a Deus então sou melhor do que os outros, não é isso que a Palavra de Deus está dizendo, mas creio que a mensagem é clara, e nos ensina que nada se compara ao privilégio de conhecer o Senhor!


A conclusão que cheguemos é: Jó mesmo sendo tão temente a Deus, ainda precisava mudar e você de repente está passando por uma situação muito difícil, mesmo estando na Presença de Deus e não vivendo na prática do pecado, mas compreenda, Deus não permite nenhum sofrimento em vão, essa situação pode perfeitamente ser usada para que algo mude dentro de você, Deus está te lapidando e purificando, esteja humilde e atento(a) a voz do Senhor e encontre a Paz e Salvação que só Deus pode te dar!


Uma outra lição que podemos aprender com a história de Jó é que, quando estivermos enfrentando situações adversas em nossa caminhada na fé, mesmo estando firmes, devemos permanecer fiéis, não podemos ser fiéis a Deus apenas quando tudo está indo bem, por exemplo, caso enfrentemos um problema grave na família ou tenhamos uma crise financeira, qual seriam nossas reações? Será que permaneceríamos sendo fiéis a Deus mesmo enfrentando uma situação grave?

Será que ao enfrentar uma luta e obter o não de Deus em relação ao nosso pedido, iríamos murmurar e reclamar ou mesmo sentindo dores, compreenderíamos e confiaríamos na Vontade de Deus, sabendo que o Senhor já conhece o futuro?

Pois não seria honesto de nossa parte ser fiel a Deus apenas quando tudo está indo muito bem, quando tudo está tranquilo, nosso relacionamento com o Altíssimo não pode ser baseado no que Ele pode nos oferecer, mas sim n'Ele!

Nosso relacionamento com o Senhor Jesus tem que chegar ao nível em que o nosso maior prazer é estar com Ele, independente do que aconteça!

E assim como foi com Jó, o mesmo se aplica a nós ainda mais nos dias de hoje, como poderíamos pensar que podemos viver em um mundo tão sujo e cruel como este, perdoar quem nos ofende, negar o pecado por nós mesmos? É impossível!


Só conseguimos nos manter na fé até o fim quando obedecemos sim, mas quando principalmente temos um relacionamento diário com Deus, reconhecendo nossas fraquezas, tendo a consciência de que saber o que é certo ou errado e viver uma vida de santidade, não nos faz melhores do que ninguém, porque só Deus é Perfeito e nós somos míseros vermes, ou seja, podemos ser os mais qualificados que ainda assim não somos absolutamente nada sem conhecer o Senhor Jesus de verdade!


Bildade assim como os outros dois amigos de Jó, falou muitas coisas erradas ao invés de ajudar Jó passando força, apoio e orar com ele, o acusou de estar passando por todo o sofrimento por conta de seus pecados, o que sabemos que não é verdade, pois o próprio Deus disse que Jó era fiel, temente e se desviada do mal!

Esse ponto é importante: Existem situações difíceis que o ser humano passa porque ele procurou isso com as próprias mãos, agiu sem consultar a Vontade de Deus para sua vida, se casou precipitadamente, investiu errado e adquiriu uma dívida, enfim, existem as consequências para atos errados, que são feitos sem a direção de Deus!

Porém, como foi no caso de Jó, ele não estava passando por todo esse sofrimento porque ele pecou, essa luta não era consequência de pecados, Deus estava permitindo que o mal tocasse na vida de Jó para que ele conhecesse o Senhor, havia um propósito muito maior!

Então existem situações que não são por que cometemos algum pecado propriamente, como se fosse carma ou punição, não aceite esse tipo de condenação, pois o que não falta são acusações, tanto por parte do diabo que é o acusador, quanto por pessoas sem a direção de Deus como os amigos de Jó!

Às vezes a pessoa não pode enfrentar uma situação difícil e já se ouve alguém dizendo:
Você está passando por isso porque você pecou, essas pessoas muitas vezes nem sabem o que estão falando e o quanto estão sendo irresponsáveis, nem conhecem a vida da pessoa e jogam mais peso em uma situação que já está sendo difícil, e quando não, assim como os amigos de Jó, mentem a respeito de Deus para as pessoas, dizendo que Deus está punindo elas por conta dos seus pecados.

Portanto, sempre se analise diante de Deus e busque viver em santidade, e saiba que não importa o pecado, se você se arrepender e crer no Senhor Jesus, Ele já te perdoou e vai te ajudar a lhe dar até com as consequências do seu erro, mas saiba que Deus não irá punir você pelo seu erro ou fazer você sofrer pelos seus pecados, Ele já pagou o preço na pessoa do Senhor Jesus, confesse, se arrependa e creia no perdão do Senhor, não carregue peso e nem aceite acusação!

No capítulo 25 do livro de Jó, vemos que não somos nada diante do Senhor e precisamos reconhecer isso dentro de nós, entender que não somos nada e que dependemos d'Ele para tudo:

Então respondeu Bildade, o suíta, e disse:
Com Ele estão domínio e temor; Ele faz paz nas suas alturas.
Porventura têm número as suas tropas? E sobre quem não se levanta a Sua luz?
Como, pois, seria justo o homem para com Deus, e como seria puro aquele que nasce de mulher?
Eis que até a lua não resplandece, e as estrelas não são puras aos seus olhos.
E quanto menos o homem, que é um verme, e o filho do homem, que é um vermezinho!
                                                                                                                            Jó 25:1-6


Você precisa de Deus, nada nem ninguém neste mundo passageiro pode preencher sua alma que é eterna, só Deus pode te fazer completamente feliz quando você estiver na plenitude de Sua Presença, entregue-se ao Senhor Jesus onde você está agora, confesse-O como seu Único Senhor e Salvador, seja humilde diante de Deus como Jó foi e com certeza você será cheio do Espírito Santo e alcançará a maior glória que um ser humano pode obter:  CONHECER O SENHOR JESUS DE FATO E DE VERDADE!

Ah, e o sofrimento que você estava enfrentando, vai parecer um nada porque você sabe que chegará o dia em que:

E Deus enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque  as primeiras coisas são passadas.

Apocalipse 21:4

Você precisa de Deus, se entregue ao Senhor Jesus onde você está agora, confesse-O como seu Único Senhor e Salvador, seja humilde diante de Deus como Jó foi e com certeza você será cheio do Espírito Santo, e lá na frente esse sofrimento que hoje parece ser interminável, vai parecer um nada e Deus ainda vai usar tudo isso para o seu bem e para ajudar a tantos outros!

Falo isso porque passei um duro deserto e foi exatamente isso o que aconteceu, não para mostrar que sou forte, porque não sou, mas para que você compreenda que Deus não quer o seu mal, mas o Senhor pode estar usando essa situação que você hoje não compreende para que você seja purificado, lapidado e desenvolva seu relacionamento com Ele de uma forma mais profunda, que você aprenda a confiar mais n'Ele, para que sua fé cresça e se torne inabalável, não por conta da nossa força, mas pela Presença de Deus em nós!


Deus os abençoe e que seus olhos sejam abertos à ÚNICA Verdade Absoluta que é o SENHOR JESUS CRISTO!

Se as mensagens tem lhe ajudado, curta e compartilhe com todos, vamos ganhar almas:



Canal no youtube:


Testemunho - 

- A cura definitiva para a despersonalização, depressão ou qualquer trauma interior:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!