No céu poderão haver muitas surpresas - A parábola dos trabalhadores da vinha, Mateus 20!

 






Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha.

E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha.
E, saindo perto da hora terceira, viu outros que estavam ociosos na praça,
E disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram.
Saindo outra vez, perto da hora sexta e nona, fez o mesmo.
E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou- lhes: Por que estais ociosos todo o dia?
Disseram-lhe eles: Porque ninguém nos assalariou. Diz-lhes ele: Ide vós também para a vinha, e recebereis o que for justo.
E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o jornal, começando pelos derradeiros, até aos primeiros.
E, chegando os que tinham ido perto da hora undécima, receberam um dinheiro cada um.
Vindo, porém, os primeiros, cuidaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um dinheiro cada um.
E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família,
Dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia.
Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro?
Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti.
Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?
Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.



Observe que nesta parábola o Senhor Jesus está nos ensinando que o nosso modo humano de enxergar as coisas, é bem diferente de Deus!

O Senhor da vinha, recrutou trabalhodores bem cedo para trabalhar e combinou o pagamento com eles, ao longo do dia, recrutou mais trabalhadores,  sendo que, os últimos convocados, trabalhadam em outra tradução, cerca de uma hora, e o senhor da vinha, disse que eles receberiam o que era justo!

Quando o senhor da vinha ordena o pagamento do salário dos funcionários pelo dia trabalhdo na vinha, os que iniciaram o trabalho no fim do dia, trabalhando em torno de uma hora, receberam primeiro, e receberam o mesmo do que aqueles que trabalharam o dia todo!

Os que iniciaram o trabalho pela manhã, bem cedinho, tiveram uma reação de reclamar com o senhor da vinha, eles pensaram que eram dignos e merecedores de receberem mais do que aqueles que começaram a trabalhar quase no fim do dia!

Amigos, existem muitas pessoas que afirmam assim: 

Irmão, trabalhe mais para o Senhor para que você fique mais perto d'Ele na eternidade!

Irmão, faça mais para o Senhor para que você tenha a melhor mansão no céu!

Mas a pergunta que fica é: Será que Deus se agrada de pessoas que fazem muitas obras, pregam o evangelho, ajudam pessoas, evangelizam, mas por interesse?

Lembre-se que o último que estava no céu e achou que era meceredor de tudo o que Deus lhe havida dado, foi lúcifer, e veja no que resultou essa atitude,  junto com todos os anjos que acharam que mereciam mais do que os outros!

O Senhor Jesus aqui deixa claro que, Ele é quem retribui a cada um, e sempre com justiça, por isso, nenhum de nós, pode achar que merece ou é digno de alguma coisa, ou que merecemos mais do que aqueles que são salvos nos últimos momentos de vida, como o homem que foi crucificado junto com o Senhor Jesus na cruz, ainda que sejamos chamados pelo Senhor sendo bem jovens  para servi-Lo e nunca ter se desviado do caminho do Senhor, não somos merecedores, não temos méritos, Deus recompensa a cada um da maneira que Ele quer, pela Sua Graça, pois não somos nada sem o Senhor, mas Ele é Deus conosco, ou sem nosco!

Servir ao Senhor é um privilégio e não um peso, os trabalhadores aceitaram receber o valor combinado, e  se o senhor queria recompensar de modo igual todos os trabalhadores, independente do tempo trabalhado, quem são os trabalhadores para cobrar o Senhor, se achando dignos de receber mais?

Por isso, devemos ter todo o cuidado, e sempre analisar quais intenções eu tenho ao buscar e servir ao Senhor?

Será que você apenas quer ser livre do inferno e desfrutar do paraíso ou será que faz muitas obras, achando que assim, você será merecedor de uma recompensa maior do que os outros salvos?

Precisamos entender que, não é o que ou quanto fazemos que conta mais, o que conta  é o que o Senhor Jesus fez por nós na cruz, Ele morreu por nós, para pagar o preço por todos os nossos pecados, Ele nos oferece o perdão dos nossos pecados, a Vida Eterna que é a Sua Gloriosa Presença, a salvação eterna e um propósito nesta vida!

O que uma pessoa poderia querer mais?

O que pode se comparar a ter a Presença de Deus e estar com Ele eternamente?

Por isso, talvez muitos precisam rever seus conceitos, nem todos ou poucos compreendem que não é o fazer que é o mais importante, mas sim o ser de Deus, reconhecer que nós não merecemos absolutamente nada, e ainda assim o Senhor faz questão de vir ao mundo, dar a Sua Vida por amor a nós e nos concede o privilégio de habitar em nosso ser!

No capítulo 19 do livro de Mateus,  após o jovem rico naquele momento, optar em não atender a orientação do Senhor Jesus, Pedro pergunta ao Senhor o que eles que deixaram tudo receberiam, talvez pensando em recompensas materiais ou em ter um galardão maior do que outros na eternidade, mas veja a resposa do Senhor Jesus, antes de iniciar a parábola dos trabalhadores da vinha:

Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e Te seguimos; que receberemos?
E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que Me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da Sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de Meu Nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a Vida Eterna.
Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros.

Mateus 19:27-30

O Senhor responde a Pedro deixando claro que no presente, ou seja, nesta vida, aquele que tiver deixado família, bens  por amor ao Seu Nome, receberá 100 vezes mais, porém, terá a Vida Eterna, e ainda receberá do Senhor autoridade para julgar!

E no livro do Apocalipse, sabemos que os salvos reinarão com o Senhor Jesus aqui na Terra por 1000 anos, e depois continuarão para sempre com o Senhor!

Se tem alguem que é perfeitamente Justo, meus amigos, é o Senhor Jesus, portanto, o servo verdadeiro não está preocupado em receber, mas sim em dar, pois conforme o Senhor nos ensinou, é melhor dar do que receber!

Muitos pensam que por fazerem muitas obras, terão um galardão maior do que outros no céu, mas somente Deus sabe de todas as coisas, não podemos nós mesmos achar que merecemos alguma coisa!

Jamais podemos nos esquecer que só existimos porque Deus quer, e jamais podemos esquecer que o perdão dos nossos pecados, a salvação eterna e a Vida Eterna, não nos são dadas por nossos méritos/obras, mas sim pela gloriosa Graça do Senhor, porque Ele pagou o preço, morrendo em nosso lugar, precisamos compreender essa verdade!

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Efésios 2:8-10

Veja, ser chamado para servir a Deus faz parte da vida daqueles que realmente tiveram um encontro real e verdadeiro com Deus, não tem como uma pessoa ser de Deus e não fazer a obra de Deus, é claro, cada um da forma que o Senhor lhe inspirar e mover, mas infelizmente é possível uma pessoa fazer a obra, mas não ser de Deus!

As obras são consequências na vida de uma pessoa que prioriza seu relacionamento com o Senhor Jesus, pois sem obras a fé está morta, a Palavra de Deus nos mostra essa verdade no livro de Tiago 2:17, porém, jamais podemos nos achar merecedores de alguma coisa, ou achar que merecemos mais do que os outros porque fomos chamados sendo jovens e outros são chamados no fim dos seus dias neste mundo, por exemplo, porque somos salvos pela graça, ou seja, pelos méritos do Senhor, pois não podemos nos salvar!

Jamais pense assim: Fulano vai ter uma mansão no céu, pois já serve ao Senhor há 70 anos, já aquele ali, que se converteu agora, vai ter uma casinha, porque não fez muito!

Deus é dono de todas as coisas, e assim como o senhor da vinha decidiu recompensar o servo que trabalhou menos da mesma forma em relação aos que trabalharam muito mais, pois o dinheiro era seu, então Deus é que recompensa do jeito que Ele quer, pela Sua Graça, ele abençoa e recompensa como Ele quer, e não nos deve satisfação, pois o Senhor é perfeitamente justo, portanto, o verdadeiro servo, não serve a Deus achando que merece, ele serve por amor ao Senhor!

Que Deus abençoe a todos, e que seus olhos sejam abertos a Única Verdade absoluta que é o Senhor Jesus Cristo!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ide e comprai sem dinheiro - Leia e compreenda a única maneira do ser humano ser completamente feliz!

Como vencer os insistentes maus pensamentos - Defenda-se dos dardos inflamados do maligno!

A cura para qualquer conflito ou trauma interior veja esse testemunho, Deus está contigo, só depende de você!